
Saxofonista. Multi-instrumentista (flauta, piano, bateria e baixo). Cantor. Compositor. Produtor musical.
Nasceu no bairro de Copacabana, Zona Sul, sendo criado na Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Primo do radialista e escritor Luiz Carlos Saroldi.
Aos 11 anos começou a estudar bateria, seu primeiro instrumento.
Em 1974 iniciou os estudos harmonia e prática de orquestra na OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira), e saxofone com Paulo Moura no Instituto Villa Lobos.
No ano de 1977, a convite de Alceu Valença, fixou residência por quatro meses em Recife, Pernambuco.
Iniciou a carreira artística em 1975 integrando a banda de Eduardo Dussek, em show no Teatro Opinião. Dois anos depois, em 1977, participou da gravação do LP “Espelho Cristalino”, de Alceu Valença, produzido por Guto Graça Mello.
Em 1979, a convite de Wagner Tiso, participou da turnê nacional do espetáculo “Wagner Tiso & Lô Borges”. Neste mesmo ano Fagner o convidou a integrar a turnê nacional “Coração Alado”, estreando na banda, ao vivo no palco, em Vitória do Espírito Santo. No ano seguinte, em 1980, indicado por Oberdan Magalhães, passou a integrar a banda de acompanhamento da turnê nacional do show “Erasmo Carlos & Frenéticas: Convidado – Sergio Sampaio”, com estreia no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro, e depois, por várias capitais, ao lado de outros componentes como os guitarristas Rick Ferreira e Marcelo Sussekind.
Em 1981 gravou no disco “Mulher”, de Erasmo Carlos, com destaque para os solos nas faixas “Minha superstar”, “Pega na mentira” e “Feminino coração de Deus”, de Sérgio Sampaio. No ano posterior, em 1982, entrou para a banda de Gilberto Gil.
No ano de 1983, participou da gravação do LP “O Ritmo do Momento”, de Lulu Santos. Neste mesmo ano atuou como saxofonista no LP “Extra”, de Gilberto Gil, fazendo parte da BandaUm, ao lado de Rubão Sabino (baixo), Wilson Meirelles (bateria), Reppolho (percussão), Celso Fonseca (guitarra), Gerson Santos (teclados e vocais), Jorjão Barreto (teclados e vocais), Nara Gil e Neila Carneiro (vocais), banda de Gilberto Gil com a qual se apresentou em diversos festivais de jazz e blues nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Em 1985, convidado por Eduardo Dussek, apresentou-se no primeiro “Rock In Rio”. Neste mesmo ano, com sua banda, realizou a o primeiro show solo na casa noturna Jazzmania, no Arpoador. No ano posterior, em 1986, apresentou-se em show solo no Parque da Catacumba, no bairro da Lagoa, ambos na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ainda em 1986, convidado pelo guitarrista Luiz Carlini, fez parte do grupo que acompanhou Guilherme Arantes em sua turnê nacional “Cheia de Charme”, com a qual excursionou por vários estados, de norte a sul do país.
Em 1988, lançou o primeiro disco solo intitulado “Metrô”, contendo suas composições “Funk Busy” (c/ Paulinho Soledade), “Apenas uma noite” (c/ Zé Lourenço e Paulinho Soledade), “Gl-6” (c/ Ricardo Cristaldi e Pedro Baldanza) e a faixa-título “Metrô”, além de “Our Love” (M. MacDonald e D. Pack), “Aqui e agora” (Gilberto Gil), “Tony” (Nico Assumpção), “As bruxas” (Zé Lourenço) e “Marize”, de Celso Fonseca. Neste mesmo ano, de 1988, a faixa “As bruxas” foi incluída na trilha sonora da novela “Bebê a Bordo”, da TV Globo. Logo depois, em 1989, gravou no disco “Rubi no Sabão”, do baixista Rubão Sabino.
Em 1992 fez participação especial na faixa “Italian Misson” na gravação de DJ Memê para o disco da trilha sonora internacional da novela “Despedida de Solteiro”, da TV Globo.
Lançou em 1994, o CD “Charm” com os seguintes faixas de sua autoria: “Vem chegando o verão” (c/ Carlos Duba), “Louco de amor”, “Morena menina”, “Passeio na Barra”, “Charm”, “Mr. Miles” e “Scarpin”. Também foram incluídas no repertório “And I Love Her” (John Lennon e Paul McCartney), “Fenway Park” (Celso Fonseca) e “Ultralight II”, de Ricardo Bomba. O disco recebeu indicação ao “Prêmio Sharp de Música” na categoria “Melhor Disco Instrumental”, além de ter a faixa “Balada do Otto”, incluída na trilha sonora da novela “Deus nos Acuda”, da TV Globo, tema de sua autoria composto para o personagem Otto Bismarck, de Francisco Cuoco. No encarte do CD escreveu Wagner Tiso:
“Beto é, na atualidade, um dos maiores saxofonistas do país. Tem um estilo instigante sabendo dosar muito bem a percepção harmônica com bela fraseologia. Tocou comigo no início de sua carreira, o que muito me honrou, e já percebia nele suas qualidades e esta realidade que veio a se tornar. Faço a maior fé no seu trabalho e tenho certeza que todas as pessoas com sensibilidade musical se encantarão com ele.”
Em 2000, lançou o CD “Visões de Você” com as composições “O túnel do amor”; “Vamos nessa”; “A mulher da Rua 48”; “Meus sonhos”; “Luca”; “Dois Irmãos”; “Próxima saída”; “Lentes vermelhas” e “Bem longe de casa”, todas somente de sua autoria, e ainda, “We’d Better Stop” (c/ Carlos Duba), “Quantas noites nos amamos” (c/ Paulo Zdan) e a faixa-título “Visões de você”, em parceria com Carlos Duba, na qual contou com a participação especial de Padre Marques, com fala em latim na música. Também foram incluídas as suas regravações para “I’ll Be There” (H. David, Berry Gordy Jr e B. West/W. Hutch) e “Let’s Stay Together”, de Al Green, Willie Mitchel e Al Jackson. No disco executou sax tenor, alto, soprano, piano Rhodes, baixo elétrico, bateria, percussão e voz, além de exercer a função de diretor musical e contar com as presenças de Rick Ferreira (guitarra, violão e steel guitar), João Castilho (guitarra), Denner Campolina (baixo elétrico), Guilherme Dias Gomes (trompete em ‘Próxima saída’ e ‘Lentes vermelhas’), com os vocais de Bettina Graziani, Nina Pancevisky, Nando Chagas, Lúcia Turnbull, Antônio Quintella e Sônia Burnier. O trabalhou trouxe um texto de apresentação de Erasmo Carlos, do qual destacamos o seguinte trecho:
“Autor de solos inesquecíveis nas minhas gravações, ele ‘incendeia’ meus shows, levando as tietes ao delírio com seu ‘sexofone’. Delas ganhou um apelido: ‘Tesouro de Óculos’. Além de seu fã virei seu amigo. Quem duvidar das minhas palavras ouça este CD!”
Participou, em 2001, do DVD “Erasmo Ao Vivo”, gravado no espaço Directv Music Hall, em São Paulo, lançado no ano posterior, em 2002. Participou do DVD “MPBR”, com Maria Bethânia, Zélia Duncan, Wanderlea e Erasmo Carlos, e ainda, do especial de fim de ano de Roberto Carlos, e da homenagem do “Prêmio Shell” a Roberto e Erasmo pelo conjunto da obra.
Em 2009, lançou o CD “Segredos do Coração” com suas composições autorais “Músicas para ouvir, amores para beijar”; “Vamos pra night”; “Segredos do coração”; “Uma noite a mais” (c/ Eduardo Dussek), com a participação do parceiro na voz; “Pôr do sol no Arpoador” (c/ Carlos Duba) e “Romance virtual” (c/ Paulo Zdan), tendo nesta faixa a participação especial do baixista Arthur Maia, incluindo também as músicas “Eu amo você” (Cassiano e Silvio Rochael), na interpretação da cantora Bárbara Zinger; “Guarde nos olhos” (Ivan Lins e Vitor Martins); “Noites com sol” (Flávio Venturini e Ronaldo Bastos); “What’s Going On” (Marvin Gaye, A. Cleveland e R. Benson); “Final feliz” (Jorge Vercillo) e “Nada pra mim” (John), com participação especial de Nivaldo Ornelas. O disco, no qual executou sax tenor, soprano, piano fender rhodes, oberheim keyboard, guitarra, baixo elétrico e bateria, contou com os músicos Arthur Maia (baixo elétrico), João Bosco (piano rhodes, órgão e piano acústico), Cléber Rennó (piano rhodes, mini moog solo, strings e bass synth), Flávio Pereira (baixo elétrico), Celso Fonseca (guitarra), Bororó (baixo elétrico e violão), Jan Dumée (guitarra), Percy (violão de aço), Jessé Sadoc (trompete), Nivaldo Ornelas (flauta), Glauco Fernandes (violino), Alfredo Lima (guitarra e violão), Carlos Duba (baixo elétrico e violão), Sérgio Naciffe (escovinha de bateria) e vocal de Bettina Graziani e Marize Resende.
No ano de 2013, lançou o CD “Rio Sugar Loaf”, com suas composições “Olhos nus”, “Pura sedução” e “Debaixo da superfície” (todas em parceria com Bombom); “Eu nem sei o seu nome” e “Slippery Road”, ambas com Carlos Duba; “Luar de primavera”, “Não olhe para trás, baby”, “Sax Deluxe”, “8 minutos”, “Roma” e a faixa-título “Rio sugar loaf”, além da composição “Eva” (Lincoln Olivetti, Robson Jorge e Ronaldo Barcellos) e a regravação de “You Are Not Alone”, Michel Jackson. O disco contou com apresentação de Gilberto Gil, da qual segue o seguinte trecho:
“Aqui, ouvindo o seu novo disco que ele entrega ao público, me alegro de que ele ainda cultive o gosto de tocar seu saxofone ao lado de vários dos seus colegas músicos, com quem divide o prazer de revisitar as sonoridades pop que impregnaram seus ouvidos e seu coração por toda a extensão de uma vida de amor e carinho pela música das ruas, das festas, da cidade. ‘Rio Sugar Loaf’ é Beto Saroldi estendendo a todos nós o seu amor pela música e pela vida.”
No trabalho contou com a participação de Bombom (baixo, guitarra, bateria e piano), Fernando Vidal (guitarra), Rick Ferreira (guitarra e violão), Reppolho (percussão), Cláudia Botello (vocais e voz solo nas faixas ‘Olhos nus’ e ‘Eva’), Antônio Quintella (vocais e voz solo em ‘Pura sedução’), Flávio Pereira (baixo), João Bosco (piano), Sérgio Naciffe (bateria), Lulu Martin (piano), Cléber Rennó (piano, violão, baixo, bateria e percussão), Carlos Duba (baixo e violão), Bettina Graziani (vocais e voz solo em ‘Slippery Road’), e ainda, Jurema de Candia nos vocais. O disco teve noite de autógrafos na Casa de Cultura Laura Alvin, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro.
No ano de 2014 participou do CD “Batukantu”, do percussionista Reppolho. No ano seguinte, em 2015, em comemoração aos seus 40 anos de carreira, montou o espetáculo “Beto Saroldi 40 anos de Música”, apresentado no Teatro Rival Br, no qual contou com a participação especial de Erasmo Carlos, que na ocasião, o reverenciou com a seguinte fala no palco:
“Eu não saio de casa para cantar com ninguém que não seja meu parceiro Roberto Carlos, e em meus próprios shows, mas eu estou aqui porque o Beto Saroldi tem uma importância enorme em meus discos. Para mim, é o melhor saxofonista! E o solo de “Minha superstar é o mais bonito solo de sax que eu já ouvi.”
Em 2017 lançou “Love Town”, com música-título de sua autoria em disco com a regravação de “Um trem pras estrelas”, de Gilberto Gil e Cazuza. Também interpretou as autorais “Mr. Barbieri” (c/ Ricardo Sjösted); “Copacabana ao entardecer” (c/ Ricardo Sjösted); “Não me procure mais” (c/ Mário Bróder e Celso Rangel), com participação especial do cantor e parceiro Mário Bróder; “Folhas de outono” (c/ Gustavo Quintella); “Onda prateada em Grumari” (c/ Ricardo Sjösted) e “Outra história”, com Gustavo Quintella. Além das composições sem parceiros “A noite toda com você”, “Charme na passarela”, “Vou roubar um beijo teu”, “Te ligo mais tarde”, “Sax neon” e “Fale o que teu coração diz”, em CD com as participações dos músicos Fernando Vidal (guitarra), Luiz Comprido (guitarra), Celso Rangel (guitarra), Gustavo Garcia (baixo elétrico), Gustavo Quintella (teclados e bateria), Ricardo Sjösted (piano Rhodes, sinthesizers e bateria), José Staneck (harmônica de boca) e vocais de Bettina Graziani e Jurema de Candia, além do próprio artista nos seguintes instrumentos: sax tenor, piano Rhodes, oberheim keyboard, clavinet, sinthesizers e bateria.
Em 2019 fez show-tributo a Stevie Wonder na casa de espetáculo Blue Note Rio, no Rio de Janeiro.
No ano de 2020 participou de muitas apresentações digitais, entre as quais a do projeto internacional “Playing For Change Day at Home”, reunindo artistas nacionais e internacionais, com transmissões diretas da casa do artista, proporcionando um encontro ao vivo com seu público, através das diversas plataformas digitais vigentes à época (face book, instagram e youtube), em decorrência da epidemia do CONVID-19 e a consequente quarentena imposta por vários governantes estaduais e municipais. Neste mesmo ano, de 2020, finalizou o CD “Vênus” com 13 composições autorais e uma regravação de “A linha e o linho”, de Gilberto Gil, na interpretação de Tati Vidal. Entre as autorais foram incluídas “Noites e noites sem fim”, composta em parceria com Frejat, que escreveu a letra, interpretou e participou tocando guitarra solo na gravação. No disco contou com as participações de Fernando Vidal (guitarra), Luiz Fernando Comprido (guitarra), Ricardo Silveira (guitarra), Cléber Rennó (piano), Flávio Pereira (baixo), Toyo Bagoso (harmônica de boca) e Alamo Leal (violão) nas gravações das faixas “Uma estrela a mais” (c/ Paulo Zdan), com participação especial de Rosa Marya Colin, e ainda, “Só quero te olhar” (c/ Denner Campolina), interpretada pela cantora Tati Vidal. Somente de sua autoria foram incluídas “A última lágrima”; “Ela adora dançar”; “A festa mais badalada da cidade”; “Tattoo Girl”; “Seus lábios nos meus”; “Pétalas e diamantes”, na voz de Bettina Graziani; “Você não sabe amar”; “Olhar invisível”, “Não quero isso pra mim” e a faixa-título “Vênus”, com participação especial da cantora Bettina Graziani.
Ao longo da carreira participou de gravações, turnês e shows com vários artistas, entre os quais Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Fagner, Wagner Tiso, Lô Borges, Guilherme Arantes, Fafá de Belém, Lulu Santos, Toquinho, Barão Vermelho, Zizi Possi, Capital Inicial, Joana, além de Jim Capaldi, do grupo Traffic, entre outros.
REPPOLHO. Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: GJS Editora, 2012. Idem, 2ª ed. 2013.