3.003
Nome Artístico
Mahrco Monteiro
Nome verdadeiro
Marco Antônio Monteiro Gurjão
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor.
Carioca do bairro de Jacarepaguá, passou a morar em Belém(PA) aos dois anos de idade.
Nascido em família de músicos, sua mãe era cantora, um tia era saxofonista, outro, violoncelista, e seu tio-bisavô, maestro.

Dados artísticos

Nos anos 1970, quando voltou a morar em sua cidade natal, Rio de janeiro (RJ), para cursar faculdade de Química Industrial e de Licenciatura em Matemática, decidiu participar de dois festivais, o VI encontro da RIOTUR, com a música “Mar Aberto”, em que se classificou entre os quinze melhores intérpretes, e o primeiro Festival da Rádio Nacional, com o samba “Canto Negro”, composição de João da Mata. A partir de então, não abandonou mais a carreira musical.
Em 1980, teve sua composição “Sonho cruel”, parceria com Praense, gravada por Lourenço e Lourival no LP “Condenado por amor”, da gravadora Chantecler.
A partir de 1983, voltando a morar em Belém (PA), passou a usar o nome artístico de Mahrco Monteiro.
Em 1985, integrou o Grupo Gema.
Em 1986, gravou seu primeiro disco “Chamegoso”.
Em 1987, lançou o álbum “Mistérios”, pela gravadora Gravasom, apresentando as faixas “Chamegoso”, de Alfredo Reis e Príncipe, com participação especial de Dora, “Corpo Livre”, de Tovinho, “Como?”, de Luis Vagner, “Beijo Cego”, de Chico Sena e Zé Pretinho, “Sei Não”, de Petrúcio Amorim e Jorge Silva do Recife, “A Brasileira”, de Alfredo Reis e Príncipe, “Mistérios”, de Nivaldo Fiuza, “Te Quero”, de Tovinho, “Balanço do Forró”, de Petrúcio Amorim e Jorge Silva do Recife, além de sua composição “Anoitecer do Amor”, em parceria com Manoel Feio.
Em 1989, lançou LP pela gravadora Gravasom, com as faixas “Aguê Agá”, de Walter de Afogados e Ívano, “No Meio da Noite”, de Valdi Afonjá e Fábio Lima, “Kandengo”, de Durval Caldas, “Bichinho de Lã”, de Petrúcio Amorim, “Novo Tempo”, de J. Anderson, D. Freeman e G. Peeke, com versão de Léo Dim, João Neto e Paulinho das Candongas, “Clareou”, de Zequinha, “Esse É o Brasil”, de Valdi Afonjá, “Deusa do Amor”, de Pepeu Gomes e Baby Consuelo, “Faz de Conta”, de Tovinho, além de sua composição “Teu Amor”.
Em 1991, lançou o disco “Delírios e luzes”, pela gravadora BMG-Ariola, em que registrou as canções “Pra Que Mentir”, de Chico Roque e Paulo Sérgio Valle, com participação especial de Alcione, “Maluco Beleza”, de Raul Seixas e Cláudio Roberto, “Delírios de Luzes”, de Gilson e Joran,”Ay Cosita Linda”, de Pacho Galan, com versão de Marco Montenegro, “Rastafari”, de Mano Borges e Celso Reis, “Um Amor Muito Louco”, de Nilson Chaves, “Tua Ilha”, de Michael Sullivan e Paulo Massadas, “Le Foudes Vouz”, de Dito, “Só Quero Cantar”, de Nico Rezende e Jorge Salomão, “Fruta Quente”, de Alfredo Reis, além de suas composições “Fuxico” e “Recordação”.

Obras
Anoitecer do Amor c/ Manoel Feio
Fuxico
Recordação
Teu Amor