0.000
©
Nome Artístico
Zé Manoel
Nome verdadeiro
José Manoel de Carvalho Neto
Data de nascimento
30/12/1980
Local de nascimento
Petrolina, PE
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Pianista.

Suas influências musicais vieram da mãe, que o fez ouvir Marinês e Luiz Gonzaga, e do pai, que o pôs para escutar Tom Jobim e Chico Buarque.

Em 2007, passou a residir em Recife, e ingressou no curso de música da Universidade Federal de Pernambuco.

Dados artísticos

Influenciado pelo choro, pela valsa brasileira, pelo jazz e pelo samba, iniciou a carreira artística no começo dos anos 2000 e começou a destacar-se a partir de 2004 quando foi semifinalista do Festival de Música de Garanhuns e tirou o primeiro lugar no Festival de Música Geraldo Azevedo em Petrolina, PE.

Em 2005, recebeu encomenda da UNICEF e compôs a música tema do encontro internacional “Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido”. Participou de diferentes festivais, entre os quais “Edésio Santos da Canção”, na Bahia; “Festival de Música Geraldo Azevedo – Pernambuco; FEMUARTE, PE; “Alta Mogiana”, SP; Festival Universitário da Canção, PR; Festival de Música e Ecologia de Angra dos Reis, RJ; Festival Nacional da Canção, MG, e Festival de MPB do Conservatório de Tatuí, SP.

Em 2010, apresentou-se no XIX FIG (Festival de Inverno de Garanhuns, PE) e no 15º Festival RecBeat. No mesmo ano, musicou o livro infantil “Quem inventou o sorriso”, do escritor pernambucano Walther Moreira Santos.

Considerado por muitos como uma revelação da música pernambucana em 2012 lançou seu primeiro CD, que levou seu nome como título, no qual interpretou as músicas “Sol das Lavadeiras”, parceria com Mavi Pugliesi, em faixa que contou com a participação especial do Grupo Bongar; “Deixar Partir”, com Vinícius Sarmento; “Samba Tem”, com Guilliard Pereira; “Fantasia de um Alecrim Dourado” adaptação sua para tema folclórico brasileiro; “Dizem (Quem não chora não mama)”, com Chico Limeira, e “Acorda Flor”, “Noites Brejeiras”, “Cinema Nacional”, que teve participação de Isadora Melo; “O Pintor de Retratos”; “Valsa da Ilusão”; “Saraivadas de Felicidade”, “Acabou-se Assim”, que contou com a participação de Carol Costa, e “Calundú”, que teve participação de Soraia Bandeira, todas de sua autoria, além de “Samba Manco”, de Kiko Dinucci, com participação de Mavi Pugliesi.

Em 2013, apresentou-se no Teatro Luiz Mendonça, em Olinda, PE, como convidado da Orquestra Contemporânea de Olinda.

Em 2015, lançou seu segundo CD, “Canção e Silêncio”, que contou com produção de Kassin e Carlos Eduardo Miranda e com a participação especial do baterista Tutty Moreno na faixa “A maior ambição”. O disco, todo autoral, apresentou composições como “Sereno mar”; “Volta pra casa”; “O Mar” e “Cada vez que digo adeus”. O CD foi lançado em show no Solar de Botafogo, no Rio de Janeiro. Em 2016, lançou novo CD, pelo selo Joia Moderna, e intitulado “Delírio de um romance a céu aberto!”. Neste novo trabalho, suas composições foram gravadas na interpretação de cantoras como Fafá de Belém, Ana Carolina, Juçara Marçal, Elba Ramalho e Ná Ozetti, além de jovens como Ayrton Montarroyos, Arthur Nogueira e Tiganá Santana. Além de Vanessa da Mata, que apareceu como parceira do artista na faixa-título, inédita. Foram interpretadas o samba-canção “Aconteceu outra vez”, por Fafá de Belém, “Sol das lavadeiras”, por com Elba Ramalho, “Deixa partir”, por Ayrton Montarroyos, “Canção e silêncio”, por Ana Carolina, “Cada vez que eu digo adeus”, por Célia, “Valsa da ilusão”, por Tiganá Santana, “Volta pra casa”, por Ná Ozzetti, “Nós que nos conhecemos num navio”, por Amelinha, “Motivo número 2”, por Arthur Nogueira, e “Água doce”, por Juçara Marçal, além de “Delírio de um romance a céu aberto”, parceria com Vanessa da Mata, e única a ser gravada por ele.

Em 2019 lançou o álbum “Delírio de um romance a céu aberto Ao Vivo”.

Em 2020 lançou o álbum “Do meu coração nu”, com onze faixas e participações especiais de Luedji Luna em “Não negue ternura”, Letires Leite em “Escuta Letieres Leite”, Grupo Bongar em “No rio das lembranças”, entre outros artistas.

Em 2024 lançou o álbum autoral “Coral”, com onze faixas, dentre as quais “Menina preta de cocar”, “Malaika”, com a participação de Luedji Luna, “Iyá Messan”, com a participação de Alessandra Leão. O álbum também contou com as participações de Gabriela Riley em “Golden”, Bruno Morais em “Piano fun (Interlúdio)”, Caetana, Isadora Melo e Rafaela da Silva em “Siriri”.

Discografias
2024 Independente CD Coral
2020 Independente CD Do meu coração nu
2019 Joia Moderna CD Delírio de um romance a céu aberto (Ao Vivo)
2016 Joia Moderna CD Delírio de um romance a céu aberto!
2015 Independente CD Canção e silêncio
2012 Independente CD Zé Manoel
Obras
A maior ambição
Above the sky - (c/ Bruno Capinan e Bruno Morais)
Acabou-se Assim
Aconteceu outra vez
Acorda Flor
Cada vez que digo adeus
Cada vez que eu digo adeus
Calundú
Canção e silêncio
Cinema Nacional
Deixa partir
Deixar Partir - com Vinícius Sarmento
Delírio de um romance a céu aberto - (c/ Vanessa da Mata)
Deságuo para emergir - (c/ Liniker)
Dizem Quem não chora não mama - (c/ Chico Limeira)
Fantasia de um Alecrim Dourado
Golden - (c/ Gabriela Riley)
Iyá Messan - (c/ Alessandra Leão)
Malaika - (c/ Arthur Nogueira)
Menina preta de cocar
Motivo número 2
No rio das lembranças - (c/ Guitinho)
Noites Brejeiras
Nos que nos conhecemos num navio
Não negue ternura - (c/ Luedji Luna)
O Mar
O Pintor de Retratos
Samba Tem - com Guilliard Pereira
Saraivadas de Felicidade
Sereno mar
Sol das Lavadeiras - com Mavi Pugliesi
Sol das lavadeiras
Valsa da Ilusão
Volta pra casa
Volta pra casa
Água doce