Cantor. Compositor. Ator.
Nasceu de parto normal no banheiro de sua casa, em Altinho (PE).
Aos 14 anos de idade compôs sua primeira música “Preciso de você”, em parceria com sua vizinha Ana Paula Marinho.
Mudou-se para Caruaru (PE) aos 20 anos, onde trabalhou em uma banca de revistas.
Foi apadrinhado pelos pernambucanos Alceu Valença e Geraldo Azevedo, e pela paraibana Elba Ramalho.
Em 2003 iniciou sua carreira artística como cantor e ator. Realizou o show “Almério canta Caruaru”, no teatro João Lyra Filho, em Caruaru (PE).
Em 2014 lançou seu primeiro CD homônimo.
Em 2016 apresentou-se pela primeira vez no Rio de Janeiro, abrindo o show do Grande Encontro, trio formado por Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença.Em 2017 lançou o CD “Desempena”, com patrocínio do projeto “Natura Musical”, em que deu voz a compositores pernambucanos como nas músicas Isabela Moraes, Martins, Valdir Santos, entre outros. O disco, produzido por Juliano Holanda, teve participação de Elba Ramalho em “Do avesso”. O show de lançamento do disco foi realizado no Teatro Santa Isabel, em Recife (PE). Apresentou o show “Desempena” no SESC Santana, em São Paulo, acompanhado dos músicos Paula Silva (percussão), Marconiel Rocha (bateria), Eduardo Slap (baixo), Philipe Moreira Sales (sopros), Juliano Holanda (direção musical, direção artística e violões. Foi convidado de Johnny Hooker em seu show no Palco Sunset, no festival “Rock in Rio”, no Rio de Janeiro.
Em 2018 apresentou, ao lado da cantora baiana Mariene de Castro, o show “Acaso casa”, com direção de José Maurício Machline, na casa de shows Natura Musical, em São Paulo. Foi uma das atrações do festival “MIMO Portugal”, em Amarante (Portugal). Nesse mesmo ano recebeu o prêmio de “Revelação” com o CD “Desempena”, na 29ª edição do “Prêmio da Música Brasileira”.
Em 2019 lançou o CD “Acaso casa – ao vivo”, registro do show homônimo, que estreou ao lado do cantora baiana Mariene de Castro no ano de 2017. A gravação foi realizada na Casa do Choro, no Rio de Janeiro.
Em 2021 lançou o CD “Tudo é amor – Almério canta Cazuza”, inteiramente dedicado à obra do compositor carioca. O disco, com direção artística de Marcus Preto e produção musical de Pupillo, contou com participações especiais de Ney Matogrosso em “Brasil” (George Israel, Nilo Romero e Cazuza).
Em 2022 lançou, em parceria com o cantor e compositor pernambucano Martins, o álbum “Almério e Martins”, gravado ao vivo em show realizado no Recife, no ano anterior. Dentre as dezenove faixas do álbum, destacaram-se as músicas “Interessante e obsceno” (Martins), “Deixe”, (Martins e Juliano Holanda), “Desaperreio” (Almério, Martins e Juliano Holanda).
Em 2023 apresentou, ao lado de Martins, o show “Almério e Martins” no Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro, dando sequência às apresentações que tiveram início em 2020 no festival “Janeiro de Grandes Espetáculos”, no Recife (PE).
Em 2024 lançou o álbum “Nesse exato momento”, com doze faixas e participações especiais de Maria Bethânia em “Quero você”, Zélia Duncan em “Suspiro”, Chico Chico em “Nesse exato momento”, Mariana Aydar e Juliana Linhares em “Beijo beijo”, Zé Manoel em “Antes de você chegar”, e Juliano Holanda em “15 segundos”.
(com Martins)
(c/ Mariene de Castro)