0.000
©
Nome Artístico
Guido de Castro
Nome verdadeiro
José Guido de Castro Pachêco
Data de nascimento
10/7/1955
Local de nascimento
Viçosa do Ceará, CE
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Violonista.

Em 1967, em sua cidade natal, iniciou os estudos de violão.

Aos 14 anos, em 1969, passou a compor.

A partir do ano de 1972 a família transferiu-se para o Rio de Janeiro.

Estudou teoria musical, técnica instrumental e composição com vários professores, inclusive, na Escola Villa-Lobos, no Centro do Rio de Janeiro.

Dados artísticos

A partir do ano de 2001 foi premiado em festivais de música nas cidades fluminenses de Resende, Volta Redonda, Piraí e Quatis.

No ano de 2004 lançou o CD “O Brilho das Estrelas”, em parceria com a cantora Claudia Martins.

Em 2008 participou com oito faixas do disco “Quatis, Bela e Hospitaleira”, ao lado de outros compositores e intérpretes da cidade homenageada. No ano seguinte, em 2009, lançou o trabalho “A Gente Vai Sambando”, com 14 faixas autorais.

Em 2011 gravou o CD “Curvas”, no qual interpretou 15 composições de sua autoria. Dois anos depois, em 2013, lançou o CD “Canto Livre”, com composições próprias.

No ano de 2018 lançou três discos: “Umas e Outras”; “Focos” e “Atrevidamente”, com todas as composições de sua autoria, com ou sem parceiros.

No ano de 2021 lançou o CD-duplo Saideira”, sendo um deles com as melodias letradas por Neuza Pachêco, Antônio Seabra, Alfredo de Oliveira, Sara Bentes e Laís Amaral Jr, com o qual fez as parcerias “Cariocando”, “Chega mais, saudade!” e “Nau”, todas na voz de Claudia Martins; “À primeira vista” e “A pura verdade”, ambas na interpretação de Beto Oliveira; “Lá e cá”, na voz de Danny Barros; “A última marcha-rancho”, cantada pela dupla Wilsinho Ramalho e Jéricka Shumacker; “O encantador de esquinas”, com Wilsinho Ramalho, além da faixa-título, “Saideira”, interpretada por Beto Oliveira. Outros parceiros no disco letrado foram os poetas Antônio Seabra na faixa “O músico”, na interpretação de Jéricka Schumaker; Alfredo de Oliveira na composição “Novo jeito de ser”, cantada por Danny Barros; a poeta Neuza Pachêco em “Enfloraste”, com a cantora Jéricka Schumaker, e ainda, Sara Bentes em “Menino pequeno”, faixa interpretada pela própria parceira. No CD também cantou as composições, somente de sua autoria “Mito da caverna”, “Passageiro”; “Leme”, “Herança maior”, “Minha história” e “Pecado Capital”, interpretada em dupla com Sérgio Bentes, e ainda, “Vírus do amor”, cantada em dupla com Jéricka Schumacker, além de ter de sua autoria, música e letra, “Exílio”, na voz de Wilsinho Ramalho; “Gotas” e “Perdão, sabiá!”, cantadas por Jéricka Schumacker; as faixas “Sapato apertado” e “Um cantinho no seu coração” com a dupla de intérpretes Jéricka Schumacker e Marco Esch. O segundo CD do trabalho, foi o instrumental no qual foram registradas as suas composições “Passageiro”, “Bebida amarga”, “Gotas”, “Chega mais, saudade”, “O músico”, “Manchete de jornal”, “No cantinho do seu coração”, “Menino pequeno”, “A última marcha-rancho”, “Mito da caverna”, “Cariocando”, “Novo jeito de ser”, “A outra”, “Saideira”, “Mansamente”, “Acalanto”, “Nau”, “Companheira Sá”, “A pura verdade”, “Alucinando”, “Exílio”, “Douçura”, “Amigo violão”, “Minha história” e “Vírus do amor”, todas em formato instrumental.  Os dois CDs contaram com arranjos de Emanuel Domingues (teclados e samples) e arranjos de base de Guido de Castro; vocais de Glayce Lopes, Jéricka Schumacker e Régis Terráqueo, além dos músicos Ciron Silva (violão e cavaquinho), Juliano Miguel (violão), Wallace Lopes (violão, bandolim e cavaquinho); Laeliton Fonseca (percussão), Tiago Santiago (percussão), Charles Reis (gaita, flauta e saxofone), Julio Hnerique (flauta e saxofone), Bezaleel Ferreira (clarineta) e Renan Crepaldi (trombone de vara).

Discografias
2021 Independente CD Saideira
2018 IndependentE CD Atrevidamente
2018 Independente CD Focos
2018 Independente CD Umas e Outras
2013 IndependentE CD Canto Livre
2011 Independente CD Curvas
2009 Independente CD A Gente Vai Sambando
2008 Independente CD Quatis, Bela e Hospitaleira

(participação)

2004 Independente CD O Brilho da Estrela

(c/ Cláudia Martins)

Obras
A outra
A pura verdade - (c/ Laís Amaral Jr.)
A última marcha-rancho - (c/ Laís Amaral Jr.)
Acalanto
Alucinando
Amigo violão
Bebida amarga
Cariocando - (c/ Laís Amaral Jr.)
Chega mais, saudade! - (c/ Laís Amaral Jr.)
Companheira Sá
Douçura
Enfloraste - (c/ Neuza Pachêco)
Exílio
Gotas
Herança maior
Leme
Lá e cá - (c/ Laís Amaral Jr.)
Manchete de jornal
Mansamente
Menino pequeno - (c/ Sara Bentes)
Minha história
Mito da caverna
Nau - (c/ Laís Amaral Jr.)
Novo jeito de ser - (c/ Alfredo de Oliveira)
O encantador de esquinas - (c/ Laís Amaral Jr.)
O músico - (c/ Antônio Seabra)
Passageiro
Pecado Capital
Perdão, sabiá!
Saideira - (c/ Laís Amaral Jr.)
Sapato apertado
Um cantinho no seu coração
Vírus do amor
À primeira vista - (c/ Laís Amaral Jr.)
Bibliografia Crítica

AMARAL Jr., Laís. Fala, botequim!. Juiz de Fora, MG: Editora Garcia, 2020.