5.001
Nome Artístico
Alan Rocha
Nome verdadeiro
Alan Rocha Ferreira
Data de nascimento
26/8/1980
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Músico. Cantor. Cavaquinista. Compositor. Produtor Musical. Ator. Arranjador.
Integrou o Bloco Carnavalesco Véu na Terra.
Foi aluno de capoeira do Mestre Camisa.
Estudou música na Escola de Música do antigo CEI de Quintino, Escola Villa Lobos, Escola Portátil de Música e se formou no ano de 2002 em Licenciatura em Música na UFRJ.
Como ator participou da peça publicitária “Tutuquinho”, da Rede de Postos Ypiranga, em campanha publicitária nacional.
Professor de cavaquinho.
Shows
Fez parte do corpo docente de várias escolas do Rio de Janeiro, nas quais lecionou “Música”. Fez a coordenação do Núcleo da Escola Portátil de Música na Penha, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro.

Dados artísticos

Após integrar  vários grupos de choro e samba, fez parte da Orquestra Popular Céu na Terra como cantor, cavaquinista e diretor musical. Este grupo foi fronmado por alguns músicos do Bloco Céu na Terra.
No ano de 2004 participou como músico e assistente de direção musical da peça Bakulo – Os bem lembrados de Márcio Meirelles e Cia dos Comuns.
 No ano de 2006, como ator e músico, participou do musical “Besouro, Cordão de Ouro”, de Paulo César Pinheiro que viajou por mais anos mais de 20 cidades de todo o Brasil. Esta peça foi vencedora do prêmio Shell na categoria música. No ano seguinte, em 2007, o musical ganhou o prêmio “Shell”, na categoria “Melhor Música”.
Em 2008, como ator e músico, participou do musical “É samba na veia – Candeia”, de Eduardo Rieche, levado aos palcos de vários teatros do Rio de Janeiro, ganhador, neste mesmo ano, do “Prêmio Shell”, na categoria “Melhor Direção Musical”. Neste mesmo ano a Orquestra Popular Céu na Terra lança o CD Bonde Folia que conta com a Participação de Jards Macalé no frevo de sua autoria “Pula pula”. O CD contou com arranjos de Carlos Malta, Paulo Aragão, Pixinguinha, Itamar Assiére. Neste mesmo ano a Orquestra venceu o “Prêmio Tim” de música na categoria “Melhor Grupo – Canção Popular”.
No ano posterior, em 2009, o espetáculo “É samba na veia – Candeia” foi levado aos palcos de vários teatros cariocas. Neste mesmo ano estreou o filme “Nas Rodas do Choro”, documentário de Milena Sá, no qual participou como músico.
Em 2010 foi levado às telas o filme “É Candeia!”, de Márcia Waltz, no qual trabalhou como ator e músico. Como cantor e cavaquinista e ao lado dos músicos Julião Pinheiro (violão 7 cordas), Letícia Soares (voz), Márcia Guzzo (voz) e Sérgio Cebolla (percussão), apresentou o espetáculo “Capoeira Popular Brasileira”, no Espaço Cultural Sérgio Porto, no Rio de Janeiro. Participou e assinou a direção musical do CD “Capoeira Popular Brasileira”, do cantor e compositor Victor Lobisomem, disco com composições de Paulo César Pinheiro e de Mestre Camisa. Neste mesmo ano montou e apresentou o show solo “Luz que clareia no samba – Homenagem a Candeia”, no SESC Tijuca, acompanhado pelos músicos Anderson Vilmar, Victor Lobisomem e Marcus Tadeu (percussões), Diego Terra (sopros), Julião Pinheiro (violão 7 cordas), Letícia Soares e Bianca Leão (voz), e ainda recebeu como convidados Reizilan e Karla da Silva
Em 2011 participou do CD do compositor Paulo César Pinheiro “Capoeira de Besouro” (Prêmio da Música 2011) fazendo coro em todas as faixas.
Como instrumentista e cantor apresentou-se nas principais casas noturnas do Rio de Janeiro, entre as quais Fundição Progresso, Rival, Rio Scenarium, Centro Cultural Carioca, Sesi-Centro e Circo Voador, todos no Rio de Janeiro.
No ano de 2012, como ator e músico, participou da montagem do musical “Besouro – Cordão de Ouro”, de Paulo César Pinheiro, em temporada no teatro Glauce Rocha, no centro do Rio de Janeiro.
Como instrumentista e cantor apresentou-se nas principais casas noturnas do Rio de Janeiro, entre as quais Fundição Progresso, Rio Scenarium, Centro Cultural Carioca, Sesi Central e Circo Voador, todos no Rio de Janeiro.
Acompanhou, em shows ou gravações, diversos artistas, entre os quais Nelson Sargento, Wilson Moreira, Reizilan, Rose Maia, Moyses Marques e Edu Krieger.

Obras
Mar de lágrimas (c/ Maurício Tizumba)
Nas voltas que o mundo dá (c/ Victor Lobisomem)