0.000
©
Nome Artístico
Fernando Pellon
Nome verdadeiro
Fernando Pellon de Miranda
Data de nascimento
31/7/1956
Local de nascimento
Barbacena, MG
Dados biográficos

Compositor, cantor e produtor fonográfico.

Mudou-se ainda criança mudou-se com a  família para o bairro do Grajaú, Zona Norte do Rio de Janeiro, onde seu pai recebia o compositor Synval Silva, entre outros amigos músicos, para serestas no quintal.

Dados artísticos

Começou a compor aos 18 anos, em 1974.

A partir do final da década de 1970, até o início dos anos 80, participou do coletivo de compositores Malta D’areia, sediado em Niterói, também integrado por Paulinho Lêmos, Roberto Bozzetti, Renato Calaça, Tunico Frazão, Fátima Lannes, Cássia Bonturi e Paulinho Leitão. Com este grupo montou diversos espetáculos, entre os quais “João maus costumes” e “Onde é que cabe um circo” (musical infantil), além de produzir o curta-metragem “É Miquelina, minha mulher”.

No ano de 1984 lançou o disco “Cadáver pega fogo durante o velório”, no qual foram incluídas as faixas autorais “Porta afora”; “Altivez”, interpretada por Synval Silva; “Com todas as letras”, cantada por Paulinho Lêmos; “Carne no jantar”, na voz de Nadinho da Ilha; “Cicatrizes”; “Vã esperança” e “Tal como Nazareth” (c/ Paulinho Lêmos), ambas interpretadas por Paulinho Lêmos; “Prazer qualquer”, cantada por Cristina Buarque; e ainda “Flores de plástico ao amanhecer”, em parceria com Renato Costa Lima, interpretada por Nadinho da Ilha. O LP foi produzido por Roberto Moura e contou com as participações dos músicos Raphael Rabello (violão de sete cordas), Hélvius Villela (piano), Marcelo Bernardes (sopros), Oscar Bolão (bateria) e João de Aquino, violonista e arranjador de várias faixas. Na capa, as fotos das cinco vozes do disco imitavam cartazes dos procurados pelo regime militar; o rodapé trazia um texto de apresentação do jornalista e crítico musical Tárik de Souza. O LP teve a composição “Com todas as letras” censurada, com veto posteriormente derrubado pelo Conselho Superior de Cultura, entidade da qual participava o pesquisador Ricardo Cravo Albin representando os autores proibidos de música, teatro, cinema e TV. O show de lançamento ocorreu no bar O Viro da Ipiranga, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro, no qual contou com as participações especiais de Paulinho Lêmos, Sinval Silva, Nadinho da Ilha e Cristina Buarque. O trabalho foi premiado pela APID (Associação dos Produtores Independentes de Discos) com o troféu “Chiquinha Gonzaga”. O disco foi distribuído pelo selo Lira Paulistana.

No ano de 2010 lançou o CD “Aço frio de um punhal”, com produção musical de Tunico Frazão e arranjos e direção musical de Jayme Vignoli. O disco contou com as faixas “Rigidez cadavérica” (c/ Paulinho Lêmos); “Crime hediondo” (c/ Paulinho Lêmos); “Ciclo das águas”, interpretada em dueto com Valéria Ferro; “Rumores da cidade”; “Vaso ruim” (c/ Paulinho Lêmos); “Jardim da Saudade”, cantada por Valéria Ferro; “Não é bem assim”; “Cinco sentidos”; “A quem de direito” e “Último degrau”, em parceria com Tuke. No disco contou com os músicos Marcelo Bernardes, Jayme Vignoli, Oscar Bolão, Rui Alvim, Marcílio Lopes, Rogério Caetano e Luiz Flávio Alcofra, além de texto de apresentação de Aldir Blanc, do qual destacamos o seguinte trecho:

“Ele se move à vontade nesse universo de beleza infame. Na cama, no carro, no beco escuro, a carícia mais sincera às vezes vem no aço frio de um punhal”.

No ano de 2016 lançou o CD “Moribundas vontades”, com violão, produção, arranjos e direção musical de Jayme Vignoli e acompanhamento de Marcelo Bernardes, Josimar Carneiro, Rui Alvim, Marcílio Lopes, Luiz Flávio Alcofra e Marcus Thadeu na faixas “Na sórdida mesa de um botequim”, cantada por Marquinho Sathan;  “Cheirando a formol”, com Mariana Bernardes; “Samba de São Tiago”; “Falsa Cleptomania”, interpretada por Marcos Sacramento; “Noites desnúpcias”, cantada por Cristina Buarque; “Sangue venoso” (c/ Paulinho Lêmos); “Ronda carioca” (c/ Paulinho Lêmos), cantada por Fátima Guedes; “Loucos varridos ou Torquato & Walter passeiam na Rua do Aldir”, cantada por Marquinho Sathan; “Elzira, a Morta Virgem” (c/ Paulinho Lêmos), com interpretação de Rose Maia; “De forma insuspeita”, na voz de Alice Passos, e ainda, a composição “Mantra de samba”, melodia sobre poema de Augusto dos Anjos, interpretada por Marcos Sacramento, Marquinho Sathan, Mariana Bernardes, Fernando Pellon, Cristina Buarque, Fátima Guedes, Rose Maia e Alice Passos, além da faixa-título “Moribundas vontades”, regravada no disco por Marcos Sacramento, tendo em vista que se trata da composição “Com Todas as letras”. O disco foi lançado em show no Bar Semente, na Lapa, bairro do centro da cidade do Rio de Janeiro.

Em 2023 lançou o CD “Medula e Osso”, produzido por Jayme Vignolli, com dez faixas e participações especiais de Alice Passos e Mariana Baltar em “Um sujeito de mal aspecto”, Fátima Guedes em “Coisas do espírito”, Mariana Bernardes em “Canção de vadear”, Marcos Sacramento em “A tarde de um fauno”, Rose Maia em “Pelos jardins da cidade”, Moacyr Luz em “Ruínas da cidade”, Mariana Baltar em “Suíno”, Luísa Lacerda em “Via oral”, e Andrea Dutra em “Company of nightmares”, uma homenagem à Billie Holiday.

Discografias
2023 Independente Medula e Osso
2016 Independente CD Morimbundas vontades
2010 Independente CD Aço frio de um punhal
1984 Selo Vento de Raio LP Cadáver pega fogo durante o velório
Obras
A quem de direito
Altivez
Carne no jantar
Cheirando a formol
Cicatrizes
Ciclo das águas
Cinco sentidos
Com todas as letras
Company of nightmares - (c/ José Reinaldo Marques)
Crime hediondo (c/ Paulinho Lêmos)
De forma insuspeita
Elzira, a Morta Virgem (c/ Paulinho Lêmos)
Falsa Cleptomania
Flores de plástico ao amanhecer (c/ Renato Costa Lima)
Jardim da Saudade
Loucos varridos ou Torquato & Walter passeiam na Rua do Aldir
Mantra de samba melodia sobre poema de Augusto dos Anjos
Moribundas vontades
Na sórdida mesa de um botequim
Noites desnúpcias
Não é bem assim
Porta afora
Prazer qualquer
Rigidez cadavérica (c/ Paulinho Lêmos)
Ronda carioca (c/ Paulinho Lêmos)
Rumores da cidade
Samba de São Tiago
Sangue venoso (c/ Paulinho Lêmos)
Suíno - (c/ Jayme Vignoli)
Tal como Nazareth (c/ Paulinho Lêmos)
Vaso ruim (c/ Paulinho Lêmos)
Vã esperança
Álibi vulgar - (c/ Paulinho Lêmos)
Último degrau (c/ Tuke)