Cantora. Compositora. Atriz. Dubladora. Apresentadora. Diretora. Roteirista.
Aos treze anos aprendeu a tocar violão com o pai.
Em 2009, aos 16 anos, começou a trabalhar na revista Capricho, como integrante de um grupo de adolescentes que escreviam artigos de opinião sobre variados produtos de beleza.
Ainda adolescente, começou a postar vídeos em um canal no youtube com covers de musicas de Justin Bieber e Taylor Swift. Seu pai acabou mostrando os vídeos para o produtor Rick Bonadio, que a convidou para gravar seu primeiro disco.
“Manu Gavassi” foi lançado em 2010 e trouxe 13 faixas (a versão deluxe contou com mais duas). Praticamente todo autoral, com exceção da música “Canta comigo”, composição de Lucas Silveira, o disco fez muito sucesso, sobretudo as músicas “Garoto errado” e “Planos impossíveis”. As outras composições foram: “Deixa pra lá”, “Pode falar”, “Eu e você”, “Quatro notas”, “Suspiros”, “Você tá namorando”, “Promete pra mim”, “Pode até rolar”, “Cansei de você”, “Tudo que eu quiser – Yeah” (em parceria com Rick Bonadio) e as adicionais “Odeio” e “Você já deveria saber”.
Em 2013, gravou o segundo disco. “Clichê adolescente” teve muitos singles nas paradas de sucesso, dentre eles “Conto de fadas”, “Clichê adolescente” e “Segredo” (com a participação de Chay Suede). As outras faixas foram “Caminho de volta”, “Se eu te abraço”, “Cicatriz”, “Eu me proíbo”, “O fim”, “Meio sorriso”, “Eu dou risada” e “Talvez”.
No ano seguinte, enveredou pelas telenovelas, estreando na novela “Em família”, transmitida pela Rede Globo. E no fim do mesmo ano, integrou o elenco da novela adolescente “Malhação”.
Em 2015, após uma temporada dedicando-se à carreira de atriz, voltou aos estúdios para gravar o EP “Vício”. Lançado no fim do ano, marcou sua mudança para o selo Angorá Music. Esse trabalho trouxe cinco faixas, “Camiseta”, “Vício”, “Direção”, “Farsa” e “Sozinha”, todas autorais.
Em 2017 lançou, pelo selo Universal Music, o CD “Manu”, que incluiu os singles autorais “Hipnose” e “Muito muito”.
Em 2021 lançou o CD “Gracinha”, que contou com as participações especiais de Tim Bernardes e amaro Freitas na faixa-título, Voyou em “Eu nunca fui tão sozinha assim”, Vic Mirallas em “Reggaeton triste”, Alice et Moi em “Tédio”.