5.001
© Reprodução Facebook
Nome Artístico
Chal
Nome verdadeiro
Chal Gustavo Henrique Bernardes Balduino
Data de nascimento
07 /02/1980
Local de nascimento
Goiania, GO
Dados biográficos

Cantor, compositor

Aos sete anos começou a estudar inglês para entender as letras dos músicos que gostava e que cantavam em inglês. Teve aulas de piano e, aos onze anos, começou a ensaiar as primeiras composições.

A partir da adolescência, Chal cantou em bandas de rock de diferentes estilos do pop rock ao nu metal. Também cantou em bares até encontrar a identidade musical própria, com elementos da música sertaneja de raiz, do folk e do blues. Começou seu trabalho de composição, em inglês, de country rocks e baladas folk.

Aos 28 anos decidiu adotar o nome artístico de Chal.

 

Dados artísticos

Ídolos como Neil Young, Bob Dylan e Lynyrd Skynyrd, mais os artistas do countrty alternativo, de bandas como Wilco, foram a inspiração inicial nos primeiros EPs lançados: “Singing for the fools” (2009) e “Up-Country” (2010).

A partir de “Up-Country”, Chal firmou parceria com o estúdio criado por Tom Capone (1966 – 2004),Toca do Bandido, e com o selo Toca Discos. Na Toca do Bandido, teve acesso ao trabalho de músicos de apoio como o guitarrista Fernando Magalhães, (integrante do Barão Vermelho), o baixista Rodrigo Santos, o baterista Kadu Menezes (Kid Abelha) e o tecladista Sergio Villarim.

Em 2012 lançou um single com uma versão do clássico folk “Wayfaring stranger”.

Em 2014 lançou o primeiro álbum, “Aonde o tempo é solto” (2014), produzido por Felipe Rodarte e Fernando Magalhães. O repertório foi em português com a referência do “rock rural” de grupos dos anos 1970 como Sá, Rodrix & Guarabira, nomes como Renato Teixeira e Almir Sater e gêneros como a moda de viola.

Em 2016 lançou “Enlace”, coproduzido por Felipe Rodarte e Constança Scofield, desta vez escrevendo composições mais pessoais a partir de lembranças de infância.

Em 2018 lançou o álbum “O céu sobre a cabeça”, gravado pelos músicos de apoio com os quais já contava ao começar a parceria com a Toca do Bandido com a troca do baixista Rodrigo Santos por Bruno Migliari. A música “A Vida Continua” fez parte da trilha sonora da novela “O Outro Lado do Paraíso”, veiculada entre 2017 e 2018 na TV Globo. O álbum foi indicado ao Grammy Latino de 2019 na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.

Em 2019 lançou o produto audiovisual “Chal Ao Vivo na Toca do bandido”. O projeto teve a participação do cantor Sá (da dupla Sá & Guarabyra), com quem cantou “Estrela Natureza”, de autoria da dupla, e “Cio da Terra” (Milton Nascimento e Chico Buarque). A direção de vídeo foi de Bruno Levinson, a direção artística foi de Constança Scofield e a produção musical de Felipe Rodarte. O trabalho teve, no repertório, uma coletânea das músicas gravadas nos álbuns anteriores.

 

Discografias
2021 Toca Discos Sinto Muito

Single

2019 Toca Discos A Vida Continua

Single

2019 Toca Discos Chal (Ao Vivo da Toca do bandido)
2019 Show Livre Chal no Release Show Livre (ao vivo)

Ao vivo

2019 Toca Discos Estrela Natureza

Single com Luiz Carlos Sá

2019 Toca Discos Faraó Menino

single

2019 Toca Discos O Anjo

Single

2019 Toca Discos Sabiá

Single

2018 Toca Discos Estrela Natureza

Single

2018 Toca Discos O Céu Sobre a Cabeça
2017 Toca Discos A Vida Continua

single

2016 Toca Discos Enlace
2014 Toca Discos Aonde o Tempo É Solto
2012 Wayfaring Stranger
2010 Paraiso Up Country

EP

Clips
2019 Assistir Clip Chal Ao Vivo na Toca do Bandido álbum audiovisual