5.001
Nome Artístico
Guga Stroeter
Nome verdadeiro
Gustavo Cerqueira Stroeter
Data de nascimento
15/10/1960
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Músico. Produtor e diretor musical. 

Estudou harmonia, improvisação, jazz e prática de banda. 

Em 1987, graduou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Dados artísticos

Realizou gravações de trilhas e discos com nomes como Arrigo Barnabé e Patrício Bisso. 

Em 1983, ajudou a formar a Orquestra Sossega Leão, que gravou três composições suas no único disco do grupo, lançado em 1985 pela Continental. 

Em 1987, ajudou a montar o espetáculo teatral “Nijinsky”, de Naum Alves de Souza. 

Formou com ex-colegas de escola o quinteto de jazz Nouvelle Cuisine, com o qual recebeu o prêmio de Revelação do Ano na categoria Música Popular pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). 

Fundou a Orquestra Heartbreakers, que tocou repertório composto e dirigido por ele. 

Em 1988, formou o grupo de jazz Nouvelle Cuisine, com o qual gravou diversos discos. 

Em 1989 e 1990, com a Orquestra Heartbreakers, tocou na cerimônia do Prêmio Sharp de Música, acompanhando artistas como Dorival Caymmi, Elizeth Cardoso, Marília Pera, Alcione Joanna, Fagner, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola e Elba Ramalho. 

Gravou com nomes como Elba Ramalho e Rita Lee, e trabalhou como arranjador e instrumentista em gravações de nomes como Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Dionne Warwick, Daniela Mercury, Zizi Possi, João Bosco e Ney Matogrosso.

Em 1998, foi responsável pela produção musical do disco “Batucada na Área”, um disco apenas com músicas sobre futebol, gravado para a MTV, com participações de intérpretes como Chico César, Rita Lee, Otto, Jair Rodrigues e Fernanda Abreu. 

Em 2000, foi denominado membro do Conselho Diretor da SAMIS (Sociedade dos Amigos do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo). 

No ano seguinte, fundou a ONG Sambatá Música e Cultura, com o intuito de promover encontros musicais entre Brasil e Cuba.

Ainda em 2001, foi responsável pela produção e criação do Projeto Novas Parcerias, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. O projeto apresentou parcerias de várias mulheres musicistas, entre elas Rita Lee e Marta Suplicy.

Deu entrevista ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo (SP), expondo suas opiniões estéticas.  

Em 2013, sua parceria com a Orquestra HB no disco “Canta Aloísio Menezes” foi indicada no 24º Prêmio da Música Brasileira, na categoria Música Regional/Melhor Grupo.