Compositora, flautista e cantora.
Começou a estudar música aos 10 anos de idade.
Em 1982 mudou- se para Curitiba. Neste mesmo ano começou a cursar Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). No ano seguinte, em 1983, ingressou no Curso Fundamental na Escola de Música e Belas Artes (EMBAP), formando-se em ambos no ano de 1987.
Estudou flauta com a professora Zélia Brandão.
Participou de diversas oficinas de música em Curitiba realizadas pela Fundação Cultural (FCC) a partir do ano de 1991. Dois anos depois, em 1993, cursou Prática de Orquestra com professor Roberto Gnattali, no Solar do Barão, em Curitiba.
No ano de 1996 atuou como jurada no “Primeiro Festival de Compositores de MPB”, no teatro do SESC da Esquina, em Curitiba. Neste mesmo ano, e no ano seguinte, em 1997, participou do “Projeto Museu Arteiro” como professora de musicalização, com incentivo da Fundação Cultural de Curitiba.
Em 1999 trabalhou como professora na “Oficina de Criação e Improvisação Musical” do “Projeto Espaço Livre”. Atuou como regente do Coral da Terceira Idade de Pinhais, na Prefeitura de Pinhais, e como regente do Coral do Clube Duque de Caxias, em Curitiba.
Em 2002 realizou o curso de Regência e Técnica Vocal, na casa da Juventude (ACG) em Gramado, no Rio Grande do Sul. No ano posterior, em 2003, ministrou aulas de canto na oficina de música “Ouse Cantar: Oficina o Cantor Amador”, no Solar do Rosário, em Curitiba.
Nos anos de 2006 e 2007 foi Regente Auxiliar do Coral Sol Maior PACTO, no “Programa de Ação Comunitária Total”, do Tribunal da Justiça do Estado do Paraná e regente do Coral da Igreja Nossa Senhora da Salete na Igreja Nossa Senhora da Salete, de Curitiba.
Em 2010 e 2011 trabalhou como preparadora vocal do grupo de jovens da Infraero, no Aeroporto internacional de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná. No ano seguinte, em 2012, atuou como preparadora vocal do grupo do Seminário Salesiano, em Curitiba.
Entre 2017 e 2020 foi diretora Cultural do “Clube Duque de Caxias”, onde realizou vários eventos culturais destacando-se o “Café Cultural” e as “Mostras de Artes Plásticas”.
Em 1993 classificou-se em terceiro lugar no concurso “Canção 300 anos de Curitiba” com a música “Coré e tuba” (c/ Gerson Bientinez), cantada por Marcelo Cecy, tendo ainda a sua composição “Cidade encanto” (c/ Gerson Bientinez) ganhado o prêmio na categoria “Melhor Intérprete”, com a cantora Suzi Franco.
No ano de 1996, no “VIII Encontro de Corais”, do SESC da Esquina, “Core e tuba” (c/ Gerson Bientinez) foi interpretada pelo Coral da Petrobras, na qual se apresentou como flautista, sob regência de Flavia Maria Bersch Albiero, com arranjo Sergio Deslandes. Neste mesmo ano, de 1996, sua composição “Cidade encanto” (c/ Gerson Bientinez) fez parte do CD “Canções Curitibanas”, coletânea de vários artistas da cidade, com produção da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Em 1999 gravou com o grupo Wahari o CD “Yonomami’blues”.
Entre 1999 e 2000 atuou como flautista no projeto “Música nos Parques” com o Grupo Quebra 4, integrado por Mari Lopes Franklin (teclados), Cris Santos (bateria) e Norma Cecy (voz), com apresentações em parques, bosques e praças da cidade de Curitiba, tais como Parque Barigui, Parque Tingui, Parque Tanguá, Parque Barigui, Bosque do Alemão, Bosque Portugal, Jardim Botânico e Ruínas de São Francisco, logradouros da cidade de Curitiba, e ainda na e Universidade Livre do Meio Ambiente.
No ano 2000 lançou o CD “Pássaro multicor”, com as composições autorais “Hispânica”, “Emá”, “Cigana”, “Dance baião” (c/ Mari Lopes), “Mar cor e rosa”, “Grinha”, “Pulo dos golfinhos”, “Quero paz”, “Quebrando”, “Hare baião” e a faixa-título “Pássaro multicor”, realizando shows de lançamentos no ano posterior no Museu da Imagem e do Som e no Teatro do Paiol, ambos em Curitiba, em 2002.
Em 2007 fez o show de abertura para a cantora Mônica Salmaso no Teatro Municipal de Americana, em São Paulo. Na ocasião, foi convidada como solista de flauta transversal pela Orquestra Sinfônica de Americana, espetáculo no qual foram executadas as suas composições “Hispânica”, “Grinha”, “Cigana”, “Pássaro multicor”, “Quebrando” e “Dance baião” (c/ Mari Lopes). Atuou como flautista no CD “Receitas musicais”, de Augusto Weber. Ainda neste ano, de 2007, com Mari Lopes e Raymundo Rolin, montou o espetáculo “Cantorias e parcerias”, no Teatro do SESC da Esquina. Dois anos depois, em 2009, como flautista, participou do grupo Wahari, com o qual gravou o CD “Wahari Loung”, além de diversos shows, entre eles “Projeto Músicas no Museu” e “Projeto Som da Cidade”.
Em 2010 idealizou e dirigiu o projeto “Mulheres Cantam Mulheres”, atuando como arranjadora, cantora e flautista, com participação da compositora e cantora Rosana Barroso e da dançarina Yara de Barros Sá, sendo gerado um DVD homônimo, no qual foram incluídas as suas músicas “Pulo dos golfinhos”, “Subterfúgios” (c/ Yara de Barros Sá), “Ultimato” (c/ Rosana Barroso e Marilda Confortin) e “Seus passos” (c/ Artur Appolinario), além de “Vou voar” (c/ Vinicius Nagem). No ano posterior, em 2011, produziu e atuou como cantora e flautista no projeto “Cantorias e Parcerias – Mostra Autoral Paranaense”, no qual recebeu Lucymar Nicastro, Tatára, Rafa Gomes, Raymundo Rolin e José Oliva no Teatro do Paiol, com a gravação de um DVD homônimo, com a participação dos músicos Ricardo Janotto (percussão e bateria), Wagner Alvez Bennert (contrabaixo), Jackson Franklin (guitarra e violão) e Mari Lopes (teclado). Trabalho no qual foram incluídas as composições autorais “Beija-flor” (c/ Vinicius Nagem), “Dance baião” (c/ Mari Lopes), “Ninho de pássaros” e “Mais sabor”, em parceria com Vinicius Nagem.
Em 2014, como cantora e flautista, participou do projeto “Terça no Paiol” com o show “Quinze anos de canções”, com parcerias musicais com Mari Lopes (teclado e voz). No ano posterior, em 2015, montou o espetáculo “Revoada”, com gravação ao vivo do DVD, no Auditório Salvador de Ferrantes, em Guairinha, no qual atuou como cantora e flautista, contando com os músicos Fabio Hess (direção musical, arranjos, guitarra, violão de aço, violão de 7 e 12 cordas); Fabio Cardoso (teclados), Samuel Trone (baixo), Fernando Rivabem (bateria) e Ricardo Janotto (percussão). No ano seguinte, em 2016, fez o show de lançamento do DVD “Revoada” no Teatro do Paiol. Neste mesmo ano, de 2016, participou do “Festival de Inverno de Antonina”, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o espetáculo e lançamento do DVD “Revoada”, na Igreja São Benedito, na cidade de Antonina, no Paraná. Classificou a sua composição “Dance baião” (c/ Mari Lopes) no “Festival da Rádio MEC – Rio de Janeiro”. Ainda em 2016, participou da “Mostra de Música Popular” com a sua composição “Vou voar”, em parceria com Vinicius Nagem, no Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira. Também em 2016 participou do DVD “Pessoas são músicas”, de José Oliva, no qual foi incluída a sua composição “Nascente dos sonhos” (c/ José Oliva, Efigênia Rolim e Edu Hoffman).
Em 2019 foi uma das artistas convidadas do documentário “Compositoras Paranaense”, produzido pela cantora e compositora Clarissa Bruns.
No ano de 2021, ao lado das cantoras Edméia Barreto, Norma Cecy, Margareth Menezes, entre outras, foi incluída na coletânea digital “Feminino Tom, vol. 2”, produzida por Renato Piau para o selo Guitarra Brasileira, na qual interpretou a faixa instrumental “Ninho de pássaros” e as cantadas “Mar cor de rosa”, “Beija-flor” e “Mais sabor”, as duas últimas em parcerias com Vinicius Nagem.
(várias)
(várias)
(participação)
(participação)
(vários)
(várias)
(participação)
(participação)
(participação)
(participação)
(vários)