5.001
Contas Sociais
©
Nome do Grupo
As Baías
Componentes

Assucena Asscuena

Raquel Virgínia

Rafael Acerbi

Dados Históricos e Artísticos

Grupo paulistano formado em 2011 pelas cantoras trans Assucena Assucena e Raquel Virgínia e pelos músicos Rafael Acerbi (guitarra e violão), Rob Ashtoffen (baixo), Carlos Eduardo Samuel (piano e teclado), Vitor Coimbra (bateria) e Danilo Moura (percussão). Teve seu nome originado no apelido “Bahias” dado às cantoras na faculdade de História da USP (Universidade Federal de São Paulo), que se uniram ao colega de faculdade e músico mineiro, Rafael Acerbi.

Em 2015 lançou seu primeiro EP “Mulher”.

Em 2016 fez o show de a abertura do festival “Salada de Frutas”, onde também se apresentaram os artistas Tássia Reis e Liniker e os Caramelows, no Circo Voador, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano realizou o show “Etc & Tal” no Tetaro Rival, no Rio de Janeiro, com a participação de Alice Caymmi.

Em 2017 lançou o CD “Bixa”, produzido por Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral. O disco de repertório inédito e autoral, incluiu músicas como “A isca” (Assucena Assucena), “Dama da night” (Assucena Assucena), “Drama” (Raquel Virgínia), “Mix” (Raquel Virgínia), “Pica pau” (Assucena Assucena), “Universo” (Raquel Virgínia), entre outras.

Em 2018 recebeu os prêmios de “Melhor Álbum” e “Melhor Grupo” na categoria “Canção Popular” com o CD “Bixa”, na 29ª edição do “Prêmio da Música Brasileira”. Gravou o clipe de cunho feminista “Escuta as minas”, ao lado das cantoras Elza Soares, Mart’nália e Karol Conka.

Em 2019 lançou, com o aval da gravadora Universal Music, o CD “Tarântula”, de repertório inédito e autoral, que incluiu o single “Das estrelas” (Assucena Assucena), e teve participação do rapper Projota em “Tóxico romance”. Participou do espetáculo “Sempre Angela”, em homenagem à cantora Angela Maria, realizado no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, com direção de Ricardo Cravo Albin e Ronaldo Rayol. Participou do show da cantora Elza Soares no palco Sunset do festival “Rock in Rio”, no Rio de Janeiro.

Em 2020 lançou o EP “Enquanto estamos distantes” – gravado durante o período de quarentena, devido à pandemia do vírus Covid-19 – com as faixas “Éramos chuva”,  “Forasteira”, “Mama”, “Eu sei que você gosta de brincar de amores” e “Nosso apartamento”. Nesse mesmo ano, o trio mudou o nome para As Baías. Em parceria com Rincon Sapiência  e com MC Rebecca, lançou os singles “Respire” e “Coragem”, respectivamente.

Em 2021 anunciou nas redes sociais o fim do grupo.

Discografias
2020 Universal Music CD Enquanto estamos distantes
2019 Universal Music CD Tarântula
2017 YB Music/ Pommelo CD Bixa
2016 Showlivre CD As Bahias e a Cozinha Mineira
2015 Independente CD Mulher