
Instrumentista (violonista, contrabaixista e alaudista). Arranjador. Compositor. Cantor. Professor.
Filho do pianista Homero Magalhães. Irmão dos músicos Homero Magalhães Filho, Alexandre Caldi e Marcelo Caldi. Primo dos músicos Dadi e Mú Carvalho, do produtor musical Sérgio de Carvalho e da pesquisadora Heloisa Tapajós. Em 1967 e 1968, estudou no Curso de Musicalização, Teoria e Solfejo (RJ) e violão nos Seminários de Música Pró-Arte (RJ). Desde 1974, atua como professor particular de violão clássico e popular, teoria musical e harmonia. Em 1977, foi aluno do maestro John Neschling no Curso de Harmonia Tradicional e Funcional (RJ) e estudou contrabaixo com o professor Renato Sbragia na Escola de Música Villa-Lobos. Autodidata no alaúde, fez cursos de aperfeiçoamento, sob a orientação de Maurício Buráglia (Colômbia e França) e Eugéne Ferréz.
Iniciou sua carreira artística em 1973, como integrante do conjunto A Barca do Sol, atuando como contrabaixista, violonista, cantor e compositor. Com o grupo, apresentou-se em diversas cidades brasileiras e gravou os discos “Durante o verão” (1976), “Corra o risco”(1977) e “Pirata”(1979).
Escreveu trilhas sonoras para teatro, videoclipes e música incidental para televisão.
Atuou como instrumentista com vários artistas, como Milton Nascimento, Egberto Gismonti e Olívia Byington, entre outros.
Integrou o Coral da Pró-Arte, sob a regência de Jaques Morelenbaum, vencedor do V Concurso de Corais do Rio de Janeiro em 1976.
Na década de 1980, assinou a direção musical, escreveu os arranjos e atuou como instrumentista nos discos “Toda a cidade é um pássaro”(1981) e “Canto lunar” (1982), de Denise Emmer.
Em 1983, ingressou no Curso de Composição da Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, transferindo-se para o Curso de Educação Artística em 1986.
Participou, nos Seminários de Música Pró-Arte, dos seguintes cursos ministrados pelo professor Homero Magalhães: Curso de Alta Interpretação Musical (1983/1984/1985), Cursos Sonatas de Beethoven (1983/1984), Cursos Sonatas Românticas (1985) e Curso sobre os 48 Prelúdios e Fugas de J. S. Bach (1986). Nessa mesma instituição, lecionou violão clássico e popular, entre 1983 e 1987, tendo sido, ainda, aluno do Curso de Violão do professor Léo Soares, entre 1984 e 1985.
Como violonista, participou, em 1984, do XXXIV Curso Internacional de Férias de Teresópolis (RJ) e do II Festival de Música de Câmara de Blumenau, na Escola Superior de Música de Blumenau (SC).
Como alaudista, participou em 1986 da IV Oficina de Música de Curitiba, realizada no Solar do Barão (PR), e do IV Encontro de Música Antiga, realizado no SESC de Curitiba (PR). Participou ainda, em 1986, 1987 e 1988, do I, II e III Studio de Música Antiga da Universidade Santa Úrsula (RJ).
Em 1988, concluiu o curso de Educação Artística, com licenciatura plena e habilitação em música, na Universidade do Rio de Janeiro.
Atuou como monitor do Coral da Shell de 1988 a 1997.
Em 1990 e 1991, trabalhou como pesquisador musical no Arquivo de Som da TV Globo, em projeto de informatização.
Atuou como alaudista ao lado de diversos músicos especializados em música antiga como Helder Parente, Rosana Lanzelotte, Myrna Herzog, Nicolas de Souza Barros, Homero Magalhães Filho (Quadro Cervantes) e Nice Rissone (A Banda Antiqua), entre outros.
Participou dos conjuntos Pró-Arte Dança Antiqua, sob a direção de Tina Pereira, Música Antiga da Universidade Federal Fluminense e Música Antiga do Rio de Janeiro, sob a direção de Homero Magalhães Filho.
Escreveu, musicou e participou da direção musical, em co-autoria com Cássia Fourreaux e Neuza Caribé, da peça “A guerrinha de Tróia”, contemplada com o Prêmio Coca-Cola de melhor direção.
Em 1992, participou da gravação do disco “Cantiga do verso avesso”, de Denise Emmer.
No ano seguinte, lançou, como integrante do Conjunto de Música Antiga da UFF, o disco “Cantares de amor, suspiros e cuydados”.
Em 1995, lecionou violão e harmonia funcional em curso de extensão da Escola de Música do Espírito Santo (EMES), em Vitória, e participou do VI Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, realizado em Juiz de Fora (MG).
No ano seguinte, assinou a produção, a direção musical e os arranjos, e atuou como instrumentista no disco “Cinco movimentos”, de Denise Emmer, com poemas de Ivan Junqueira.
Dirigiu o Coral Uni-Granrio, como regente interino, na Universidade do Grande Rio, e elaborou o arranjo do Hino da Associação Brasileira de Odontologia (AORJ) para coral misto.
Nos anos de 1996, 1997 e 1998, participou do VI, VII e VIII Femúsica, em Campos, como professor de violão e alaúde, apresentando-se como solista e em duo com o maestro e flautista Homero Magalhães Filho.
Em 1997, lecionou a disciplina Linguagem Musical I, na Faculdade da Cidade (RJ). Desde esse ano, atua como coralista monitor dos baixos e como regente substituto do Coral da Ipiranga, que mantém em seu repertório alguns de seus arranjos para coro misto, elaborados para músicas como “Samba do avião”, de Tom Jobim, e “Oriente”, de Gilberto Gil, entre outras.
Em 1999, dirigiu o Coral Adult Center, da Cultura Inglesa do Centro (RJ).
Em 2000, concluiu o mestrado em Musicologia Histórica, na Universidade do Rio de Janeiro, apresentando a dissertação “O perfil de Baden Powell através de sua discografia”.
Em 2002, assinou arranjos e direção musical do CD “Acordes de paixão”, do violinista Marcel Baden Powell.
Em 2004, foi responsável por arranjos, violões , teclados e direção musical do CD “Mapa das horas”, de Denise Emmer. Nesse mesmo ano, publicou “Baden Powell – Livro de Partituras” (Editora Gryphus).
Lançou, em 2012, o CD “Sementes”, contendo as seguintes composições de sua autoria: “Entra na Jogada” (c/ Geraldo Carneiro), “Morena de Silício” (c/ Edu Krieger), “Aprendiz do eterno amor” (c/ Alexandre Caldi), “Lenda de Maria” (c/ Sergio Ricardo), “Tudo isso” (c/ Maritza Garcia e Luca Prazeres), “Itacoã” (c/ Cacala Carvalho), “Intriga no Paraíso” (c/ Elisa Queirós), “Rua das Estrelas” (c/ Marcelo Caldi), “Sonhar sementes”, “Mântrica”, “Beija-Flor lilás”, “Dança de areia”, “Todas as canções que fiz”, “Quando fico assim” e “Materna”.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.