Compositor, cantor, músico, produtor.
Filho do músico Vitor Ramil e sobrinho da dupla Kleiton e Kledir
Estudou artes cênica no Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS (DAD)
Fez Formação de Atores e Estilos Cênicos no TEPA.
Entre 2005 e 2011 trabalhou como ator e diretor em espetáculos, filmes e séries. Dirigiu “Peru, NY” e “Órfão – O Tempo Sem Ponteiros”.
Em 2014 lançou o primeiro álbum “Ian”, com o qual recebeu o Prêmio da Associação paulista de Críticos de Arte (APCA) como artista revelação.
Em 2015 lançou o álbum “Derivacivilização”, que ganhou, em 2016, o Grammy Latino de Melhor Disco de Rock em Língua Portuguesa.
Em 2018, participou do encontro familiar musical da família Ramil: o “Casa Ramil”, idealizado pela produtora Branca Ramil, irmã de Kleiton, Kledir e Vitor. Afamília de músicos Ramil se reuniu para cinco shows no Theatro São Pedro, em Porto Alegre(RS). Em 2019 repetiram o encontro em mais quatro shows.
Se apresentou, com a Casa Ramil, na virada do ano de 2019 para 2020 na festa de ano novo na beira do Rio Guaíba (Porto Alegre – RS).
Em 2023, no mês de junho, lançou o álbum “Tetein”, inspirado no nascimento da filha seis anos anos antes. O álbum estava programado para ser lançado em 2020 após ser gravado entre novembro de 2018 e janeiro de 2020, mas foi adiado por conta da pandemia do coronavírus. O álbum teve, além das parcerias “O mundo é meu país”( Luiz Gabriel Lopes), “Lego efeito manada” e “Homem-bomba” (ambas com Poty)e“Macho-rey” (com Juliana Cortez). O álbum também teve incluída uma regravação da canção “Chapeuzinho Vermelho”(Braguinha). registradas também as músicas “O bichinho”, “Cantiga de Nina”, “Cantiga de Nina II” e “Teletranporte”.
Ainda em 2023, no mês de agosto de 2023 participou do show de lançamento do álbum “Casa Ramil ao vivo”, colocado no mercado pela Biscoito Fino. A apresentação aconteceu no Theatro São Pedro, em Porto Alegre(RS). Por conta da diversidade dos músicos da familia, são tocados instrumentos desde os mais tradicionais a outros nem tanto, como violão, violino, harmônio, saz (instrumento de cordas de origem turca) e o exclusivo sopapo: percussão criada pelo luthier pelotense Giga Giba. Além dos instrumentos usados, os arranjos vocais de Kleiton foram adotados como marca musical do grupo.
Single
Single
Single