0.000
Nome Artístico
Adauto Santos
Nome verdadeiro
Adauto Antonio dos Santos
Data de nascimento
22/4/1940
Local de nascimento
Bernardino de Campos, SP
Data de morte
22/2/1999
Local de morte
São Paulo, SP
Dados biográficos

Cantor. Compositor.Violonista. Violeiro.

Nascido em São Paulo, foi criado em Londrina.

Dados artísticos

Teve suas primeiras composições gravadas em 1963 pelo grupo Os Amantes do Luar, que interpretou o bolero “Não me esquecerei de ti” e o rasqueado “Deita em meus braços”. Em seu trabalho, procurou fazer uma ponte entre o gênero MPB e a música rural. Foi responsável nos anos 1960 por levar a viola para os bares paulistas.

Durante muitos anos apresentou-se no Jogral, famoso bar paulistano onde tocava viola. Em suas apresentações, mostrava um repertório eclético, misturando obras de compositores como João Pacífico, Milton Nascimento, Mário Lago e Rolando Boldrin, além de suas próprias composições.Entre seus parceiros esteve o lendário João Pacífico, com o qual compôs, entre outras, “Vontade de voltar” e “Homenagem da montanha”.

Em 1980, participou da trilha sonora do filme “Cabocla Tereza”. Em 1992, compôs e interpretou “Juca” também com João Pacífico. Seu maior sucesso foi a toada “Triste berrante”, também gravada pela dupla Pena Branca e Xavantinho.

Em 1997, lançou o CD “Tocador de vida e viola”, indicado para o Prêmio Sharp de música regional daquele ano. Neste trabalho destacam-se as composições “Triste berrante”, “Vide vida marvada” e “Chuá chuá”. Em 2002 teve a composição “Triste berrante” gravada pelas Irmãs Galvão em CD lançado pela Chantecler. Em 2008, sua composição “Caipira de fato” foi gravada pela cantora Maria Bethânea em duo com a cantora cubana Omara Pontuondo, integrando o repertório do CD/DVD “Omara Pontuondo e Maria Bethânea”, lançado pela gravadora Biscoito Fino, em edição especial, como registro da temporada realizada pelas duas divas em São Paulo e no Canecão Petrobrás (RJ), em março do mesmo ano e que reuniu composições consideradas importantes no universo musical dois dois países.

Discografias
1997 CPC/UMES CD Tocador de vida e viola
1978 Arlequim LP Triste berrante
Obras
Deita em meus braços
Homenagem da montanha (c/ João Pacífico)
Juca (c/ João Pacífico)
Não me esquecerei de ti
Triste berrante
Vontade de voltar (c/ João Pacífico)
Bibliografia Crítica

NEPOMUCENO, Rosa. Música Caipira – Da roça ao rodeio. São Paulo: Editora 34, 1999.