Cantor. Compositor. Produtor.
Chegou ainda criança ao Brasil.
Lançou o primeiro LP em 1968 pela Odeon. No mesmo ano concorreu e venceu no Chile o I Festival Latino-Americano da Canção Universitária defendendo a música “Minha rua”, de sua autoria. Em 1969 venceu o II Festival Universitário da Música Popular Brasileira, da TV Tupi com a música “Pena verde”. Em 1970 participou do Festival Internacional da Canção da TV Globo. No mesmo ano lançou seu segundo LP, que teve por título “Pena verde”, da música de maior sucesso de sua carreira. Fez apresentações na TV e shows no México, onde ainda gravou um compacto. Em 1971 e 1972 participou do Festival Internacional da canção. No mesmo período, lançou com sucesso o LP “Tudo azul na América do Sul”, parceria com Antônio Carlos Carvalho.
Em 1973 organizou o grupo Terra Livre. Em 1977 começou a trabalhar na Rádio Bandeirante de São Paulo. No ano seguinte lançou pela Som Livre o LP “Becos e saídas”, com destaque para “Domingo”, “Menina da Bahia” e “Peão e viola”, todas de sua autoria e “Pobre del cantor”, de Pablo Milanés.
Em 1980 compôs a trilha sonora para o filme “Pixote”, de Hector Babenco. Dois anos depois lançou o LP “Curso das águas”, primeiro pela RCA. Em 1984 passou a apresentar o programa “América do Sol”, na Rádio USP na capital paulista. Como produtor foi responsável pelo lançamento da coleção “América do Sol”, pelos selos Band e Copacabana. A partir de 1997, passou a dedicar-se a fazer jingles publicitários, trilhas sonoras e a promover eventos artísticos. Preparava-se para retomar a carreira artística quando morreu de infarte ao passarférias na Bahia.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.
COSTA, Cecília. Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2018.