2.002
Nome Artístico
Laura Finocchiaro
Data de nascimento
7/4/1962
Local de nascimento
Porto Alegre, RS
Dados biográficos

Cantora. Compositora. Musicista. Produtora.

Gaúcha de Porto Alegre, viveu em São Paulo durante três décadas. A partir de 2014 transferiu-se para o Rio de Janeiro com sua produtora de áudio, criando e produzindo trilhas sonoras originais para teatro, vídeos publicitários e institucionais. Criou trilhas sonoras originais para o programa infantil “TV Colosso” (Rede Globo) e os reality shows “Casa dos Artistas” (SBT) e “A Fazenda” (TV Record), trabalhos pelos quais ganhou destaque pela seleção, criação e edição musical. 

Professora de música e voluntária em projetos de inclusão social.

Dados artísticos

Estreou em Porto Alegre, no início dos movimentos musicais que surgiram nos anos 1980. Em São Paulo transitou por diversos palcos que projetaram novos talentos na época, como o Lira Paulistana, o Madame Satã e a Fábrica do Som, da TV Cultura. 

Foi revelada nacionalmente no festival “Rock in Rio II”, em 1991, quando abriu os shows de Prince e Carlos Santana. Fez parcerias musicais com várias artistas conhecidos da MPB, como Cazuza, Caio Fernando Abreu, Tom Zé, Vitor Martins, Glauco Matoso, Cassandra Rios, Lory F., Vange Leonel e Leca Machado.

Em 1992 lançou o primeiro disco pela gravadora BMG/Ariola, intitulado “Laura Finnociaro”. O disco contou com nove faixas, entre elas a parceria com Cazuza “Tudo é amor”, regravações de “Carinhoso” (Pixinguinha e João de Barro) e “Dançar para não dançar” (Rita Lee), além de músicas tradicionais da Martinica (Mêci bon dié) e da África do Sul (Vida dura).

Em 1998 lançou, pela gravadora Dabliú Discos, seu segundo trabalho “Ecoglitter”. Com 16 faixas o disco contou com uma seleção muito mais ampla, autoral e inédita de músicas. 

Em 2001 lançou, pela gravadora Sorte Produções, o trabalho “Tashi Delê Mantras de Roda”, que trouxe oito mantras da tradição Budista, compostos por Buda Shakyamuni, e transcritos por Lama Gangchen Tulko Rimpoche, além de duas composições da artista, “Homem cristal” (c/ Leca Machado) e “O tao do cavalo” (c/ Téo Ponciano). A produção musical e os arranjos foram da própria Laura Finocchiaro. 

Em 2003 lançou, pela gravadora Trama, o disco “Oi”. Contando com 12 faixas, o trabalho teve participação de Tom Zé em “Duelo” (c/ Tom Zé), regravação de “Menina linda (I should have known better)” (John Lennon, Paul McCartney em versão de Renato Barros), além de parcerias com Caio Fernando Abreu em “Necessidade” e “Amor nojento”. 

Em 2008 lançou, pela gravadora Velas, o disco “Lauras”, com faixas autorais e uma regravação de “Frases”, de Jorge Benjor.

Discografias
2008 Velas CD Lauras
2003 Trama CD Oi
2001 Sorte Produções CD Tashi Delê Mantras de Roda
1998 Dabliú Discos CD Ecoglitther
1992 BMG/Ariola CD Laura Finocchiaro
Obras
A morte (c/ Adelmar Tavares)
Amor nojento (c/ Caio Fernando Abreu)
Arco Del Triunfo (c/ Fernando Villar)
Av. Paulista (c/ Leca Machado)
Caixa de surpresas
Conexão
Dinheiro (c/ Leca Machado)
Duelo (c/ Tom Zé)
Ecoglitter (c/ Franco Júnior)
Egos & Ids (c/ Naiá e Leca Machado)
Gato de rua
Homem cristal (c/ Leca Machado)
Intinerante (c/ Leca Machado)
Jacira num selvagem verão (c/ Binho Effe)
Jacira vira
Kissy kissy Suzuki (c/ Mau Mau, Franco Júnior e Suzy Capó)
Lauras (c/ João Luiz Vieira)
Leve-me, love (Ricardo Anísio)
Link (c/ Leca Machado)
Necessidade (c/ Caio Fernando Abreu)
Nossa Maria
O longo adeus (c/ Cilmara Bedaque)
O tao do cavalo (c/ Téo Ponciano)
Oi (c/ Leca Machado)
Oração (c/ Leca Machado)
Paixão
Passos (c/ Cilmara Bedaque)
Poltrona verde (c/ Caio Fernando Abreu)
Rhythm of love (c/ Suzy Capó)
Rhythm of love #12 (c/ Suzy Capó)
Scherazade (c/ Dino Vicente e Roberto Riberti)
TV (c/ J. L. Zambianchi)
Tudo é amor (c/ Cazuza)
Shows
1991 Estádio do Maracanã, RJ. Rock in Rio II.