
Cantor. Compositor.
Irmão do cantor e compositor Alcymar Monteiro.
Defendendo a bandeira do forró, procurou transitar, segundo ele próprio, não só de maneira tradicionalista, mas também entre ritmos como baião, rojão, marchinha junina e samba.
Durante a carreira, além de 25 álbuns, registrou mais de 500 músicas gravadas, boa parte delas parcerias de composição com Alcymar Monteiro, em sua voz e de outros artistas, como Luiz Gonzaga, o próprio Alcymar Monteiro, Alceu Valença, Raimundo Fagner, Elba Ramalho, Dominguinhos, Caju e Castanha, Sirano e Sirino, Sivuca, Teça Calazans, Marines, Frank Aguiar, Aviões do Forró e Toca do Vale.
Começou a carreira de compositor em 1973, e como cantor em 1987.
Em 1987, teve sua composição “Rosa Dos Ventos”, interpretada por Alcymar Monteiro, incluída na coletânea “Sucessos Nota 10”, lançada pela Som Livre.
Em 1987, Luiz Gonzaga gravou suas obras com Alcymar Monteiro “Festa de Santo Antônio” e “Cor de Canela”.
Em 1989, teve sua composição com Alcymar Monteiro “Ingazeira” gravada por Sivuca e Alcymar Monteiro no álbum “Rosa dos Ventos”.
Em 1996, Novinho da Paraíba gravou sua música “Sanfoneiro Porque Parou”.
Em 1997, Alceu Valença gravou sua composição com Alcymar Monteiro “Meu Forró É Meu Canto”.
Em 1999, Teca Calazans gravou “Meu Forró É Meu Canto”, parceria sua com Alcymar Monteiro.
Em 2000, sua obra com Alcymar Monteiro “Cavaleiro Alado” foi gravada por Fagner, no disco “Eu só quero um forró”, e por Waldonys, no álbum “Waldonys canta e toca sucessos nordestinos”.
No mesmo ano, teve sua composição “Forrómangue” gravada por Cajú E Castanha no CD “Vindo Lá da Lagoa”.
Em 2001, Alcymar Monteiro gravou sua composição “Dinheiro Não Tenho, Bonito Não Sou”, no CD “O Maior Forró Do Mundo”.
Em 2002, Vicente Nery gravou sua composição “Jeito Maroto” (c/ Alcymar Monteiro), no CD “Forró Cheiro De Menina”.
No mesmo ano, Jackson Antunes gravou sua composição “Sanfonicamente Pé De Serra”, no CD “Pé de Serra”.
Lançou CD intitulado Forró Mangue, no qual presta uma homenagem póstuma ao grande Chico Science.
Em 2016, lançou o CD “João Paulo Jr. – Canta seus sucessos”, com as músicas “Festa de vaquejada”, de Rui Grude, “Hotel Califórnia”, versão sua para a música de D. Felder e Heniey, e as parcerias com Alcymar Monteiro “Momentos de felicidade”, “Convivência”, “Cavalo alado”, “Dia dos namorados”, “Pirilampos”, “Rosa dos ventos”, “Valeu vaqueiro e valeu boi”, “Você na minha vida”, “Cor de canela”, “Forróteria”, “Verdes canaviais”, “Festa de Santo Antônio”, “Você quer namorar comigo”, “Forró no bilingulin”, “Bota fogo no forró”, “A rosa vermelha”, “Sorrindo a tôa” e “Cavaleiro de Deus”.