Compositor. Sanfoneiro. Produtor.
Foi casado com a cantora Marinês.
Em 1957, participou do filme “Rico ri à toa”, dirigido por Roberto Faria, acompanhando Marinês com sua sanfona de oito baixos, na música “Peba na pimenta”, de João do Vale, José Batista e Adelino Rivera. O filme foi estrelado por Zé Trindade e teve participações de atores como Silvinha Chiozo, Violeta Ferraz, Oswaldo Louzada e Zezé Macedo.
Em 1960, gravou pela Columbia “Quadrilha no arraiá”, de sua autoria, e “Roedeira dor do amor”, de Ari Monteiro. No mesmo ano, Marinês e sua Gente gravaram, de sua autoria e Zaccarias, o xote “Nova geração”.
Em 1961, lançou de sua autoria “Pai Abdias no forró” e “Pulando o frevo”. Em 1962, gravou “Xique-xique”, de Reginaldo Alves, e “Catingueira”, de João Silva e Oliveira Bastos. Em 1963, passou a gravar na CBS, onde lançou “Forquedo de Viano” e “Bode chinê”, com arranjos de sua autoria. No mesmo ano gravou “Fogosa” e “Besouro mangangá”, composições de Rosil Cavalcânti, e “Zé Pereira” e “O abre-alas” de Chiquinha Gonzaga. Ainda em 1963, Marinês e sua Gente gravaram pela RCA Victor, de sua autoria e João do Vale, a moda de roda “Balancero da Usina”. Entre seus LPs constam “Seus sambas de sucessos”, “Revivendo sucessos” e “Vou nessa leva”, todos lançados pela gravadora Entre.
Como produtor, produziu o Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro e lançou Marinês. Em 1982, o cantor e compositor paraibano Vital Farias compôs, com Livardo Alves, “Forrófunfá (Abdias dos Oito Baixos)”, em sua homenagem, contando com sua participação na gravação, tocando fole de oito baixos.
Produziu discos de forró para a gravadora CBS, incluindo entre outros, o Coronel Ludugero. Em 1995, teve uma coletânea lançada pela Sony. Em 1998, a Polydisc lançou o CD “20 super sucessos”, com o melhor de sua produção.
Em 2016, apresentaram-se como uma das principais atrações do maior palco da festa de São João de Campina Grande, na Paraíba. “O maior São João do mundo”, como é conhecida a festa, recebeu, nesta edição, uma média de 100 mil pessoas por dia.
MUGNAINI Jr. Ayrton. Enciclopédia das músicas sertanejas. São Paulo: Letras e Letras, 2001.