3.002
Nome Artístico
Paulo Calasans
Nome verdadeiro
Paulo Sérgio Vergínio Calasans
Data de nascimento
14/01/1958
Local de nascimento
Jundiaí (SP)
Dados biográficos

Paulo Calasans é de uma família de músicos. Cresceu com dois irmãos, também músicos, pai e mãe. Quando criança, em casa, na cidade de Jundiaí (SP) tinha acesso a violão, violino, violoncelo, flauta e clarinete. O pai, seu Geraldo, tocava em diversos grupos e orquestras da cidade e o incentivou a tocar violino, instrumento que Paulo estudou no Conservatório de Tatuí  (SP). Porém, desde a adolescência já preferia o piano.

Dados artísticos

Começou a carreira profissional aos 15 anos, em 1973, tocando em uma banda de baile de Jundiaí chamada A Kripta.

Mudou-se para São Paulo aos 24 anos, quando tocou no grupo de Nico Assumpção. Isto gerou a Paulo Calasans trabalhos para a Warner como músico de estúdio, participando da gravação de diversos álbuns no início dos anos 1980.

De 1984 a 1988 integrou a banda da dupla Sá e Guarabyra, produzindo o disco da dupla “Cartas Canções e Palavras”.

Em 1988 passa a integrar a banda de Djavan, com quem tocou entre 1988 e 2001 e novamente desde 2010. No período com o cantor já produziu e arranjou diversos álbuns dele, como “Vesúvio”, “Vidas pra Contar” e “Rua dos Amores”.

Durante os anos 2000 trabalhou, tocando, arranjando e produzindo, Jorge Vercillo nos álbuns “Elo” e “Monalisa”.

Participou também de turnês de Gal Costa (Sorriso do Gato de Alice, em 1994); Gilberto Gil (Quanta Gente Veio Ver, em 1997); Cassia Eller (Acústico MTV, em 2001) e Jorge Vercillo (Trem da Minha Vida, em 2009), entre outros.

Como músico e arranjador, participou ainda em discos de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Jorge Bem Jor, Beto Guedes, Cassia Eller, Ivete Sangalo, Ana Carolina, Lulu Santos, Zelia Duncan, Vanessa da Mata, Randy Brecker, Roberto Carlos, Luiz Brasil, Rita Lee, Pamela Driggs, Paula Lima, Flavio Venturini, Alexandre Pires, Isabela Taviani, Vanessa Jackson, Romero Lubambo, Vicente Barreto, Luiza Possi e Leila Pinheiro.

Como produtor, trabalhou também com Banda Luni, Jorge Mautner, Raul Seixas e Marcelo Nova, Fat Family, Belô Veloso, Léo Maia, Nilson Chaves, Leila Pinheiro e Mauricio Mattar, entre outros.

Como diretor musical, atuou em shows de Luiza Possi, Leila Pinheiro, Zizi Possi, Paulo Miklos, Toni Garrido, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso e Daniela Mercury, no “Projeto Brasil Angola” com Jorge Vercillo, Martinho da Vila, Alcione, Beth Carvalho, Cidade Negra, Elba Ramalho, e os artistas angolanos Filipe Mukenga, Gingas, Paulo Flores, Banda Maravilha e Carlos Buriti. Também fez a direção musical dos Shows da Virada (Rede Globo) como diretor da banda em 2016, 2017, 2018 e 2019.

O trabalho mais autoral de Paulo Calasans foi uma parceria com o percussionista Marco Bosco, em 2016: o álbum virtual “Online

Discografias
2016 Online

Com Marco Bosco

Shows