3.6042
©
Nome Artístico
Zé Ibarra
Nome verdadeiro
José Vitor Ibarra Ramos
Data de nascimento
20/12/1996
Local de nascimento
Rio de Janeiro
Dados biográficos

Compositor, arranjador, multi-instrumentista e cantor.

Filho de uma produtora de eventos e de um fotógrafo, ela chilena, ele brasileiro da Bahia,  Zé Ibarra cresceu em um ambiente musical. Aos dois anos, pedia para a avó para ouvir “a música do rio” no sítio da família. Aos quatro, pediu o álbum “Elis & Tom” de presente. Um pouco mais tarde, ganhou a coleção “Os maiores sucessos do mundo”, com CDs de coletâneas de Chic, Earth, Wind & Fire, Marvin Gaye, Michael Jackson e outros nomes da música afro-americana. Aos seis anos começou a estudar bateria, depois passou para o piano.

A partir do trabalho com a Banda Dônica – que se formou quando Ibarra conheceu Tom Veloso, filho de Caetano, na escola –  começou a se profissionalizar na música.

Dados artísticos

Começou a carreira como vocalista da Banda Dônica, composta por ele, Lucas Nunes, Tom Veloso, André Almeida e Rodrigo Parcias. O primeiro álbum da banda, “Continuidade dos Parques”, ganhou o prêmio da música brasileira de 2015 na categoria Artista Revelação.

Em 2019, Zé Ibarra participou da “Turnê Clube da Esquina”, com Milton Nascimento.

Se abrindo para colaborações diversas e para carreira solo, em 2020 lançou os singles “A Escola” – inédita de Adoniran Barbosa e “Vai atrás da vida que ela te espera”, de Guilherme Lamouonier.  Em novembro de 2020 Gal Costa lançou o single do dueto com o cantor na música “Meu bem, meu mal”. O single depois foi incluído no álbum “Nenhuma Dor” (Biscoito Fino, 2021), no qual Gal Costa fez duetos cantando sucessos da carreira.

Em 2021 lançou “Bédi Beat”, com Duda Beat; “Pescador”, com a banda Daparte; “Você Menina”, com Tom Karabachian; e “Leão”, com Maria Luiza Jobim e Leonardo Marques.

Ainda durante o período da pandemia de Covid-19, se juntou com Dora Morelenbaum, Julia Mestre e Lucas Nunes e formou a banda Bala Desejo, na qual Ibarra é compositor e produtor musical.

Em 2022, a Bala Desejo lançou o álbum “Sim, Sim, Sim” e se apresentou no Palco Sunset, no Rock in Rio, em setembro.

Em novembro de 2022 fez o show de abertura do encerramento da “Última Sessão de Música”, a turnê de despedida dos palcos de Milton Nascimento, da qual também participou como componente da banda do músico mineiro.

Ainda em novembro de 2022, a banda da qual faz parte, Bala Desejo foi indicada ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira” com o álbum “Sim, Sim, Sim”.

Em maio de 2023, no dia 25, lançou o álbum intitulado “Marquês 256” pela Coala Records, gravado no formato voz e violão. As oito músicas incluídas foram “Hello”(Sophia Chablau); San Vicente (Milton Nascimento e Fernando Brant); “Vou-me Embora”(Paulo Diniz e Roberto José); “Dó a Dó (Dora Morelenbaum e Tom Velos), “Olho D’água” (Paulo Jobim e Ronaldo Bastos), “Vai Atrás da Vida que Ela te Espera” (Guilherme Lamounier); “Como eu Queria Voltar” (Lucas Nunes, Tom Veloso e Zé Ibarra) e “Itamonte” (Zé Ibarra, 2018). O trabalho foi o primeiro álbum solo do cantor.

 

 

Discografias
2023 Coala Records - Marquês 256
2022 Coala Records Sim Sim Sim

Álbum com Bala Desejo

2021 Independente Bédi Beat

Single com Duda Beat

2021 Fleeting Midia Leão

Com Leonardo Marques e Maria Luiza Jobim

2021 Sony Music Pescador

Single com Daparte

2021 Independente Você Menina

Single com Tom Karabachian

2020 Corisco A Escola

Single

2020 342 Amazônia Cio da Terra (342 Amazônia ao vivo no Circo Voador)

Single com Dônica

2020 Biscoito Fino Meu Bem, Meu Mal

single com Gal Cosa

2020 Astronauta Discos Vai Atrás da Vida que Ela te Espera

Single

2019 MangoMusik Dônica no Estúdio Mangolab

Single com Dônica

2018 Uns Produções Itamonte

Single com Dônica

2015 2015 UNS E OUTROS PRODUÇÕES E FILMES EIRELI sob licença exclusiva de Sony Music Continuidade dos Parques

Álbum com Dônica