0.000
Nome Artístico
Robledo
Nome verdadeiro
Antonio Rogelio Robledo
Data de nascimento
13/6/1916
Local de nascimento
Córdoba, Argentina
Data de morte
2/8/1975
Local de morte
São Paulo, SP
Dados biográficos

Instrumentista. Pianista. Líder de conjunto. Nascido na cidade de Córdoba mudou-se para Buenos Aires em 1937. Imigrou para o Brasil em 1944. Foi amigo e parceiro do sambista Caco velho.

Instrumentista. Pianista. Líder de conjunto. Nascido na cidade de Córdoba mudou-se para Buenos Aires em 1937. Imigrou para o Brasil em 1944. Foi amigo e parceiro do sambista Caco velho.

Dados artísticos

Iniciou a carreira artística em Buenos Aires em 1937 atuando no trio Barry Moral. Ainda em Buenos Aires integrou o quinteto de Oscar Alemán, com o qual chegou a gravar um LP. Em 1944, foi para o Brasil para atuar na Orquestra de Jorge Fazzoli, no Balneário Hotel de Santos.

. Contratado pela gravadora Columbia lançou seu primeiro disco em 1954 interpretando o samba “Sistema Nervoso”, de Wilson Batista, Roberto Roberti e Arlindo Marques Júnior, e o samba canção “Risque”, de Ary Barroso. No mesmo ano, gravou a canção “Pour Elise”, de Ludwig Van Beethoven, para a qual  fez arranjos em forma de samba, e o fox “Anema e Core”, de Salvatore D’Esposito e Tito Manlio. Em 1955, lançou o LP “Robledo’s Bar – Robledo e Seu Conjunto, com as músicas “Não Diga Não”, de Tito Madi e Georges Henry, “Three Coins In The Fountain”, de Sammy Cahn e Jule Styne, “Ângela”, de sua autoria, “Love For Sale”, de Cole Porter, “Stranger in Paradise”, de Robert Wright e George Forrest, “Sinceridad”, de Gastón Pérez, “Hey There”, de Richard Adler e Jerry Ross, e “Samba no Perroquet”, de Djalma Ferreira. Neste disco, seu conjunto era integrado por ele ao piano, Carlos Pés, na guitarra, Caco Velho, no ritmo, Antoninho, na bateria e Odilon, no ritmo. Em 1956, lançou dois LPs. No primeiro  “Robledo e seu Conjunto de Boite”, incluiu os sambas “Saudosa Maloca”, de Adoniran Barbosa, “Samba do Arnesto”, de Adoniran Barbosa e Alocin., “Pois É”, de Ataulfo Alves, e ”    Obsessão”, de  Mirabeau e Milton de Oliveira, com vocal de Vadeco, e “Ai Que Saudades da Amélia”, de Ataulfo Alves e Mário Lago, o tango “El Dia Que Me Quieras”, de Carlos Gardel e Alfredo Le Pera, o fox “Something Cool” de B. Barnes, e a “Canção da Volta”, de Ismael Netto e Antônio Maria. O segundo LP se chamou “Fim de noite – Lito e Seu Piano”, da RGE, homenageou o filho Lito e interpretou as composições “Favela”, de Roberto Martins e Waldemar Silva, ”      I’ve Got You Under My Skin”, de Cole Porter, “Contigo Em La Distancia”, de Cesar Portillo de La Luz, “Tenderly”, de Walter Gross e Jack Lawrence, “Exaltação à Bahia”, de Vicente Paiva e Chianca de Garcia, “Lullaby In Rhythm”, de Goodman, Sampson e Profit/Hirsch, “Ave-Maria”, de Vicente Paiva e Jaime Redondo, e “Dancing In The Dark”, de Howard Dietz e Arthur Schwartz. Ainda em 1956, sua interpretação para o samba canção “Risque”, de Ary Barroso, integrou a coletânea “Meus favoritos instrumentais – Vol. 2” da gravadora Columbia, enquanto as gravações dos sambas “Saudosa Maloca”, de Adoniran Barbosa, e “Pois É”, de Ataulfo Alves, integraram a coletânea “Meus favoritos – VOL. 4” da gravadora Columbia.

Em 1957, lançou o LP “Robledo no Claridge – Robledo e Seu Conjunto” com as músicas “Robledeando”, de sua autoria, “Tédio”, de Nazareno de Brito e Fernando César, “Yes Sir, That’s My Baby”, de Walter Donaldson e Gus Kahn, ”        Conceição”, de Jair Amorim e Valdemar de Abreu, “Lullaby Of Birdland”, de George Shearing e B. Y. Forster, “Molambo”, de Jaime Florence e Augusto Mesquita, “Carioquinha”, de Waldir Azevedo, “These Are Things I Want To Share With You”, de G. Goodwin e E. Lisbona, “Maracangalha”, de Dorival Caymmi, “Ave-Maria”, de Vicente Paiva e  Jaime Redondo, “Oração Triste”, de Amauri Medeiros e Baby, e “Favela”, Roberto Martins e Waldemar Silva. No mesmo ano, gravou pela Mocambo acompanhando o cantor Dany Delmin o LP “Sucessos imortais da França – Dany Delmin Com Robledo e Seu Conjunto” com músicas como “C’est Si Bom”, de Henri Betti e André Hornez, “Mademoiselle de Paris”, de P. Durand e H. Contet, e “Sous Le Ciel de Paris”, de Hubert Giraud e Jean Drejac, entre outras. Atuou em diversos programas de televisão, entre os quais, “Noite de gala” apresentado por Luís Jatobá e Ilka Soares na TV Rio. Ainda em 1957, recebeu o troféu Roquete Pinto por sua atuação no Rádio e na televisão. Em 1958, lançou dois LPs pela  Mocambo. No primeiro “Dance com Robledo e seu Conjunto”, registou as músicas “Chove Lá Fora”, e “Senhorita”, de Tito Madi, “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro, “Conversa de Botequim”, de Noel Rosa e Vadico, e “Chuva e Pranto”, de Sidney Morais e Osvaldo Quirino, entre outras. Já o segundo, “Dance com Robledo e seu conjunto – VOL. 2” incluiu músicas como “Por Causa de Você”, de Tom Jobim e Dolores Duran, “Cabecinha No Ombro”, de Paulo Borges, ”      Silhouettes”, de Bob Crewe e Frank Slay Jr., em versão de Fred Jorge, “Não Vou Pra Brasília”, de Billy Blanco e “Franqueza”, de Denis Brean e Osvaldo Guilherme, entre outras. Ainda em 1958, lançou pela Columbia o LP “Pour Elise – Robledo e Seu Conjunto” com as músicas “Pour Elise”, de Ludwig Van Beethoven, “Ai Que Saudades da Amélia”, de Ataulfo Alves e Mário Lago, “Canção da Volta”, de Ismael Netto e Antônio Maria, ”        Risque”, de Ary Barroso, “Não Diga Não”, de Tito Madi e Georges Henry, “Samba no Perroquet”, de Djalma Ferreira, e “Ângela”, com Caco Velho, entre outras. Em 1961, gravou pela RCA Victor o LP “Bom Voyage – Robledo e Seu Conjunto” com as interpretações das músicas “Bon Voyage”, de sua autoria, “Devaneio”, de Djalma Ferreira e Luiz Antônio, “Esmeralda”, de Filadelfo Nunes e Fernando Barreto, “Meditação”, de Tom Jobim e Newton Mendonça, “Zelão”, de Sérgio Ricardo, “Ninguém É de Ninguém”, de Umberto Silva, Toso Gomes e Luiz Mergulhão, e “Ternurinha”, de Tereza Souza, além de sucessos internacionais. Em 1967, lançou pela  RCA Victor o LP “Just in time”, uma coletânea de sucessos internacionais. Em 1969, pela RCA Camden, lançou uma nova coletânea de sucessos internacionais, o LP “As 14 de sempre – The Magic Strings Of Robledo And His Piano”.

Em 1997, sua gravação do samba canção “Molambo”, de Jaime Florence e Augusto Mesquita, foi incluído no CD “40 anos de música – 1957”, da gravadora RGE.

Discografias
1969 RCA Camden LP As 14 de sempre - The Magic Strings of Robledo and His Piano
1967 RCA Victor LP Just in time
1961 RCA Victor LP Bom Voyage - Robledo e Seu Conjunto
1961 RCA Victor 78 La Pachanga/Never On Sunday
1958 Mocambo LP Dance com Robledo e seu Conjunto
1958 Mocambo 78 Diana/Cabecinha No Ombro
1958 Columbia LP Pour Elise - Robledo e Seu Conjunto
1957 RGE LP Robledo no Claridge - Robledo e Seu Conjunto
1957 Mocambo LP Sucessos imortais da França - Dany Delmin Com Robledo e Seu Conjunto
1957 Mocambo 78 The Green Door/Soñando Contigo
1956 RGE LP Fim de noite - Lito e Seu Piano
1956 Columbia LP Robledo e seu Conjunto de Boite
1956 Columbia 78 Samba no Perroquet/Ângela
1955 Columbia 78 Não Diga Não/Sinceridad
1955 Columbia LP Robledo's Bar - Robledo e Seu Conjunto
1954 Columbia 78 Pour Elise/Anema e Core
1954 Columbia 78 Sistema Nervoso/Risque
Obras
Angela com Caco velho
Bom Voyage