3.001
Nome Artístico
João Fênix
Nome verdadeiro
João Oliveira
Local de nascimento
Recife, PE
Dados biográficos

Cantor. Compositor.

 

Estudou Canto Lírico no Conservatório Pernambucano de Música.

A partir de 1994 radicou-se no Rio de Janeiro.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira profissional como cantor em 1993.

Em 1996 apresentou o espetáculo teatral “Os quatro carreirinhas”, dirigido por Wolf Maya.

Em 2001 lançou seu primeiro CD “Eu, causa e efeito”, que teve a participação de Ney Matogrosso na faixa “Fim do mundo” (Patricia Mello). O disco incluiu músicas autorais como “Sinais” (c/ Maria Olivia), “World” e “Zapping”.

Em 2004 lançou o CD “Marfim”, que inclui músicas inéditas e autorais como “Chá de maçã” (c/ Patricia Mello e Maria Olivia), “Marfim” (c/ Carlos Henrique), “Pássaro” e “Só quero amor”.

Em 2011 lançou o CD “A foto onde quero estar”, com músicas de sua autoria como a faixa-título e ainda “O beijo” (c/ Edu Krieger), “O som do amor pra sempre”, “Sãos”, “Um segundo”.

Em 2016 lançou, pelo selo Biscoito Fino, o CD “De volta ao começo”, produzido por Jaime Alem e JR Tostoi, em que regravou ícones do cancioneiro popular como a faixa-título, de Gonzaguinha; “Cálice” (Gilberto Gil e Chico Buarque); “Minha festa” (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito); entre outras.

Em 2018 apresentou-se no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, acompanhado pelos músicos Jaime Alem (violão), Alberto Continentino (contrabaixo) e Felipe Tauil (percussão), em show que recebeu os convidados Álvaro Lancellotti, Carlos Posada e Fernando Temporão. Nesse mesmo ano lançou, pelo selo Biscoito Fino, o CD “Minha boca não tem nome”. Produzido por Guilherme Kastrup e Jaime Alem, o disco incluiu o single “Desterro” (Reginaldo Rossi).

Em 2019 estreou o show “Minha boca não tem nome”, no Teatro de Santa Isabel, em Recife (PE). O espetáculo, dedicado ao deputado federal Jean Wyllys, que renunciou o mandato e se auto-exilou por estar sofrendo ameaças de morte, teve direção artística de André Brasileiro. E direção musical de Guilherme Kastrup.

Discografias
2018 Biscoito Fino CD Minha boca não tem nome
2016 Biscoito Fino CD De volta ao começo
2011 Saladesom Records CD A foto onde quero estar
2004 Traumton Records CD Marfim
2001 Nikita Music CD Eu, causa e efeito
Obras
A foto onde eu quero estar
Chá de maçã c/ Patricia Mello e Maria Olivia
Mar profundo c/ Joana Duah
Marfim c/ Carlos Henrique
O beijo c/ Edu Krieger
O som do amor pra sempre
Pássaro
Sinais c/ Maria Olivia
Sãos
Só quero amor
World
Zapping
Shows
2019 Teatro de Santa Isabel, Recife (PE) João Fênix “Minha boca não tem nome”
2018 Teatro Ipanema, Rio de Janeiro João Fênix