
Nascido em Olinda, (PE), passou a infância em Recife, capital do estado, e a adolescência em Caruaru, no agreste.
Descoberto por Luiz Gonzaga, começou a carreira de músico profissional em 1973, e passou a acompanhá-lo em shows.
Em 1977, conheceu Chacrinha, que passava pelo Recife com sua “Discoteca”, que incluía um show de calouros. Nessa oportunidade, inscreveu-se no concurso e saiu-se vencedor.
A partir de então, Chacrinha atribuiu-lhe o apelido de Ovelha, devido à sua pele clara e seus cabelos loiros e ondulados.
Após vencer as etapas locais do concurso promovido por Chacrinha, foi para São Paulo, para participar da final, em que também ganhou o primeiro lugar.
Em São Paulo permaneceu e passou a integrar o Trio Mandacaru.
Na sequência, foi vencedor de outro concurso de calouros, dessa vez promovido por Raul Gil.
Com os êxitos nos concursos, foi convidado a assinar contrato com a gravadora Copacabana.
Em 1980, lançou seu primeiro disco, um compacto simples com as músicas “Eu Vou Fazer a Sua Cabeça” e “Ao Som do Rock and Roll”.
No ano seguinte, gravou seu segundo disco, um compacto duplo, também pela Copacabana, que incluiu a música “Te Amo, Que Mais Posso Dizer?” uma versão para a canção “More Than I Can Say”, sucesso com o cantor norte-americano Bobby Vee. A versão da música manteve-se por quatro anos em paradas de sucesso e tornou-se sua gravação mais conhecida.
Ao longo da carreira, gravou 22 discos, entre compactos, LPs, CDs e DVD, que ultrapassaram quatro milhões de cópias vendidas, inclusive em outros países.