
Harpista.Violonista. Cantor. Compositor. Escritor.
Começou a estudar harpa com nove anos de idade. Foi aluno do maestro Oscar Nelson Safuan, seu maior ídolo na música.
Como escritor, possui artigos publicados em diversos jornais e livros, sobre cultura musical e literária.
Tocando violão e harpa, participou de gravações de diversas duplas, entre elas Belmonte e Amaraí, e Milionário e José Rico.
Em 2009, formou, com a cantora Sônia Marani, a dupla Sônia e Thiago, gravando canções sertanejas, paraguaias e clássicos da MPB.
Integrou também a dupla Rafael Melo e Crystiano, participando, no ano de 2010, do CD de música sertaneja tradicional “Botina Mateira”, na música “Canção de um Sertanejo”, composição dele.
Na mesma dupla, lançou, em 2011, o projeto “Violão e harpa”, em que constaram gravações como “Chalana”, de Arlindo Pinto e Mário Zan, “Colcha de Retalhos”, de Raul Tôrres, “Telefone Mudo”, de Franco e Peão Carreiro, e “Amargurado”, de Dino Franco e Tião Carreiro.
Em 2013, participou do CD “Intimidade”, de sua parceira Sônia Marani, elaborando o arranjo de harpa paraguaia na música “Doce é Sentir”. O mesmo disco trouxe uma composição sua: “Prece de um Sertanejo”, que posteriormente recebeu o prêmio “Talentos da Maturidade”, oferecido pelo Banco Santander.
Em 2014, em dupla com Sônia Marani, lançou o CD “Saudades”, com regravações de músicas sertanejas gravadas pela dupla Cascatinha e Inhana, como “Índia”, “Flor do Cafezal”, “Colcha de Retalhos”, “Minha Terra Distante”, “Solidão” e “Meu Primeiro Amor”, além de algumas composições do próprio Thiago.
Lançou também o DVD “Trajetória – Solos de Harpa Paraguaia”, em que foram registradas gravações acústicas de clássicos da música sertaneja e canções natalinas executados na harpa paraguaia.
Com o disco, realizou apresentações por todo o Brasil e em programas de televisão, como “Terra da Padroeira”, da TV Aparecida, “Programa do Ratinho”, do SBT, “Som & Sabor Brasil”, da TV Gazeta e Rede TV, “Dia Dia Rural”, da Band, “Canto da Gente”, da V Evangelizar, “Essência Cultural”, da TV Canal da Gente de Araguari, “Frutos da Terra”, da TV Anhanguera, e “Brasil Caipira”, da TV Câmara. Em 2016, participou do 12º Encontro de Harpas de Santiago Del Estero na Argentina, sendo o primeiro harpista brasileiro a participar do encontro. Na ocasião, realizou 4 noites de apresentação ao lado dos mais conhecidos harpistas do mundo.