0.000
Nome Artístico
Albert Pavão
Nome verdadeiro
Carlos Alberto Pavão Neto
Data de nascimento
2/7/1942
Local de nascimento
Jaú, SP
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Escritor. Filho do maestro Theotônio Pavão e irmão da cantora Meire Pavão.

Dados artísticos

Iniciou a carreira artística no começo dos anos 1960. Em 1962, gravou, pela Mocambo, seu primeiro disco, um 78 rpm, com as músicas “Tu e eu”, versão de “You and I”, e “Move it”, ambas de Ian Samwell e que contou com acompanhamento do grupo The Hits. Este disco marcou o início da participação de conjuntos instrumentais de rock na gravação de discos, o que, até então, era feito  principalmente por orquestras e conjuntos regionais. Em 1963, gravou um compacto simples com as músicas “Vigésimo andar” (“Twenty flight rock”), de Eddie Cochran e Ned Fairchild, versão sua, com arranjos do maestro Rogério Duprat, obtendo bastante sucesso, e “Sobre um rio tão calmo (Up a lazy river)”, de Arondim e Carmichael, também com versão sua. Em 1964, contratado pela Chantecler, gravou os rocks “Biquininho”, de Carlos César e Laerte Antônio, e “Meu broto só pensa em estudar”, de sua autoria. Em 1965, ainda pela Chantecler, gravou mais dois compactos simples. No primeiro, interpretou os rocks “A garota do meu melhor amigo”, versão sua para “The girl of my best friend”, de Sam Bobrick e Beverly Ross, e “Mulher de cabeça dura”, versão sua para “Hard headed woman”, de Claude Demétrius. Já no segundo disco, interpretou “Tio Patinhas”, de sua autoria, com acompanhamento do grupo “Os Lunáticos”, e “Garota quadrada”, também de sua autoria, com acompanhamento do conjunto The Jet Blacks. Nesse período, além da gravação de discos, fez apresentações por todo o país divulgando o rock. Em 1975, lançou um compacto duplo com as músicas “A batalha de Waterloo”, de sua autoria, “Vigésimo andar (Twenty Flight Rock)”, de Eddie Cochran e Ned Fairchild; “Rapaz solteiro”, de Richard e Welch, e “Corina, Corina”, tema tradicional, as três últimas com versões suas, “O filhinho do papai”, dele e Theotônio Pavão, e “Peggy Sue”, de Holly, Petty e Allison. No final da década de 1980, lançou o livro “Rock brasileiro: 1955-65”, um apurado registro sobre os primórdios do rock no Brasil. Em 1987, sua gravação de “O biquinho” foi incluída na coletânea “O rock dos anos 1960”, da Phonodisc/Continental. Em 1998, teve sua obra musical reunida no CD “Antologia do rock e da jovem guarda”, organizada por ele e lançado pelo selo paulista Bruno Disco. Um dos pioneiros do rock brasileiro destacou-se também como pesquisador desse gênero musical, realizando diversas palestras pelo Brasil.

Discografias
1975 Discos Lotus Compacto Duplo A Batalha de Waterloo/Vigésimo Andar (Twenty Flight Rock)/Rapaz Solteiro/O Filhinho do Papai/Corina, Corina/Peggy Sue
1965 Chantecler Compacto simples A Garota do Meu Melhor Amigo (The Girl Of My Best Friend)/Mulher de Cabeça Dura (Hard Headed Woman)
1965 Chantecler Compacto simples Tio Patinhas/Garota Quadrada
1964 Chantecler Compacto simples Biquininho/Meu Broto Só Pensa Em Estudar
1963 Compacto simples Vigésimo Andar (Twenty Flight Rock)/Sobre Um Rio Tão Calmo (Up A Lazy River)
1962 Mocambo 78 Albert (com The Hits) - Tu e Eu (You And I)/Move It
Obras
A batalha de Waterloo
A garota do meu melhor amigo "The girl of my best friend"
Garota quadrada
Meu broto só pensa em estudar
Mulher de cabeça dura "Hard headed woman"
Rapaz solteiro - com Richard e Welch
Sobre um rio tão calmo Up a lazy river
Tu e eu You and I
Vigésimo andar "Twenty flight rock"