0.000
Nome Artístico
Aires
Nome verdadeiro
Doraci Aires de Arruda
Data de nascimento
13/9/1932
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Instrumentista. Arranjador. Compositor.

Dados artísticos

Em 1952, começou a apresentar-se em diversas orquestras e conjuntos, entre os quais, a de Marinho e sua Orquestra e Calixto e seu Conjunto, executando violão, viola, guitarra e cavaquinho. Em 1961, gravou seu primeiro disco atuando como acompanhante. No mesmo ano, começou a freqüentar programas de rádio e televisão. No mesmo período, atuou na Grande Orquestra Tupi, de São Paulo.

A partir de 1962, passou a ser acompanhante do cantor Agostinho dos Santos em seus shows. Em 1963, fez apresentações com Roberto e seu conjunto na Argentina e no Uruguai. Em 1964, atuou na orquestra de Carlos Piper. A partir do mesmo ano, passou a apresentar-se com o comediante Chico Anísio, em parceria que duraria até 1967.

No mesmo período, acompanhou o cantor Geraldo Vandré. Ainda em 1966, participou do Trio Novo tocando viola no acompanhamento de Jair Rodrigues na música “Disparada”, no segundo Festival da Música Popular Brasileira na TV Record. Participou também do Quarteto Novo. Em 1972, deixou de atuar na Grande Orquestra Tupi. Em 1974, participou da série de LPs, “Música Popular do Centro-Oeste”, dirigida por Marcos Pereira.

Bibliografia Crítica

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.