
Cantor. Compositor. Rapper.
Em 1999, junto ao ator Luiz Carlos Dumontt, criou o “Movimento Enraizados”, responsável por lançamentos de livros, discos e filmes sobre o hip-hop nacional, mais especificamente da região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, na cidade de Nova Iguaçu, no bairro de Morro Agundo.
No ano 2000 criou o portal “Enraizados”, principal divulgador da ações do “Movimento Enraizados”.
Ao longo dos anos a ONG “Movimento Enraizados” acumulou diversos prêmios por suas ações em prol da inclusão social, destacando-se em 2007 o 1º lugar no “Prêmio Cultura Viva 2ª Edição – Categoria Organização da Sociedade Civil” (Ministério da Cultura); em 2008 o “Prêmio Ponto de Leitura Edição Machado de Assis” (Ministério da Cultura) pela ação Biblioteca Enraizados.
O site Enraizados também foi premiado por suas ações, destacando-se em 2009 o “Prêmio de Mídias Livres (Ministério da Cultura) e o “Prêmio Baixada – Categoria Comunicação, no Fórum de Cultura da Baixada Fluminense).
A ONG, no ano de 2010 e pela iniciativa do filme “A Realidade dos Jovens” ganhou o “Prêmio Melhor Filme de Projeto Social – Realizado pelos Jovens do Projovem Adolescente, na “Mostra Competitiva” no “IGUACINE – 3º Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu”. O filme foi realizado pelos adolescentes que estudaram no “Projovem Adolescente no Movimento Enraizados”, no Bairro de Austin, Nova Iguaçu. Ainda em 2010 a “Revista Enraizados” foi a ganhadora do “Prêmio de Mídias Livres”, do Ministério da Cultura). Também em 2010 pelo evento “Encontrão” o Movimento Enraizados ganhou o “Prêmio Cultura Hip-Hop edição Preto Ghóez”, do Mistério da Cultura.
Em 2011 lançou pela Editora Aeroplano, de Heloísa Buarque de Hollanda, o livro “Enraizados: os híbridos glocais”, fazendo lançamentos em várias universidades do Rio de Janeiro.
Também conhecido pelas iniciais DMM.
Em 2001 produziu e lançou uma coletânea de hip-hop de rappers da Baixada Fluminense. Dois anos depois, em 2003, lançou o segundo volume e em 2004 mais uma coletânea de hip-hop de rappers da Baixada Fluminense.
No ano de 2009 lançou o SMD (Semi Metalic Disc) “Rolo compressor”, Primeiro disco solo em SMD do Rapper DMA (Dudu de Morro Agudo), com 13 músicas, entre as quais a faixa “Sacolinha” (com participação especial do rapper Dumontt), “A ginga da favela” (com participação de Márcio RC), “Dico sequela” e “Não presto”. Com este disco fez turnê por vários países da Europa, entre os quais a França. Também fez shows de divulgação do disco no Chile. Neste mesmo ano idealizou e dirigiu o documentário “Mães do Hip-Hop”, disponível em quatro idiomas, exibido em dezenas de estados brasileiros, além de alguns países como Holanda (Amsterdam), França (Paris, Medon, Nanci e Blanc Mesnil), Chile (Santiago), Argentina (Santiago), Congo (Kinshasa), entre outros.
Em 2011 lançou o CD (single) “Sozinho”, no Espaço Enraizados, no Rio de Janeiro.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: 2ª ed. Esteio Editora, 2010.