0.000
Nome Artístico
A. F. da Conceição
Nome verdadeiro
Antônio Ferreira da Conceição
Data de nascimento
Circa 1900
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Instrumentista. Compositor. Executante de guitarra portuguesa. Segundo o pesquisador cearense Nirez, “Nas biografias de Luiz Gonzaga ele sempre fala que quando chegou no Rio de Janeiro foi abrigado pelo Conceição, que era, exatamente o instrumentista e compositor A. F Conceição.

Dados artísticos

Foi contratado em 1929 pela Parlophon gravando com o intrumentista Henrique Xavier Pinheiro a valsa “Saudades de Portugal” e o fado “Fado da Conceição”, ambos de sua autoria em disco no qual tocou guitarra portuguesa e Xavier Pinheiro, violão. Especializando-se sempre em música portuguesa ou ao menos de temática lusa, no ano seguinte, gravou com Xavier Pinheiro a marcha “Vasco da Gama” e a valsa “Elza”, de sua autoria e Xavier Pinheiro. No mesmo ano, gravou em solo de guitarra, de sua autoria, a valsa “Beba”, o fado “Terra de Portugal”, o fox-trot “Miss Portugal”, e o jota “Saudades de Sevilha”, além da valsa “Nair”, de Xavier Pinheiro.
Em 1931, gravou em solo de guitarra o tango “Regina”, de sua autoria e Xavier Pinheiro. No mesmo ano, gravou com vocal de Benício Barbosa o fado “Canção transmontana”, e com Xavier Pinheiro em dueto instrumental, a valsa “Recordações de Helena”, ambas de sua autoria. Já considerado como um dos maiores executantes de música portuguesa no Brasil, atuou na gravadora Odeon como acompanhante de gravações tocando guitarra portuguesa em registros de fados dos cantores Joaquim Pimentel e Manoel Monteiro. Em 1938, acompanhou na Victor, tocando guitarra, o cantor José Lemos na gravação do corridinho “Corridinho do sul”, da marcha “Amor de perdição”, do “Vira da saudade”, e o fado-marcha “Duas pátrias”. Em 1951, o samba  “Não importa”, com Marilda de Oliveira, foi gravado no selo Carnaval pelo cantor baiano Vitor Bacelar.
Em 1956, sua valsa “Elza”, com Xavier Pinheiro foi regravada por Jacob do Bandolim no LP “Valsas evocativas” lançado pela RCA Victor. Em 1968, sua clássica valsa “Elza”, com H. X. Pinheiro, foi gravada por Carim Mussi no LP “No Tempo da seresta”, da gravadora Caravelle.

Discografias
1931 Parlophon 78 Canção transmontana/Recordações de Helena
1931 Parlophon 78 Regina
1930 Parlophon 78 Beba/Terra de Portugal
1930 Parlophon 78 Miss Portugal/Saudades de Sevilha
1930 Parlophon 78 Nair
1930 Parlophon 78 Vasco da Gama/Elza
1929 Parlophon 78 Saudades de Portugal/Fado da Conceição
Obras
Beba
Canção transmontana
Elza (c/ Xavier Pinheiro)
Fado da Conceição
Miss Portugal
Recordações de Helena
Saudades de Portugal
Saudades de Sevilha
Terra de Portugal
Vasco da Gama (c/ Xavier Pinheiro)
Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.