3.6712
©
Nome Artístico
Baco Exu do Blues
Nome verdadeiro
Diogo Alvaro Ferreira Moncorvo
Data de nascimento
11/1/1996
Local de nascimento
Salvador, BA
Dados biográficos

Rapper. Cantor. Compositor.

Baiano, filho de uma professora de literatura e de um professor de tai chi chuan, que faleceu quando tinha sete anos de idade. Teve dificuldade em se adaptar ao sistema de ensino tradicional e, depois de passar por dez escolas diferentes, deixou os estudos no sétimo ano de ensino fundamental.

Dados artísticos

Começou a rimar nas batalhas de rap em Salvador (BA), aos 15 anos de idade.

Em 2006 lançou o single “Sulicídio”, gravado com o pernambucano Diomedes Chinaski.

Em 2017 lançou seu primeiro CD “Esú”, com músicas inéditas e autorais, produzido por Nancy Silvvs. O CD foi considerado o melhor disco do ano pelo crítico musical Mauro Ferreira em sua coluna no portal G1.

Em 2018 apresentou o show de lançamento do CD “Esú” no palco do Circo Voador, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano lançou o CD inédito e autoral “Bluesman”, ficando responsável também pela produção. O disco contou com a participação do músico paulistano Tim Bernardes cantando e tocando piano na faixa “Queima a minha pele” e na guitarra da faixa “Flamingos”. O CD também teve participação da cantora 1lum3 (Ilume), do trio curitibano Tuyo. A música “Te amo disgraça” entrou para a trilha sonora da série “Ilha de ferro”, da Rede Globo.

O show de lançamento do CD “Bluesman”, marcado para o início de 2019 no Circo Voador, teve seus ingressos esgotados em menos de 24 horas após ser divulgado, com mais de um mês de antecedência. O CD “Bluesman” foi eleito pela crítica especializada do jornal O Globo um dos dez melhores discos de 2018.

Em 2019 participou do projeto “Hip Hop Hurricane” realizado no Palco Sunset do festival “Rock in Rio”, no Rio de Janeiro, ao lado da Nova Orquestra, formada por 45 músicos, e dos rappers Agir, Rael e Rincon Sapiência. Nesse mesmo ano o clipe de “Bluesman”, faixa-título do disco lançado em 2018, ganhou o o “Grand Prix” na categoria “Entertainment for Music” do festival francês de publicidade do Cannes Lions.

Em 2020 apresentou o show “Bluesman” em palco montado na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, para um público estimado de 40 mil pessoas. Na ocasião, em que comemorava seus 24 anos de idade, convidou o público a cantar o parabéns durante o espetáculo. O show teve participação da cantora Urias, do rapper BK, e de outros artistas. Nesse mesmo ano lançou o CD “Não tem bacanal na quarentena”, gravado durante o período de isolamento social por conta à pandemia do vírus Covid-19, com nove faixas inéditas e autorais, sendo essas “Jovem preto rico”,  “Tudo vai dar certo”, com a participação da rapper 1LUM3”, “Ela é gostosa pra caralho”, com a participação da cantora Maya, “Preso em casa cheio de tesão”, com a participação da cantora Lellê, “Humanos não matam deuses”, “O sol mais quente”, com a participação da cantora Aisha, “Dedo no cu e gritaria”, com a participação dos rappers Celo Dut, Vírus e Young Piva, “Tropa do Babu”, “Amo Cardi B e odeio Bozo”. O disco, disponibilizado na internet sem aviso prévio, antecipou-se ao CD “Bacanal”, gravado no Rio de Janeiro, cujo lançamento foi adiado devido à quarentena.

Em 2021, depois de anos em São Paulo, voltou a morar em Salvador e criou, ao lado do produtor Leonardo Duque, o selo “999” , empresa especializada em gerenciar a carreira de artistas da periferia de Salvador.

Em 2022 lançou no dia 26 de janeiro o álbum “QVVJFA – Quantas Vezes Você Já Foi Amado?” nas plataformas digitais.  Em 24 horas, o álbum já havia sido tocado 24 milhões de vezes se tornando um dos Top 5 globais no Spotfy. O disco teve a produção de Marcelo de Lamare, e contou com as participações de Glória Groove e Muse Maya, e das vozes sampleadas de Gal Costa e Vinicius de Moraes. Gravou em dueto com Luísa Sonza o clipe de “Hotel caro”.

No ano de 2023 ganhou o “Prêmio da Música Brasileira” na categoria “Lançamento em Música Urbana”, com o álbum “QVVJFA – Quantas Vezes Você Já Foi Amado?”.

Em 2024 lançou o álbum “Fetiche”, com sete faixas autorais, sendo essas: “Tanta inveja”; “Piscina vazia”; “Você foi a melhor”; “Limão siciliano”, com a participação de Young Piva; “Fetiche”; “Pausa da sua tristeza”, com a participação de Liniker; “Sodade”.

Discografias
2024 Sony Music CD Fetiche
2022 999/ Altafonte CD QVVJFA – Quantas vezes amar já foi amado?
2020 999/Altafonte CD Não tem bacanal na quarentena
2018 Altafonte CD Bluesman
2017 Independente CD Esú
Obras
5 conto
999
A pele que habito
Abre caminho
Amo Cardi B e odeio Bozo
BB King
Banho de sol
Blackstreetboys
Bluesman
Capitães de areia
Dedo no cu e gritaria
Deep down - (c/ Luares e Wilson Roberto)
Desgraçadinha
Ela é gostosa pra caralho
Elevei - (c/ Hot e Coyote Beatz)
En tu mira
Esú
Expurgo - (c/ Rapadura Xique Chico, Diomedes Chinaski e Leo Cunha)
Facção carinhosa - (c/ Coyote Beatz)
Fetiche
Flamingos
Girassóis de Van Gogh
Hakaishins Scoob e Yung Buda
Hotel caro - (c/ Dactes, JLZ, Luísa Sonza e Marcelo de Lamare)
Humanos não matam deuses
Imortais e fatais
Jovem preto rico
Kanye West da Bahia
Limão siciliano
Lovesong - (c/ Young Piva)
Lágrima - (c/ Gloria Groove, Hiran Fernandes e Rafa Dias)
Me desculpa Jay-Z
Minotauro de Borges
Nada vai nos parar - (c/ Damien Seth e Gabrielly Martins Nunes)
O culto
O sol mais quente
Oração à Vitória
Pausa da sua tristeza
Piscina vazia
Preso em casa cheio de tesão
Preto e prata
Queima minha pele
Senhor do Bonfim
Sinfonia do adeus
Sodade
Sulicídio - (c/ Diomedes Chinaski)
Tanta inveja
Tardes que nunca acabam
Te amo disgraça
Tenha dó de mim - (c/ Vanessa da Mata)
Tropa do Babu
Tropicália
Tudo vai dar certo
Vivos - (c/ BK Nectar e Vinicius Leonard Moreira)
Você foi a melhor
Volta à cena - (c/ MC Sid e Murica)
Última noite
Shows
2020 Praia de Ipanema, Rio de Janeiro Baco Exu do Blues – “Bluesman”
2019 Circo Voador, Rio de Janeiro Baco Exu do Blues – Lançamento do CD “Bluesman”
2018 Circo Voador, Rio de Janeiro Baco Exu do Blues