Cantor. Compositor.
Ayrton José Montarroyos de Oliveira Pires é parente do Maestro Marcio Montarroyos e neto de Célia Montarroyos, colecionadora e dona de um acervo de discos e materiais sobre a Música Popular Brasileira e Clássica.
Iniciou sua carreira em 2012, aos 16 anos, quando integrou o elenco de artistas convidados pelo produtor Thiago Marques Luiz para gravar o álbum triplo “100 Anos de Gonzagão” da gravadora Lua Music. Logo após sua participação nesse disco, foi convidado pela Rede Globo para participar de seu reality show musical, The Voice Brasil. Antes de aceitar, recusou três vezes o convite. Na ocasião, ele conquistou o segundo lugar no programa interpretando grandes clássicos da música popular brasileira como “Carinhoso” de Pixinguinha e “Nunca” de Lupicínio Rodrigues.
Em 2013 o cantor foi indicado ao Grammy Latino pela sua interpretação da canção “Dois Corações” de Herivelto Martins, em outro projeto do produtor Tiago Marques Luis, o álbum “100 anos de Herivelto Martins”. Durante a sua participação nestes dois projetos, interagiu com grandes artistas como Elba Ramalho, Filipe Catto, Chico César, Fafá de Belém e Elke Maravilha.
Em 2016, iniciou as gravações de seu primeiro disco lançado em 2017. Com arranjos de Arthur Verocai, Diogo Strausz, Vinicius Sarmento, Vitor Araújo, Yuri Queiroga, dentro outros, o álbum contou ainda com a produção de Thiago Marques Luiz e direção musical de Rovilson Pascoal. Além de apresentar músicas inéditas de artistas consagrados como Zeca Baleiro (À Porta do Edifício), reinterpretou a canção “Que Sejas Bem Feliz” de Cartola e “E Então” da banda recifense Academia da Berlinda.
Segundo o colunista do jornal O Globo, Raphael Montes, Ayrton é uma promessa da nova geração da música popular brasileira. Durante a turnê de lançamento de seu disco, participou de diversos programas da Rede Globo e na estréia se apresentou no programa “Cultura Livre” da TV Cultura.
No ano de 2020 lançou, pelo selo Kuarup, nove álbuns temáticos gravados ao vivo a partir de transmissões online que realizou durante o período de isolamento social provocado pelo coronavírus.
Em 2021 fechou um contrato com a gravadora Biscoito Fino, pela qual lançou nesse mesmo ano cinco álbuns temáticos, homenageando artistas como Ivone Lara, Lupicínio Rodrigues, Tom Jobim.
Em 2024 lançou o álbum “Alguém cantando Caetano”, gravado ao vivo no Estúdio 185 Apodi, em São Paulo, com 21 faixas do repertório do cantor e compositor Caetano Veloso. Nesse mesmo ano fez duas gravações inéditas para a trilha da sonora da telenovela “No rancho fundo”, exibida pela TV Globo; uma delas, da música que dá título à telenovela, “No rancho fundo” (Ary Barroso e Lamartine Babo), gravada com o violonista Gabriel Deodato. Ainda em 2024 lançou o álbum “A lira do povo”, com nove faixas divididas em três suítes temáticas: Suíte I – “Mítica” (das coisas do interior do homem); Suíte II – “Lírica” (da viagem, o mar profundo e suas incertezas); e Suíte III – “Épica” (do encontro consigo, da finitude, as cidades). a convite do SESC 24 de Maio, em São Paulo, apresentou o show “Ayrton Montarroyos interpreta Elis & Tom”, sob direção musical do pianista Nelson Ayres.
Em 2025 apresentou o show “A lira do povo”, no Teatro Gláucio Gill, no Rio de Janeiro, acompanhado pelo multi-instrumentista Arquétipo Rafa.