5.001
Nome Artístico
Adriana Moreira
Nome verdadeiro
Adriana Moreira
Data de nascimento
12/11/1973
Local de nascimento
Curitiba, PR
Dados biográficos

Cantora. Compositora.

Estudou música e canto na Faculdade de Artes do Paraná, onde se formou em Educação Artística no ano de 1994.

No ano de 2002 transferiu-se para o Rio de Janeiro.

Dados artísticos

Começou a compor aos 13 anos de idade.

Na década de 1990 apresentou-se no Teatro Paiol, no Centro Cultural do Portão e no Teatro Universitário, além de participar de festivais em sua cidade natal.

Em 1999, lançou o primeiro CD intitulado “Adriana Moreira”, produzido por Vicente Ribeiro e com arranjos de João Egashira, no qual interpretou as composições autorais “Esse amor”; “Tão real”, “Pólen da flor”, “Fica por perto”, “Recados de agosto” e “Lembranças” e ainda, “Nenhuma história”, “Outras esferas” e “Deve ser de outro mundo”, as três em parceria com Paulo Vicente. Também foram incluídas as faixas “Eu não estou aqui” e “Poemas”, ambas em parceria com o irmão Vinícius Odilon Moreira, além de “Barcos de papel”, somente de Paulo Vicente. No disco, contou com os músicos João Egashira (violão e bandolim), Sergio Albach (clarinete), Vicente Ribeiro (piano), Gabriel Schwartz (flauta), Endrigo Bettega (bateria e percussão), Paulo Bettega, Ricardo Rosinha, Victor França, Glauco Solter (baixo) e Romildo Weingartner. No ano seguinte, em 2000, fez show de lançamento do disco no Teatro Paiol, em Curitiba, no Paraná, acompanhada por banda integrada por Luiz Otávio (guitarra), Joaquim Rabello (cello), João Egashira (violão e bandolim), Sergio Albach (clarinete), Paulo Betteg e Endrigo Bettega (bateria e percussão).

Em 2002 fez show no Fnac, do Barra Shopping, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde voltaria no ano de 2013 para uma nova apresentação.

No ano de 2016 lançou o disco “Ode ao acaso”, com as faixas “Nem espere muita coisa de mim”, “Sem dó, sem nó”, “Nuvem na janela” (c/ Mario Coutinho), “Eu não sei”, “Como se fosse hoje”, “Mesmo que você não queira enxergar”, “Numa noite dessas”, “Sem você”, “Outro carnaval” e “Acenda a luz”. No CD, com produção de Ronaldo Lima Valentim, contou com acompanhamento de Adriano Trindade (bateria), Sidão Santos (baixo), Rodrigo Tavares (teclados) e Fernando Vidal (guitarras), fazendo show de lançamento no Solar de Botafogo, no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Discografias
2016 Independente CD Ode ao acaso
1999 Independente CD Adriana Moreira
Obras
Acenda a luz
Como se fosse hoje
Deve ser de outro mundo (c/ Paulo Vicente)
Esse amor
Eu não estou aqui (c/ Vinícius Odilon Moreira)
Eu não sei
Fica por perto
Lembranças
Mesmo que você não queira enxergar
Nem espere muita coisa de mim
Nenhuma história (c/ Paulo Vicente)
Numa noite dessas
Nuvem na janela (c/ Mario Coutinho)
Outras esferas (c/ Paulo Vicente)
Outro carnaval
Poemas (c/ Vinícius Odilon Moreira)
Pólen da flor
Recados de agosto
Sem dó, sem nó
Sem você
Tão real
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.