Cantora. Compositora.
Nasceu em São Gonçalo, município do Estado do Rio de Janeiro.
Foi criada em Salvador (BA), para onde a família se mudou.
Ainda criança começou a aprender violão através de revistas de música.
Cursou, em Salvador, as faculdades de Direito e Comunicação, mas logo transferiu-se para a Faculdade de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abandonando as aulas para dar seguimento à carreira artística.
Foi casada com o empresário musical Márcio Pedreira.
Aos 13 anos estreou profissionalmente como back-vocal do cantor e compositor baiano Nando Borges.
No ano 2000 integrou, como cantora, o grupo de pagode Nata do Samba.
Em 2001 transferiu-se para o grupo, também de pagode, CIA do Pagode, no qual ficou por pouco tempo, sendo convidada a integrar a banda Babado Novo neste mesmo ano.
Entre 2001 e 2007 como cantora do grupo baiano de axé-music Babado Novo, gravou cinco CDs e dois DVDs, “Babado Novo” (Independente, 2003); “Sem vergonha” (Universal Music, 2003); “UAU Babado Novo ao vivo em Salvador” (Universal Music, 2004 – CD/DVD), “O Diário de Claudinha” (Universal Music, 2005), no qual aparece como compositora nas faixas “O diário” (c/ Manno Góes) e “Um dom”, em parceria como guitarrista Sérgio Rocha.
Em 2007 lançou o último disco como integrante da banda Babado Novo. O CD e DVD “Ver-te-mar” (Universal Music) foi gravado no estúdio Ilha dos Sapos, de Carlinhos Brown, contou com produção musical de Lincoln Olivetti e Sérgio Rocha. No disco foram incluídas as composições “Amantes cinzas” (Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes), com participação especial de Carlinhos Brown na faixa gravada em show ao vivo em Salvador; “Abra aí” (Luiz Caldas e Durval Caldas), com participação especial de Targino Gondim na sanfona, e ainda “Stay”, composição de Cláudia Leite em parceria com Sérgio Rocha, além da faixa “Doce paixão”, transformada em clipe e veiculada em várias emissoras de TV. Neste mesmo ano participou da gravação do primeiro DVD do Selo Zecapagodisco. Gravado ao vivo na Cidade do Samba, o DVD, com apresentação de Ricardo Cravo Albin e direção musical de Rildo Hora, contou com 22 duplas de interpretes da MPB, entre os quais Alcione, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Seu Jorge, Luiz Melodia, Fundo de Quintal, Lecy Brandão, Ivete Sangalo, Pitty, Lenine, Zélia Duncan, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho e Claudia Leite, que dividiu o palco com Jair Rodrigues na faixa “Deixa isso pra lá” (Alberto Paz e Edson Meneses), antigo sucesso do cantor.
Em 2008 gravou, em carreira solo, o primeiro DVD ao vivo na Praia de Copacabana, com palco em frente ao Copacabana Palace (Posto 2), no Rio de Janeiro. O evento reuniu mais de um milhão de pessoas, além de 2500 convidados vips, e parou completamente o bairro, atraindo a atenção de toda a mídia do país: TV, rádio, jornais, revistas, agências de notícias e sites. O CD e DVD, gravado na ocasião do show, contou com 24 músicas, sete delas inéditas. No show a cantora recebeu como convidados Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Badauí (vocalista da banda CPM 22), Wando e Gabriel O Pensador. O DVD também trouxe cenas extras de um documentário sobre o cotidiano da cantora, com direção de L. P. Simonetti e Inês Vergara (Toscana Filmes).
Entre as composições apresentadas no CD e no DVD destacaram-se “Ainda bem” (Vanessa da Mata); “Cidade elétrica”, com participação especial de Daniela Mercury; “Energia Rio”; “Fogo e paixão”, com participação de Wando; “Horizonte” (Tito Miguel); “Busy man”, com participação de Carlinhos Brown; “Bola de sabão”, com a participação do cantor Badauí; e a composição “Extravasa”, sucesso do seu grupo Babado Novo e que desta vez foi regravada em dueto da cantora com o rapper carioca Gabriel, O Pensador.
Em 2009 participou do show “Elas cantam Roberto”, realizado no Theatro Municipal de São Paulo, no qual interpretou “Falando sério”. O disco do show em homenagem a Roberto Carlos foi lançado pelo selo Sony BMG Music em formato de CD duplo.
Em 2010 lançou, pelo selo Sony Music, o CD “As máscaras”, produzido por Robson Nonato, com direção musical do DJ Deeplick e Mikael Mutti.
Em 2011 Rick Martin, lançou em seu CD “Música + Alma + Sexo” (Sony Music) a música “Samba” (Marcelo Mira e Deeplick), que gravou com o cantor porto-riquenho em dueto bilíngue no disco.
No ano de 2012 lançou CD e DVD intitulado “NegaLora – Íntimo”, registro ao vivo de show realizado no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), no final de 2011. O disco contou com as participações especiais de Sérgio Mendes, Max Viana, Tico Santa Cruz e Carlinhos Brown. Neste mesmo ano, ao lado de Daniel, Lulu Santos e Carlinhos Brown, fez parte do corpo de jurados do programa de calouros “The Voice”, da Rede Globo, baseado nos programas americanos “America Idol” e “The X Factor”.
Em 2013 apresentou-se na Atena Pernambuco, em Recife (PE), para a gravação do DVD “Axemusic”. Nesse mesmo ano lançou a música “Menina mulher”, que compôs com Luciano Pinto em comemoração aos 50 anos da Mônica, personagem criada pelo cartunista paulista Maurício de Souza. Ao lado da cantora baiana Ivete Sangalo gravou o jingle “Deusas do amor” (Alexandre Peixe), para uma campanha publicitária de uma lâmina de barbear para mulheres. Participou da gravação da música “La luz”, do cantor e compositor colombiano Juanes, lançada em single pelo artista na internet.
Deu voz à música oficial da Copa do Mundo de 2014 “We are one (Ole Ola)/ Nós somos um”, composta pelo rapper norte-americano Pitbull, que participa da gravação da música trilíngue, cantada em portugês, inglês e espanhol pela cantora Jeniffer Lopez.
Em 2014 lançou, pelo selo Sony Music, o CD/ DVD “Axemusic”, com participações de Armandinho Macedo em “Chame gente/ Vassourinhas”, Luiz Caldas em “Tarrachinha”, Wanessa e Naldo Benny em “Me pega de jeito”, Thiaguinho em “Quer saber”, Wesley dos Teclados em “Pancadão frenético” e Zumba Fitness em “Largadinho”. Nesse mesmo ano apresentou-se na abertura da Copa do Mundo da Fifa no Estádio Itaquerão, em São Paulo, interpretando a música oficial do evento “We are one (Ole ola)”, ao lado dos artistas Pitbull, Jennifer Lopez e do grupo baiano Olodum. A gravação da música foi incluída no álbum oficial da Copa “One Love, one rhythm”, lançado pelo selo Sony Music. Ainda em 2014 lançou o EP “Sette”, no qual incluiu duas músicas de sua autoria, “Matimba” (c/ Duller, Fábio Alcantra, Samir e Luciano Pinto) e “Foragido” (c/ Tierry Coringa e Magno Santana).
Em 2015 desfilou no carnaval carioca como rainha de bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.
Em 2019 lançou o EP trilíngue “Bandera Move”, com as faixas “Bandera” (Claudia Leitte, Edwin Serrano, Marco Daniel Borrero, Mark Landon e Priscilla Renea Hamilton); “Perigosinha”; “Let’s go”, que contou com a participação de Carlinhos Brown; e “Fin de semana”, com a participação da dupla Messiah & D’Bonj.
Em 2020 lançou o EP “Bandera Move – P. II”, que incluiu as músicas “Amor amor” (Felipe Escandurras e Cabrera), “Meus olhos não mentem” (Samir Trindade, Breno Casagrande, Renan Valim, Edu Valim e Thales Lessa), “Pulsação” (Tatau e Marlon Moreira), “Rebolada bruta” (MC Zaac Thierry e Cabrera), com a participação de MC Zaac, e “Só quero você” (Matias Damásio). Nesse mesmo ano lançou o EP “Sol a sol”, que contou com as participações de Wesley Safadão em “Rodou”, e Dadá Boladão em “Afrontosa”. O EP também incluiu as músicas “Mulherão”, “Desembaça”, e a versão em espanhol “Desembaça – Vete de mi vida”, de sua autoria com Lala Nascimento.
Em 2022 lançou o registro ao vivo do show “Prainha da Claudinha”, gravado no litoral paulista e divido em dois EPs. O primeiro contou com a participação especial de Lucy Alves e Juliette na faixa “Dengo meu” (Arthur Ramos, Daniel Ferreira, Gavi, Jenni Mosello e Thauã Fernandes), já o segundo incluiu a música inédita e autoral “Quereres”.
Em 2023 lançou o EP “Realverso: Lado A”, produzido por Lucas Vaz, Marco Lima e Canetaria, com as participações de Saulo Fernandes em “Potinho”, Mari Fernandes em “Previsão do tempo” e Ivete Sangalo em “Bolo doido”.
Em 2024 realizou o show “Intemporal”, na casa Vibra, em São Paulo, para gravação de álbum audiovisual, produzido por Torquato Mariano, com as participações de Léo Santana, Tomate, Manu Bahtidão, e da dupla Marcos & Belutti.
(vários artistas)
(vários artistas)
(vários artistas)
(vários artistas)
(c/ grupo Babado Novo)
(c/ grupo Babado Novo)
(c/ grupo Babado Novo)
(c/ grupo Babado Novo)
(c/ grupo Babado Novo)
(c/ grupo Babado Novo)
(c/ grupo Babado Novo)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010.