Cantor. Compositor.
Formou-se em Metalurgia e em Administração de Empresas pela Universidade Candido Mendes e obteve MBA em Marketing pela ESPM.
Iniciou sua carreira artística cantando MPB nas casas noturnas de Vitória, no Espírito Santo.
Nos anos de 1990 mudou-se para Niterói, no Rio de Janeiro, onde conheceu os integrantes do Grupo Unha de gato, do qual passou a fazer parte após a saída do cantor e compositor Alfredo Del-Penho. Compôs em parceria com os outros integrantes do grupo, com o qual se apresentou em vários casas do Rio de Janeiro, ao lado de artistas como Paulinho da Viola, Wilson Moreira, Dorina, Ivor Lancelloti, Délcio Carvalho, Wanderley Monteiro, Monarco, dentre outros.
Participou de programas da Rádio Nacional, Radio MEC e Roquette Pinto.
Em 2008 excursionou pela Europa com o grupo Unha de Gato, onde foi lançado o CD “Festa pro Povo”, no qual foram incluídas seis composições de sua autoria dentre as 13 faixas do disco.
Em 2009 participou do CD Luz do Criador de Claudinho Guimarães.
Realizou parcerias com Ivor Lancelloti, Marco Pinheiro, Zorba Devagar, Fernando Brandão, Márcio Proença, Daniel Scisinio, Nanda Garcia, Adryana BB, Simone Lial, entre outros. Dentre as quais, a valsa “A bailarina e o poeta” (Chico Alves, Daniel Scisinio e Leonardo Lourenço) foi vencedora do festival de música da ABATERJ.
Foi gravado por artistas como Leila Pinheiro, Guinga, Elisa Lacerda, Quarteto em Cy, Verônica Ferriani, Simone Lial, Daniel Scisinio, Ana Paula da Silva, Grupo Unha de Gato, Thais Motta, Alice Passos, Wagner Nascimento.
Em 2015 lançou, em parceria com o amigo músico Marco Pinheiro, o CD “Amigos e parceiros”, de músicas autorais compostas pela dupla, com as participações de Áurea Martins, Flávia Bittencourt e Thaís Motta.
Em 2017 lançou o CD de músicas autorais “Pra Yayá rodar a saia”, com as participações de Moyseis Marques em “Sina insana, saga cega” (Moyseis Marques e Chico Alves) e Andrea Dutra em “Joia Rara” (c/ Fernando Brandão e Chico Alves). O show de lançamento do disco foi realizado no Teatro Municipal de Niterói, em Niterói (RJ). A música “Caninana”, de sua autoria com Marco Pinheiro, foi gravada pelo grupo Renascença no DVD “Renascença ao vivo no Mercado Público de Pelotas” (2017) e por Toninho Geraes no CD “Estação Madureira” (2017), que também incluiu a faixa “Nelson Sargento” homenagem ao sambista mangueirense composta em parceria pelos dois.
Foi um dos compositores do samba enredo “Gigante pela própria natureza: Jaçanã e um índio chamado Brasil”, da escola de samba Vila Isabel, no ano de 2020.
Em 2020 lançou o CD autoral “Paranauê”, com 13 faixas e participações especiais de Toninho Geraes em “Paranauê do coração”, Beatriz Rabello em “Dor de amor”, Moacyr Luz em “Pindorama”, Zé Renato em “Vento forte”, Alice Passos e Pedro Messina em “Baião do Zé Limeira”, Moyseis Marques em “Feudos cariocas”, e Marcelle Motta em “Nhá Padilha”.
Em 2022 lançou, em parceria com o cantor e compositor Toninho Geraes, o CD “Aluayê, os novos afro-sambas”, inspirado no disco “Os afro-sambas”, lançado em 1966 por Baden-Powell e Vinicius de Moares. Com dez faixas autorais, o disco contou também com a adesão do Trio Janaju, formado pelo maestro Jaime Alem e pelas cantoras Nair Cândia e Jurema de Cândia.
(c/ Toninho Geraes)
(com o grupo Unha de Gato)
(com Marco Pinheiro)