5.001
Nome Artístico
Katia Drumond
Nome verdadeiro
Katia Drumond
Data de nascimento
10/3
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora, compositora, atriz, bailarina e coreógrafa.

Dados artísticos

Iniciou a carreira artística em 1984, na cidade de Curitiba, onde passou a integrar diversas companhias de dança e teatro.

No ano de 1990 passou a se apresentar também como cantora profissional, apresentando-se em shows no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Argentina, Europa e Japão. Neste mesmo ano participou como cantora e atriz do espetáculo “New York por Will Eisner”, com direção de Edson Bueno e trilha sonora composta por Celso Piratta, no Teatro Guaíra, em Curitiba. No ano seguinte, em 1991, atuou como cantora na novela “Felicidade”, de Manoel Carlos, com direção de Denise Sarraceni, da Rede Globo. Por essa época integrou várias bandas, entre as quais Banda Quarto do Mundo e Walking Lions, ambas da cidade de São Paulo.

Em 1994 integrou a banda feminina Bolacha Maria, projeto de Carlinhos Brown que excursionou pelo nordeste e participou dos programas “Som Brasil” (Rede Globo) e MTV. No ano posterior, em 1995, integrou a equipe musical da Timbalada World Tour, com turnê por diversos países da Europa e Japão, além de apresentações em vários festivais, entre eles “Viva Afro Brasil” (Tubingen), “Montreux Jazz Festival”, “Festival de Tournout, Viva Brasil” (Amsterdan) e “World Days 1” (Tokushima).

Entre 1995 e 1998 foi acompanhada pela banda Na Tocaia. Neste mesmo ano de 1998 recebeu o “Prêmio Saul Trompete”, na categoria de “Melhor Cantora”. 

A partir do ano de 1999 passou a atuar como cantora da banda Movimento e no ano seguinte, em 2000, como diretora artística do MUV (Movimento Uniformemente Variado), de Curitiba, ao lado do pianista Ricardo Verocai. 

Abriu shows para Gilberto Gil, Yossur Nadur, Gal Costa, João Bosco, Arthur Verocai, Azymuth, Chico Science, Carlinhos Brown, Jimmy Cliff, Andrew Tosh, Gabriel Pensador, O Rappa, Tribo de Jah, Natiruts, Lenine, Céu, Jair Rodrigues, Dudu Nobre, Emílio Santiago, Angela Maria, Cauby Peixoto, entre outros.

Em 2003 foi solista (contralto) para a Orquestra Sinfônica do Paraná no concerto de música popular “Adiemus – Songs of Sanctuary”, de Karl Jenkins, com regência do maestro Alessandro Sangiorgio e apresentação no Teatro Guaíra, em Curitiba, Paraná.

No ano de 2007, participando do MUV, como cantora, compositora e diretora artística, lançou o CD “Os movimentos”. O disco contou com arranjos e produção musical de Ricardo Verocai e produção executiva de Kátia Drumond e Isidoro Diniz, no qual foram incluídas 14 composições autorais de artistas do movimento ou a ele agregado, tais como Macau, Lupper, Nina Fola, Paulo Cima, Leonardo Zapatta, Hélio de Assis e Keba Ubiratan. O trabalho também contou com as participações especiais do maestro, arranjador e guitarrista Arthur Verocai; do cantor de reggae Pato Banton (Jamaica/Inglaterra); e dos músicos paranaenses Glauco Sölter, Chiris Gomes, Paulinho Branco e Neno Silva.

Em 2009 participou como atriz no filme “Curitiba Zero Grau”, de Eloi Pires Ferreira, selecionado para a “Mostra Novos Rumos FestRio 2010”, “Festival de La Havana 2010”, “Festival de Cinema Brasil 2011”, do Japão. Recebeu o “Prêmio de Público CINESUL 2010”, no Rio de Janeiro.

Em 2011, integrando como cantora o MUV, lançou o CD “Minha gente brasileira”, no qual o coletivo focou na musicalidade do samba-soul e do jazz, mesclados com grooves de funk, com produção musical e arranjos de Ricardo Verocai, mixado e masterizado pelo produtor inglês David Brinkworth e com produção executiva sua em parceria com Luiz Roberto Meira. O disco contou com a participação especial de Carlos Dafé na faixa “Maré” (c/ Ricardo Verocai), do compositor Macau na composição “Tô atento” (c/ Macau e Ricardo Verocai) e do maestro Arthur Verocai na guitarra e nos arranjos de metais para a composição “Samba da Dona Odete” (c/ Ricardo Verocai, Luiz Felipe Leprevost, Alexandre França e Reka Ross Kloss). Também foram incluídas de sua autoria as faixas “Respirar” (c/ Ricardo Verocai e Jahir Eleutério), “Muito prazer” (c/ Ricardo Verocai e Dado) e “Modula a solidão” (c/ Ricardo Verocai e Chris Gomes), além de “Interurbano”, “Entre as cores”, “Me diga” e “Kaingang”, todas em parceria com o pianista Ricardo Verocai. Neste mesmo ano de 2011 foi homenageada pelo Consulado Geral da República do Senegal por seu desempenho nas atividades artísticas e serviços prestados às comunidades afro-brasileiras. Cantou ao lado de Michele Mara e Jhonatan Matheus, no show “Criança Esperança 2012”, da Rede Globo, no quadro “Rapsódia Africana”, no qual participaram Carlinhos Brown, Toni Garrido, Chico César, Negra Li e

Léo Maia.

Como cantora integrou diversas bandas, entre elas Bob Marley Cover, Pato Banton e a banda do cantor Rás Bernardo, as três do Rio de Janeiro.

Discografias
2011 Independente CD Minha gente brasileira (c/ MUV)
2007 Independente CD Os movimentos (c/ MUV)
Obras
Entre as cores (c/ Ricardo Verocai)
Interurbano (c/ Ricardo Verocai)
Kaingang (c/ Ricardo Verocai)
Maré (c/ Ricardo Verocai)
Me diga (c/ Ricardo Verocai)
Modula a solidão (c/ Ricardo Verocai e Chris Gomes)
Muito prazer (c/ Ricardo Verocai e Dado)
Respirar (c/ Ricardo Verocai e Jahir Eleutério)
Samba da Dona Odete (c/ Ricardo Verocai, Luiz Felipe Leprevost, Alexandre França e Reka Ross Kloss)
Tô atento (c/ Macau e Ricardo Verocai)