0.000
Nome Artístico
Curumin
Nome verdadeiro
Luciano Nakata Albuquerque
Data de nascimento
28/7/1976
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Cantor. Instrumentista.

Descendente de japoneses espanhóis, ganhou o apelido de “Curumin” ainda menino.
Aos oito anos de idade formou sua primeira banda com colegas da escola, tocando panelas no lugar da bateria. Aos 14, já tocava bateria e percussão em casas de shows em São Paulo.

Dados artísticos

Na década de 1990 integrou a Banda Toca, ao lado do guitarrista e produtor Gustavo Lenza, com o qual veio a produzir seus dois primeiros discos. Nessa mesma época integrou a banda Sindicato do Groove.

Nos anos de 1997 a 2002 acompanhou a cantora Paula Lima, como baterista, em seus shows com a banda Zomba.

Nos anos de 1999 a 2005 foi baterista da banda que acompanhava o cantor e compositor Arnaldo Antunes em seus shows. No ano seguinte, passou a  acompanhar a cantora Vanessa da Mata em seus shows e, em seguida, a cantora Céu, no ano de 2007.

Em 2003 iniciou sua carreira solo com o lançamento do seu primeiro CD autoral “Achados e Perdidos” pelo selo YB Music. Em 2005 este mesmo disco foi lançado no mercado norte-americano, pelo selo Quannum Projects. A partir de 2003 passou a se apresentar acompanhado do baterista Marcelo Effori (“Loco Sosa”) e do baixista Lucas Martins, que formavam a banda The Aipins, em suas turnês pelo Brasil e exterior.

A música de sua autoria “Tudo bem malandro” foi escolhida pela atriz israelense Natalie Portman para integrar uma coletânea feita para a organização filantrópica FINCA, e também pelo jornalista francês Rémy Kolpa Kopoul na coletânea “Brasil do Futuro” (2006), da Radio Nova, de Paris. A música “Guerreiro”, também de sua autoria, serviu de trilha sonora para um comercial da empresa Nike, transmitido durante a Copa do Mundo de 2006; foi trilha de um anúncio da cerveja Miller exibida pela TV norte-americana; e ainda foi escolhida para representar o Brasil na trilha sonora do jogo de videogame “FIFA Street II”. A música “Vem menina” integrou a coletânea “Nova Tunes 1.3”, da Radio Nova, de Paris.

Em 2007 participou, ao lado dos The Aipins, do festival “Humaitá Pra Peixe”, no Rio de Janeiro.

Em 2008 lançou o CD “Japan Pop Show”, que contou com a participação de artistas como B-Negão, Lucas Santanna, Blackalicious, Tommy Guerrero, General Eletric e Turbo Trio. O disco foi lançado simultaneamente no Brasil, pela YB Music; nos Estados Unidos, pela Quannum Projects; e no Japão, pela JCV/ Victor Entertainment. Nesse mesmo ano se apresentou no festival “Planeta Terra”, em São Paulo, acompanhado dos músicos Lucas Martins e Loco Sosa. Participou do festival “Eletronika”, em Belo Horizonte, dividindo o palco do Grande Teatro com B-Negão, Negra Li, Kamal e Carlos da Fé.

Em 2009 iniciou uma turnê internacional pelos Estados, Canadá, Europa e África, apresentando-se no “Central Park SummerStage”, nos Estados Unidos; “Festival Internacional de Jazz de Montreal”, no Canadá; “Festival Tropicália”, na Inglaterra; “Chicago World Music Festival, nos Estados Unidos,  entre outros.

Em 2010 se apresentou no palco “Oi Novo Som” com a banda The Aipins, no primeiro dia do festival SWU, em São Paulo. 

Em 2011 foi uma das atrações do Palco Sunset, na 4ª edição do festival “Rock in Rio”, apresentando-se ao lado do músico Marcelo Jeneci.

Participou da coletânea temática “Red Hot + Rio 2”, projeto beneficente idealizado pela banda norte-americana Red Hot Chili Peppers, que reuniu artistas nacionais e estrangeiros em 33 faixas inéditas,  em homenagem à Tropicália. Nesta coletânea, lançada no Brasil pela Som Livre em 2012, interpretou as faixas “Ela” (Gilberto Gil).

Em 2017 lançou o CD “Boca”, com arte gráfica criada por Ava Rocha e participações de  Russo Passapusso  em “Boca pequena parte 2” (Curumin e  Russo Passapusso) e Rico Dalasam em “Tramela” (Curumin e Rico Dalasam).

Discografias
2017 Independente CD Boca
2012 Som Livre CD Red Hot Rio 2 (participação)
2008 YB Music CD Japan Pop Show
2003 YB Music CD Achados e Perdidos
Obras
Acorda, simpático
Boca cheia c/ Indee Styla
Boca pequena parte 1
Boca pequena parte 2 c/ Russo Passapusso
Bora passear
Cabeça
Cadê o mocotó essa coisa
Compacto
Curukurombo
Esperança
Guerreiro
Magrela fever
Mal estar card
Mistério stereo
Olhando de uma janela, no centro da cidade
Samba japa
Sertão urbano
Solidão gasolina
Terrível c/ Russo Passapusso
Tramela d/ Rico Dalasam
Tudo bem malandro
Vem menina
You haven’t done nothing
Shows
2011 Palco Sunset, “Rock in Rio”, Rio de Janeiro Marcelo Jeneci Curumim
2010 Palco “Oi Novo Som”, SWU, São Paulo Curumin & The Aipins
2008 festival Eletronika, Belo Horizonte Curumin
2008 festival “Planeta Terra”, São Paulo Curumin & The Aipins
2007 festival “Humaitá Pra Peixe”, Rio de Janeiro Curumin & The Aipins