
Cantor. Compositor. Produtor.
Nascido em Bagé, sul do Rio Grande do Sul, mudou-se, com 19 anos de idade, para a capital do estado, onde trabalhou como palhaço de circo.
Faleceu aos 71 anos de idade com um quadro de complicação renal.
Na década de 1960, integrou o grupo Os Três Xirus, de música sulista, gravando 12 discos e participando das primeiras edições do festival Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana (RS).
Em 1974, deixou o trio e passou a trabalhar como produtor de discos. Dessa forma, lançou inúmeros artistas regionais gaúchos, entre os quais, Gaúcho da Fronteira.
Em 1978, foi premiado no festival Ciranda Musical Teuto-riograndense, de Taquara (RS), com sua composição “Céu, sol, sul, terra e cor”.
Em 1982, sua composição “Tertúlia” foi a vencedora do troféu Calhandra de Ouro do festival Califórnia da Canção Nativa.
Em 1984, lançou seu primeiro disco solo, “Viva a bombacha”, pela gravadora Chantecler.
Em 1996, foi lançada uma coletânea, “21 Grandes Sucessos de Leonardo”, constando suas principais composições, entre elas, “Viva a bombacha”, “Tertúlia”, “Batismo de sal” e “Céu, sol, sul, terra e cor”, que foi eleita, por voto popular, a música-símbolo do estado do Rio Grande do Sul.
A partir de 2003, passou a apresentar aos domingos o programa “Província de São Pedro”, de música sulista, na Rádio Guaíba, de Porto Alegre (RS).