0.000
Nome Artístico
Ferrugem (Wilson Bispo dos Santos)
Nome verdadeiro
Wilson Bispo dos Santos
Data de nascimento
12/12/1950
Local de nascimento
Olinda/PE
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Músico.

Iniciou-se observando mestres e mestras de coco animando rodas nos bairros de Amaro Branco e Monte, em Olinda (PE).

Aos 17 anos, aprendeu a cantar e tocar pandeiro, partindo para a vida artística, paralelamente à profissão de marceneiro.

Dados artísticos

Cantou, como integrante de bandas de bailes noturnos, em bares e clubes sociais das periferias das cidades de Olinda e Recife (PE).

Em 2004, participou, com 5 músicas, da coletânea “Coco do Amaro Branco”, que reuniu mestres do ritmo que integra o nome ao álbum.

Em 2007, lançou seu primeiro álbum solo, “Mestre Quando Canta, Discípulo Tem que Respeitar”, que apresentou 12 faixas próprias. O disco teve participação especial de Aurinha do Coco, do grupo Bongar, e do produtor Berna Vieira.

No mesmo ano, participou, como um dos protagonistas, do longa-metragem “O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol”, de Mariana Brennand, que contou a história do bairro Amaro Branco, em Olinda (PE), e de seus moradores.

Em 2011, lançou seu segundo CD, que levou seu nome e comemorou 40 anos de sua carreira artística, trazendo, além do coco, outras sonoridades brasileiras, como samba, xote e baião. O álbum, produzido e dirigido por Sérgio Cassiano, teve composições, entre outros, de Geraldo Maia, o samba “Viés de Uma Paixão”, e Rosil Cavalcanti, o clássico “Forró na Gafieira. Com o disco, lançou também um vídeo mostrando os bastidores das gravações das 10 faixas.

Durante a carreira, participou de festivais de música e cultura, como “Tangolomango Festival da Diversidade”, no Rio de Janeiro, “Festival de Inverno de Garanhuns”, em Pernambuco, “TEIA Brasil 2010 – Tambores Digitais”, no Ceará, “Feira da Música”, também no Ceará, e “Sertão Itaparica Mundo” e “Contemporâneos”, ambos em Pernambuco.

Discografias
2011 Ferrugem – Sambada – CD
2007 Mestre Quando Canta Discípulo Tem que Respeitar – Sambada – CD
2004 Coco do Amaro Branco - Independente - CD
Obras
A Derrubada
A Minha Amada na Beira do Cais
Alô, Alô
Avexado
Cantores Afamados
De Longe Ouvi uma Voz que Me Chamou
Escol, Escolião
Eu Canto e Encanto
Eu Sei, Eu Sei Mulher
Eu Vou Subir o Morro
Ferrugem Vai Cantar Cruzado
Lamento
Lá Naquela Serra Está Fazendo a Serrania
Mandei Chamar Antônio
Mestre João Vieira
Mestre Quando Canta, Discípulo Tem que Respeitar
Meu Bom Cantor
Meu Lamento
Meu Relógio
Nossa Senhora
O Pescador
Oh! Giranda
Se Entrar se Arrebenta
Teresinha
Vem Morena, Vem Morena
Voou Andorinha
Ô de Casa, Ô de Fora