
Cantora.
Em 1941, deu seus primeiros passos na carreira artística apresentando-se no programa de calouros de Ary Barroso. Ganhou nota cinco e foi classificada para apresentar-se no programa “Escada de Jacó”. Até 1943, atuou em várias rádios, entre as quais, Rádio Educadora e Rádio Transmissora. Em 1943, foi contratada pela Rádio Mayrink Veiga para atuar no programa “Almoço”, então apresentado por Pinto Filho e Tonipe. Em 1944, passou a atuar na Rádio Tamoio e, em 1945, na Rádio Globo.
Pouco depois se casou, afastando-se da carreira artística. Em 1950, encontrou-se casualmente com Raul Longras, então diretor comercial da Rádio Guanabara que a convenceu a retomar a carreira artística.
Em 1951, contratada pela gravadora Star lançou seu primeiro disco com os sambas “Escravo”, de Nelson Gonçalves e Paulo Tapajós, e “Sapeca o Esporão”, de Luiz Mergulhão e Hélio Sátiro de Melo. Em 1953, pela Sinter, gravou a marcha “Marchinha Do Lotação”, de Charles Nacache, e o samba “Não Vou Chorar”, de Domicio Costa e Valzinho. Em 1955, ingressou na gravadora Todamérica, e registrou a marcha “A Cara Feia”, de Tufic Lauar e Isaias Ferreira, e o samba “O Cabelo Da Nega Encolheu”, de Pedro Caetano. Em 1956, lançou o samba “Minha Alegria O Vento Levou”, de Isaias Ferreira, e o baião “Peguei Na Pena”, de João do Vale, Carlos Galindo e João Bastos Filho. Em 1957, gravou as marchas “Maria Da Sorte”, de Wilson Batista e Antônio Nássara, e “Pistão E Trombone”, de Otolindo Lopes, Fausto Guimarães e Arnô Provenzano. No mesmo ano, registrou o Fox-trot “Recomece”, de Bruno Marnet e Eduardo Patané, os sambas “Passado É Passado”, de Newton Ramalho e Nancy Wanderley, e “Mais Uma Rodada”, de Arcênio de Carvalho, Sebastião Nunes e Edson Menezes, e a “Marcha Do Dinheiro”, de Álvaro Matos e João Rosa. Em 1959, ingressou no selo Regency e registrou a marcha “É Um Buraco”, de Paquito e Romeu Gentil, os sambas “Hoje É De Graça”, de Arcênio de Carvalho, William Duba e Edson Menezes, e “Fala Baixinho”, de Edson Menezes e Arcênio de Carvalho, e o “Mambo Do Papagaio”, de Arcênio de Carvalho e Edson Menezes.
Em 1960, retornou para a Todamérica e registrou a marcha “Pijama De Madeira”, de Jonas Garret e Jorge Moreira, e o samba “Voltei Outra Vez”, de Jonas Garret e Jorge Moreira. Em 1961, registrou pela Belacap os sambas “Vale De Lágrimas”, de Anicio Bichara, e “Essa Não”, de Anicio Bichara e Ary Garcia. No mesmo ano, gravou pela Chantecler o samba “Vem Beber Comigo”, de Arcênio de Carvalho, Edson Menezes e Lourival Faissal, e a “Marcha do Paraíso”, de Sebastião Gomes e René Bittencourt. Em 1962, foi contratado pela gravadora Mocambo e lançou o samba “Amor de Verdade”, de Armando Cavalcanti e Brasinha, e a marcha “A Mulher E A Galinha”, de Antônio Almeida e Oldemar Magalhães. Em 1964, gravou a marcha “Mulher Boa É Quem Manda”, de Ruy Rey, Gracindo Júnior e Tony,e o samba “De Copo na Mão”, de Almeida Rego, Edson Menezes e Castelo.
Em 1965, fez excursão de um mês pelo Uruguai e pela Argentina. Em Montevideu cantou na boate Bonanza e na TV Montecarlo. Já em Buenos Aires apresentou-se na boate Briquet e no canal 13 local. No mesmo ano, gravou na RCA Victor o samba “Cheguei Agora”, de Luiz Bandeira e Renato Araújo, e a marcha “De Vento Em Popa”, de Antônio Almeida e Adilson Silva. Em 1967, gravou o samba “É Melhor Você Ficar Por Aqui “, de José Messias, para a coletânea “Carnaval RCA 1967 – VOL. 1”, da RCA Camden com diferentes artistas.
Em 1970, gravou a marcha “Maravilha”, de Milton de Oliveira. Ainda nesta década abandonou a carreira artística. Seu repertório foi principalmente de marchas e sambas lançados em discos das gravadoras Star, Sinter, Todamérica, Chantecler, Mocambo e RCA Victor, além de pequenos selos. Foi funcionária da Rádio Nacional, na qual participava de todos os programas. Atuou na TV, fez fotonovelas e foi vedete de teatro. Fez filmes com Grande Otelo e outros.
AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.