3.605
Nome Artístico
Adriana Sanchez
Nome verdadeiro
Adriana Sanchez
Local de nascimento
Santo André, SP
Dados biográficos

Cantora, acordeonista, compositora e atriz.

Nasceu na cidade de Santo André, onde estudou piano erudito, além de balé clássico, chegando a se apresentar no Teatro Municipal de São Paulo.

Posteriormente, na adolescência, estudou piano popular.

Transferiu-se para a cidade de São Paulo, onde desenvolveu a carreira artística.

No ano de 2011 foi escolhida pela Hohner MusikInstrument, uma marca alemã de acordeons, para ser a única patrocinada no Brasil, representando mundialmente a marca ao lado de Stevie Wonder, John Lennon, Bob Dylan, Iron Maiden, entre outros nomes.

Em 2018 recebeu da ABIME (Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica e Digital) o “PRÊMIO ABIME TURISMO E CULTURA”,  concedido às personalidades ligadas à Cultura e ao Turismo de diversas áreas. 

Em 2019 participou como atriz, no papel principal de Irmã Dulce, no filme “Anjo Bom da Bahia – A Vida de Irmã Dulce” e do documentário sobre Inezita Barroso.

Dados artísticos

A convite de um amigo, ainda na adolescência, com 16 e 17 anos, passou a tocar piano e cantar em churrascarias da cidade de São Paulo.

Integrou, como pianista, a banda Orquídeas do Brasil, que acompanhava Itamar Assumpção, e pela qual lançou, no ano de 1994, a série “Bicho de Sete Cabeças”, que consistia em três LPs, também vertidos para dois CDs, com Itamar Assumpção acompanhado pela banda. Por esta época, também trabalhou como instrumentista nas bandas de artistas como Skowa e Roberta Miranda.

No ano de 1999, junto ao músico Bosco criou a banda Barra da Saia, para a qual convidaram outras multi-instumentistas como Adriana Farias (voz, violão e viola), Tati Pará (guitarra), Fernanda Garcia (violinista), Júlia Lage (contrabaixo). A própria Adriana Sanchez, fundadora da banda passou a atuar como cantora, tecladista e acordeonista na banda de sertanejo-raiz, country music brasileiro e roça’n’roll, como o define as componentes. Com a banda, que mais tarde teve na formação Carol Duarte (violino e bandolim), Dedé Soares (guitarra, viola, violão e voz) e Eliza Marin (voz e violão), lançou o “Barra de Saia” (CD/2004), “RoçaN Roll” (CD e DVD/2007); “Barra da Saia 10 anos” (CD e DVD/2009) e “Barra da Saia”, CD do ano de 2013, em memória de da apresentadora Hebe Camargo, madrinha da banda. Entre as gravações mais conhecidas da banda estão “Seu DJ”, “Para tudo” e “Galopeira”, além da regravação de “Fuscão preto”.

Com o CD “Roça’n Roll” foi indicada ao “Grammy Latino” na categoria de “Melhor Álbum de Música Regional em 2007”.

Apresentou-se em várias cidades da Argentina.

Acompanhou o cantor Leonardo, entre outros artistas nacionais.

Em 2019 montou o espetáculo solo “Salve Lua”, projeto musical em homenagem ao acordeonista e cantor Luiz Gonzaga.

Discografias
2013 CD Barra da Saia (c/ a banda Barra da Saia)
2009 CD Barra da Saia 10 anos - (c/ a banda Barra da Saia)
2009 DVD Barra da Saia 10 anos - (c/ a banda Barra da Saia)
2007 CD Roça'N Roll (c/ a banda Barra da Saia)
2007 DVD Roça'N Roll (c/ a banda Barra da Saia)
2004 CD Barra da Saia (c/ a banda Barra da Saia)