Rapper. Cantor. Compositor. Empresário.
Nascido no bairro do Catete, centro do Rio de Janeiro, foi criado no Morro Santo Amaro.
Formado em Comunicação Social, atuou como redator publicitário, mas deixou a profissão para dedicar-se ao rap.
O nome artístico Ret veio da época em que pichava muros.
Criou o blog “Máximas Retianas”, onde começou a postar algumas músicas e fotos polêmicas.
Iniciou sua carreira como rapper no ano de 2003, participando das batalhas de MCs, no bairro da Lapa, centro do Rio de Janeiro.
Em 2009 lançou o projeto “DJ + MC”, em parceria com o rapper Mãolee, originando o CD “Numa margem distante”, com oito faixas.
Em 2010 se associou a Daniel Shadow e Henrique Lima, conhecido como Mãolee, na gravadora Tudubom Records.
A partir de 2012 iniciou o projeto de uma trilogia, com o lançamento do primeiro CD autoral “Vivaz”, produzido por Daniel Shadow.
No ano de 2013 lançou o primeiro clipe “Neurótico de guerra”, o qual acumulou milhões de acessos na internet. Neste mesmo ano lançou outro clipe, desta vez intitulado “Vivaz”, e posteriormente um outro de nome “D.U.T.U.M.O.B”.
No ano de 2015 lançou o CD “Revel”, segundo título da trilogia proposta, com dez músicas inéditas e autorais, e direção musical de Mãolee. Lançou os clipes de “Invicto” e “Só pra você lembrar”.
Em 2016 foi tema do enredo do bloco carnavalesco Balança meu Catete, do bairro carioca onde foi criado. Nesse mesmo ano gravou, com a participação da cantora Ludmilla, o clipe de “Abstinência”.
Em 2018 lançou o single “Vivendo avançado”, com a participação do rapper BK e do MC TH.
Em 2019 lançou o CD “Audaz”, com 13 faixas e participações de Flora Matos em “Paradoxo mítico”, entre outros . O show de lançamento do disco foi apresentado no Circo Voador, no Rio de Janeiro, com as participações de Marcelo D2 e BK.
Em 2021 lançou, pelo selo Som Livre, o EP “Imaterial”, com sete faixas. Com dez dias após o lançamento nas plataformas digitais, o disco já havia alcançado a marca de 30 milhões de audições.
Em 2022 lançou o CD “Lume”, com 11 faixas e participações especiais de Anitta em “Tudo nosso”, Poze do Rodo em “Sonho dos cria”, Caio Luccas em “Good vibe”, Kayuá em “A meu favor”, L7nnon em “Kontainer”, e MC Hariel em “Fight”.
Em 2023 lançou o álbum audiovisual “FRXV”, gravado ao vivo na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro, para comemorar seus 15 anos de carreira. Dentre repertório pautado nas músicas que marcaram sua trajetória, incluiu o single autoral “Amor livre”.