0.000
©
Nome Artístico
Mozart Mello
Nome verdadeiro
Mozart Martins de Mello Filho
Data de nascimento
20/07/1953
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Guitarrista, compositor, professor.

Se interessou por música ainda na infância ao acompanhar a irmã aprendendo violão com o professor Paulinho Nogueira.

Chegou a cursar parte da faculdade de engenharia e, durante algum tempo, ter um emprego em paralelo à carreira de músico na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Governo do Estado de São Paulo, (CETESB).

No decorrer da vida musical chegou a estudar violão erudito para aprender teoria, leitura e técnica. Teve aulas com Edmar Fenício, Wilson Mareschi Aggio, Paulo Bellinati e Paul Roiter. Estes estudos o ajudaram na formação como professor, compositor e arranjador.

Dados artísticos

Em 1965, influenciado pelos Beatles, conseguiu a primeira guitarra de marca nacional e começou a tirar as músicas de ouvido.

Em 1967 participou da banda Os Selvagens, que também tinha entre os componentes Pepeu Gomes, ainda tocando baixo, e Luciano Gomes na guitarra. A banda chegou a tocar em programas de TV.

Em 1973 formou, com Roberto Lazzarini (teclados), João Carlos Kurk (voz, flauta e percussão), João Ascenção (baixo) e Joaquim Correia (bateria e percussão) uma das bandas brasileiras pioneiras do rock progressivo: Terreno Baldio.

Em 1974, a banda se apresentou no “Festival do Cometa”, no Parque Ibirapuera.

Em 1975 gravou, com o Terreno Baldio, o LP homônimo.

Em 1977 lançou, com o Terreno Baldio,  “Além das Lendas Brasileiras”, com Rodolfo Braga no baixo. No mesmo ano começou a carreira como professor de guitarra e música em geral.

Em 1978 teve breve passagem pela banda Joelho de Porco.

Em 1979 a banda Terreno Baldio se dissolveu.

No final da década integrou o grupo D’alma com Ulisses Rocha e André Gereissati, com quem gravou os álbuns “A quem interessar possa”(1979), “D’alma” (1981)  e “Grupo D’Alma”(1983).

No decorrer dos anos 1980 participou dos Free Jazz Festival de 85 e 86, do Festival de Inverno de Campos do Jordão também em 85 e 86 e dos Festivais de Jazz de Montreal, Quebec e Otawa, todos em 86, entre diversos outros shows e festivais.

A partir de 1988 iniciou a carreira solo como músico. No mesmo ano, assumiu a direção do Instituto de Guitarra e Tecnologia, depois Escola de Música e Tecnologia(EMT), na qual permaneceu por 20 anos. No decorrer da carreira, foi atuante no ensino de música e nas revistas especializadas em guitarra com cursos, videoaulas, livros e colunas em revistas como Guitar Player e Cover Guitarra.

Em 1993 se reagrupou com a banda Terreno Baldio com  Kurk, Lazzarini, o baixista Renato Muniz, o baterista Ricardo Brasa, depois substituído por Edson Ghilardi, e o violinista Cassio Poleto. Com essa formação, o grupo gravou um álbum.

Em 2008, a banda Terreno Baldio participou da Virada Cultural na cidade de São Paulo se apresentando na Praça da República.

No decorrer da carreira como professor e músico ministrou cursos na Faculdade Carlos Gomes, nos Conservatórios Souza Lima, Frutuoso Viana e D. Pedro I, além de ter dado aulas para Kiko Loureiro (Angra), Juninho Afram (Oficina G3) e Edu Ardanuy (Dr. Sin) entre outros. Tocou e trabalhou com Christian e Ralf, Fábio Júnior, Pete Dunaway, Eduardo e Silvinha Araujo, Secos e Molhados, João Ricardo (solo), Laura Finokiaro e André Christovan. Também trabalhou  representando marcas nacionais e internacionais de instrumentos e equipamentos musicais.