0.000
Nome Artístico
Adamor do Bandolim
Data de nascimento
29/05/1943
Local de nascimento
Ilha de Marajó, PA
Dados biográficos

Começou a dedilhar o bandolim com 10 anos de idade tocando escondido o banjo artesanal que ganhou do tio, esculpido em pedaço de fuselagem de avião recuperado desastre aéreo.

 

Dados artísticos

Apelidado de caboclo marajoara, foi músico autodidata, dando início a sua trajetória em 1958 tocando num programa de calouros “Alô Brotos” na Rádio Difusora da cidade de Macapá (AP). A apresentação lhe rendeu o primeiro lugar e o primeiro cachê de músico. 

Passou por vários grupos musicais como Novo Som, Sol Nascente, Oficina e Manga Verde, onde tocou por cinco anos, participando das gravações de LPs dos dois últimos grupos. 

Em 1979 fundou o grupo “Gente de Choro”, composto por Gilson Rodrigues (Bandolim e cavaquinho), Paulo Moura (violão 7 cordas), Cardosinho (violão 6 cordas), Paulo Borges (flauta transversal), Amarildo (pandeiro), Emílio Mininéia (produtor e percussionista) e Buchecha (cavaquinho). 

Em 1980 Gilson Rodrigues, um de seus parceiros, abriu a “Casa do Gilson” que se tornou posteriormente um dos principais redutos do samba e do choro da capital paraense. Com freqüência recebeu visitantes como Sivuca, Paulinho da Viola, Beth Carvalho dentre outros. Foi em um desses encontros que o radialista Edyr Proença o viu tocando e o convidou para gravar o LP “Chora Marajó”.

Seu choro amazônico assimilou as pegadas e batidas de ritmos paraenses, como o Carimbó, Lundum, Lambada e Xote. 

Discografias
2015 Natura Musical CD Lágrimas da Minha Ilha
2014 Independente CD Choro Amazônico
2004 Na Music CD Adamor Ribeiro, projeto Uirapuru Vol. VII
1999 Independente CD Choro Paraense
1983 Na Music LP Chora Marajó