
Cantor. Compositor. Letrista. Músico.
Morou em Recife na década de 1960.
Em 1978 transferindo-se para a cidade do Rio de Janeiro.
Em 1968, residindo na cidade de Recife, formou o conjunto Os Ermitões, no qual atuava como cantor e contrabaixista e Robertinho de Recife como guitarrista, inspirado no movimento musical Jovem Guarda. Logo depois o grupo mudou de formação e o nome para Os Bambinos.
Na década de 1970 também participou da banda Laboratório de Sons Estranhos, ao lado de Aristides Guimarães, entre outros músicos performáticos.
Passou a tuar como músico com Fagner, Eliana Pitman, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença.
Em 1978 mudou-se para o Rio de Janeiro atuando com Fagner, Alceu Valença e Geraldo Azevedo. Por essa época, formou a banda Forró Bodó com músicas de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Com este grupo fez várias apresentações, inclusive uma participação especial no filme “Bye Bye Brasil”, de Cacá Diegues, em 1979. Após o término da banda lançou-se em carreira solo de cantor e compositor.
Com Renato Rocha compôs “Arte longa”, “Galo cantor”, “Sambas antigos” e “Noites de outono”, entre outras.
Em parceira com Geraldo Azevedo também compôs “Morena linda flor”, “Tempero do forró”, “O que me faz cantar” e “Rasgo da lua”, com Geraldo Azevedo e Carlos Fernando.
No ano 2000 Geraldo Azevedo lançou o CD “Hoje amanhã”, gravado nos Estados Unidos, no qual interpretou, entre outras, “Vou te buscar” e “Quando você vem”, parcerias de Geraldo Azevedo e Geraldo Amaral.
Em 2001 participou como cantor da trilha sonora do filme “Tainá, Uma Aventura na Amazônia”.
Em 2006 a cantora e compositora Elza Maria lançou, em show no Planetário da Gávea, o CD “Umbigo”, disco no qual interpretou diversas composições, entre as quais “Sapa brejeira” e “A semente brotou”, parcerias de ambos.
No ano de 2009 lançou o CD “Cena de Verão”, produzido por Paulo Rafael, com participação especial do parceiro Geraldo Azevedo. Neste trabalho, reuniu composições suas em parcerias com Carlos Fernando, com arranjos de Magro (MPB4), Inês Perdigão (Chorinho da Feira) entre outros.
Em 2011 Geraldo Azevedo lançou o CD/DVD “Salve São Francisco”, homenageando o Rio São Francisco, do qual participou o lado de Ivete Sangalo, Djavan, Fernanda Takai, Geraldo Azevedo, Robertinho de Recife e Dominguinhos na faixa “São Francisco Help”. Do trabalho também participaram Moraes Moreira, Alceu Valença, Roberto Mendes e Maria Bethânia. Neste mesmo ano de 2011 compôs a trilha sonora para o documentário “Caçadores de Dinossauros”. Ainda em 2011 participou da produção musical e da gravação do CD e DVD “Salve São Francisco”. Idealizado por Geraldo Azevedo, o vídeo documentário contou com as participações especiais de Dominguinhos, Alceu Valença, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Djavan, Moraes Moreira, Fernanda Takai, Roberto Mendes, Vavá Cunha, Márcia Porto, nos quais interpretou de sua autoria a faixa “Águas daquele rio” e ainda cantou com Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Ivete Sangalo, Dominguinhos e Robertinho de Recife a faixa “São Francisco Help”. O CD foi um dos cinco indicados ao “Grammy Latino” deste mesmo ano na categoria de “Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras”. Ainda em 2011, ao lado da cantora Flávia Bittencourt, foi um dos convidados do cantor e compositor Décio Rocha no show “Quando Estou Dormindo Nem Sempre Sei Por Onde Ando”, no Teatro Odisseia, na Lapa, centro do Rio de Janeiro.
Em 2012 festejou seu aniversário de 60 anos em Recife com o espetáculo “Old Stock”, na companhia de Paulo Costa e Otto Guerra. Neste mesmo ano, acompanhado por Eurico Zen (percussão) e Luiz (flauta) apresentou-se no Clube Piraquê, em Santa Teresa, no centro do Rio de Janeiro, em show autoral.
No ano de 2013 lançou o CD “4songs 4ever”, no qual interpretou parcerias suas com Renato Rocha e João Alberto, entre as quais “Nosso amor estava certo”, “Nobre garçon”, “Cinzas talvez” e “Tenho que lhe dizer”.
Entre seus vários interpretes constam o grupo MPB4 que gravou suas composições “O som dos bichos” e “O galo cantor” no CD “Adivinha o que é”, além de Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Teca Calazans, Elba Ramalho, Zé Zuca, Marinês e Sua Gente, Dominguinhos, Silvério Pessoa, Adryana BB, Letícia Tuí, Fausto Nilo e Elza Maria.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010.