0.000
Nome Artístico
Tony Pelosi
Nome verdadeiro
Luthier Antônio Carlos Coelho Pelosi
Data de nascimento
3/10/1951
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Instrumentista (violonista). Compositor. Produtor musical. Luthier.
Durante 12 anos, estudou violão clássico com Othon Gomes da Rocha Filho. Cursou também o Instituto Villa-Lobos (RJ). Morou por dois anos em Washington, nos Estados Unidos, onde fez extensão em violão clássico com Robert Winter e tocou percussão na banda de rock Myth. De volta ao Brasil, teve aulas de orquestração com Aylton Escobar durante dois anos. Foi professor de violão popular nos Seminários de Música Pró Arte por mais de dez anos. Foi um dos primeiros luthiers do Rio a pesquisar a fundo guitarras e baixos elétricos, dedicando-se à restauração em instrumentos de corda antigos, raros e novos. Pesquisa instrumentos não convencionais e é também especializado em eletroacústicos.

Dados artísticos

Paralelamente ao ofício de luthier, ao longo de sua trajetória, acompanhou cantoras, compôs trilhas sonoras e fez direção musical para peças teatrais. Em sociedade com Guga Fittipaldi, criou a G&T, pequena fábrica de amplificadores e processadores de som personalizados que atuou por cerca de duas décadas. Foi colaborador das revistas “Mix” e “Backstage”, com a coluna “Toques de luthier”.

Lançou, em 1993, “O Caminho das cordas” (1993), livro semi-didático sobre instrumentos de cordas, com prefácio de Gilberto Gil.

Em 2005, produziu seu primeiro single, “Patricia na Janela”.

Em 2008, lançou, em parceria com a cantora Luanda Cozetti, o CD “Luanda Cozetti – a Voz & Tony Pelosi – A Música”, contendo as seguintes composições de sua autoria: “So hard”, “Música me arrepia”, “Suponha” e “Sou louco por ela”, todas com Dudu Salinas, “Serena” (c/ Nonato Luiz), “Una aventura” (c/ Marcus Veras), “Gente do ar”, “Incorrigível”, “Já estou pra chegar”, “Vestido novo” e “Trapézio”. Nesse mesmo ano, a cantora Maria Olívia gravou, no CD “O baile”, a canção “Gata de luxo”, parceria de ambos.

No ano seguinte, Patrícia Mellodi registrou, no CD “Pacote mais que completo”, a canção “Bobagens”, parceria de ambos.

Em 2010, Patrícia Mellodi lançou um single com outra parceria dos dois: “Um dia a mais”. Nesse mesmo ano, publicou o livro “Roupa de Poema”, em parceria com a escritora Gisela Gold. Assinou, ainda, a produção do livro “Um Anjo chamado Paciência”, de Roberto Scorza, um ensaio sobre a vida do músico Roberto Paciência, integrante do grupo Anjos do Inferno.

No ano seguinte, teve canções incluídas nos seguintes CDs: “Odisséia”, de Marcio Bragança (“Música me arrepia”, em parceria com Dudu Salinas) e “Quarto Grão”, da dupla Couple Coffee (“Sou louco por ela”, em parceria com Dudu Salinas).

Com lançamento em 2011, o CD “Todo dia”, de Danny Reis, trouxe no repertório suas canções “O que eu quero”, parceria de ambos com Léo Nogueira, e “Vestido novo”. Foi responsável pela produção musical e os arranjos do disco. Também com lançamento em 2011, Dudu Salinas gravou, no CD “Sal”, suas canções “Álbum”, “Primeiro olhar”, “Second chance”, “Chorona” e “Música me arrepia”, todas parcerias de ambos, e “Filho” (c/ Dudu Salinas e Patrícia Alda).

É de sua autoria a música original do curta “Da nascença ao incomum”, de André Nóbrega e R. Cotrim.

Discografias
2008 Luanda Cozetti - A Voz & Tony Pelosi - A Música (Luanda Cozetti e Tony Pelosi) – Independente - CD
2005 Patricia na Janela (Tony Pelosi)– Independente - CD single
Obras
Achados e perdidos
Bobagens c/ Patricia Mellodi
Chorona c/ Dudu Salinas
Filho c/ Dudu Salinas e Patricia Alda
Gata de luxo c/ Maria Olívia
Gente do ar
Já estou pra chegar
Música me arrepia c/ Dudu Salinas
O que eu quero c/ Danny Reis e Léo Nogueira
Patricia na janela
Primeiro olhar c/ Dudu Salinas
Second Chance c/ Dudu Salinas
Serena c/ Nonato Luiz
So hard c/ Dudu Salinas
Sou louco por ela c/ Dudu Salinas
Suponha c/ Dudu Salinas
Trapézio
Um dia a mais c/ Patricia Mellodi
Una aventura c/ Marcus Veras
Vestido novo
Álbum c/ Dudu Salinas