3.333
©
Nome Artístico
Lysia Condé
Nome verdadeiro
Lysia Reis Condé
Data de nascimento
22/8/1973
Local de nascimento
Rio Pomba, MG
Dados biográficos

Cantora. Compositora.

Nasceu em Rio Pomba, interior de Minas Gerais.

Na adolescência fez parte do grupo de teatro Movimento e Arte.

Estudou Ciências Sociais, em Juiz de Fora, posteriormente, concluiu mestrado em Antropologia na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

No ano de 2007 transferiu-se para Natal, Rio Grande do Norte, onde concluiu o Curso Básico de Canto em 2009 na Escola de Música da UFRN (Universidade Federal do Grande do Norte).

Em 2018 formou-se no Curso Técnico em Canto Popular pela Escola de Música da UFRN.

Dados artísticos

Começou a carreira artística profissional em 2010 na cidade do Natal, RN, apresentando-se em palcos e espaços voltados para a atividade musical.

Em 2011 ganhou o prêmio de “Melhor Intérprete” no “Festival SESI Música”, em Natal, interpretando a música “Corta jaca”, de Chiquinha Gonzaga e Machado Careca. Posteriormente, em 2012, foi uma das atrações do evento “VI Mostra da Música Brasileira Independente”, do Centro Cultural do Banco do Nordeste, de Juazeiro do Norte, no Ceará, e de Souza, na Paraíba.

Em 2013 participou do projeto “Parcerias Sinfônicas” (Fecomercio –Sesc – Orquestra Sinfônica da UFRN) com show-tributo a Vinicius de Moraes na capital e em cidades do interior do Rio Grande do Norte. Realizou show em homenagem a Ivan Lins, “A Doce Presença de Ivan Lins”, na Casa da Ribeira, Natal. No mesmo ano, venceu o “Festival Música Potiguar Brasileira”, promovido pela Rádio Universitária FM (ARPUB), interpretando a composição “Toada para Cecília”, de Mário Lúcio Cavalcanti.

No ano de 2014 lançou o primeiro CD intitulado “Lysia Condé”. Produzido e arranjado pelo músico Sérgio Farias (bandolim e violão) e com participações dos músicos Jow Ferreira (violão), Airton Guimarães (baixo acústico), Sami Tárik (percussão), Carlos Zens (flauta), acordeom (Zé Hilton) e Di Steffano (bateria) no disco interpretou as faixas “A lua girou” (Dom. Público/Adp. Milton Nascimento); “A vida do rio” (Simone Guimarães e Virgínia Amaral); “Corta jaca” (Chiquinha Gonzaga e Machado Careca); “Enigma” (Miltinho e Magro), na qual contou com a participação especial de Miltinho, do grupo MPB4; “Ana Bandolim” (Tico da Costa); “Flor amorosa” (Joaquim A. Callado e Catullo da Paixão Cearense); “Contrato de separação” (Dominguinhos e Anastácia); “Primeiro olhar” (Sérgio Farias e Cristina Saraiva); “Duerme negrito” (Domínio público da Colômbia/Venezuela); “É brincadeira” (Carlos Newton Júnior e João Salinas) e “Mais de um”, de Eduardo Gudin com letra do poeta mineiro Cacaso. O CD obteve repercussão da crítica especializada, tais como Mauro Ferreira, Aquiles Reis (do grupo MPB-4), Tárik de Souza e do escritor e poeta Lívio Oliveira, do Jornal Tribuna do Norte, do qual destacamos o seguinte trecho:

“Lysia Condé em CD primoroso de estreia.”

O lançamento do disco ocorreu na Casa da Ribeira, por meio da Lei de Incentivo Municipal à Cultura através do “Programa Djalma Maranhão”, da prefeitura de Natal. Na ocasião, foi acompanhada por uma banda integrada por Sérgio Farias e Jow Ferreira (violões), Airton Guimarães (baixo acústico), Carlos Zens (flauta transversa), Fernando Suassuna (bateria) e Ramon Gabriel (percussão). Neste mesmo ano de 2014, participou do disco “Elas de Minas” que reuniu cantoras e compositoras mineiras, interpretando a composição “Atire sorrisos”, de Brisa Marques e César Lacerda. O show de lançamento ocorreu no Teatro Bradesco, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi também indicada no “Prêmio Hangar 2014” nas categorias “Melhor Música”, “Melhor CD” e “Melhor Intérprete do Ano”.

Em 2015 foi indicada ao “Troféu Cultura do Rio Grande do Norte”, na categoria “Melhor Cantora”. Neste mesmo ano apresentou o espetáculo “Memórias de um Brasil Caipira” com a dupla Ramon & Rozado, realizado na Casa da Ribeira, em Natal, com Ramon Rozado (viola), Chico Rozado (violão), Danilo Fernandes (baixo) e Jailton Medeiros (percussão). Estreou o musical “Camarim: Nos bastidores da música”, primeira experiência da cantora no teatro musical. No mesmo ano participou do projeto “Seis e Meia”, abrindo o show da cantora Wanda Sá, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, e logo depois, participou do “Fest Bossa & Jazz”.

No ano de 2016 fez o lançamento do clipe-animação da faixa “Ana Bandolim”, de Tico da Costa. No ano seguinte, em 2017, reapresentou o show “Memórias de um Brasil Caipira” em Rio Pomba, Minas Gerais. Fez participação especial no show da cantora e compositora Socorro Lira, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, em Natal. Venceu o “Festival Música Potiguar Brasileira”, da FM Universitária, com a interpretação da música “Antes do sol”, de Ricardo Baia e Carlos Gondim.

Em 2018 foi contemplada com o “Prêmio Grão de Música”, no Teatro Olido, em São Paulo, e participou do show “Canta Mais!”, junto de mais oito cantoras, no Teatro de Cultura Popular, em Natal. No ano seguinte, em 2019, participou da montagem do musical “O Komboio do sol”, apresentado nas cidades de Macaíba, Natal e São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Neste mesmo ano, de 2019, apresentou o espetáculo “Camarim: nos bastidores da música”, na da Casa da Ribeira (Natal) e no Centro Cultural do BNB, em Fortaleza, Ceará.

Discografias
2014 Independente CD Elas de Minas (várias)
2014 Independente CD Lysia Condé
Clips
2016 Clipe-animação: Ana Bandolim (Tico da Costa)