
Compositor. Instrumentista. Arranjador.
Aos 14 anos de idade iniciou seus estudos de teoria musical e violão no Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro, onde teve aulas com Sebastião Tapajós, Nélio Rodrigues, e com o diretor do curso chamado de Escola Brasileira de MPB, o maestro Guerra Peixe. Fez aulas particulares de piano. Aprendeu a tocar bateria e baixo. Estudou flauta com Altamiro Carrilho.
No ano de 1980 mudou-se para os Estados Unidos, morando por quatro anos em Nova Iorque. Em 1984 foi morar na Califórnia para tocar com Flora Purim e Airto Moreira.
A partir do ano de 1997 lecionou em projetos como “The jazzschool”, em Berkeley, na Califórnia; “California Brazil Camp” e “Jazz Camp West Summer Program”, também na Califórnia.
Começou a tocar profissionalmente aos 17 anos, acompanhando a cantora Sônia Santos.
No período entre os anos de 1980 a 1990, acompanhou artistas como Leny Andrade, Emilio Santiago, Marcio Montarroyos, Jon Lucien, Claudio Roditi, entre outros.
A partir de 1982 atuou como diretor musical, arranjador e tecladista da dupla Flora Purim & Airto Moreira, participando da gravação dos discos “The magicians” (1986), “The midnight sun” (1988), “The colors of life” (1988), “The sun is out” (1989), “Queen of the nigth” (1992), “Speak no Evil” (2003), “Flora’s Song” (2005).
Em 1983 atuou como arranjador e co-compositor do LP “Missa Espiritual – Airto’s brazilian mass” de Airto Moreira.
No ano de 1984 acompanhou artistas como Toninho Horta, Paquito D’Rivera e Bud Shank em suas turnês realizadas em diversas cidades dos Estados Unidos. Nesse mesmo ano fundou o grupo Intersection, com o qual gravou os LPs “White & Black”, em 1988 e “Here We Go”, em 1989.
Em 1986 produziu o arranjo da música “Esquinas” de Milton Nascimento, cuja gravação de Flora Purim foi indicada para o Grammy.
No ano de 1988 produziu arranjos para o cantor, compositor e trompetista Dizzie Gillespie.
Nos anos de 1992 a 1999 participou, como instrumentista, dos programas “California Arts Council’s Touring Roster” e “Artist in Residence for San Jose High School’s Music”.
A partir de 1998 foi chamado para acompanhar artistas brasileiros como Dori Caymmi, Nana Caymmi, Danilo Caymmi, Edu Lobo e Joyce, quando estes se apresentavam nos Estados Unidos.
Em 2001 participou como convidado especial da gravação do CD “Jobiniando” de Ivan Lins.
Realizou turnês pela África do Sul, Ásia, Europa e Estados Unidos, onde se apresentou em várias casas de shows e festivais como “Yoshi’s Jazz Spot”, em Oakland e em São Francisco; “Concord Jazz Festival”, “Monterey Jazz Festival”, “Russian River Jazz Festival”, “San Francisco Jazz Festival”, “San Jose Jazz Festival”; “Crocker Museum’s Jazz Serie”, em Sacramento; “Le Cafe” e “At My Place”, em Los Angeles; “Jazz Alley”, em Seattle; entre outros.
Participou como arranjador, como instrumentista e como produtor de vários discos como “Tomorrow’s Rainbow” (1989) de Bud Shank, “One People, One Country, One Music” (1991) de Ricky Encarnacion, “Salamandra” (1992) e “Tierradentro” (1996) de Claudia Gomez, “Art Attack” (1994) de Madeleine Eastman, “Asa Verde” (1995) de Claudia Villela, “Kindness of Strangers” (1995) do grupo Terra Sul, “Ambrosia: The Music of Kenny Baron” (1996) de Harvey Wainapel, “Intercambio” (1997) de Damien Masterson, “Homenagem Brasileira” (1998) e “Sempre no Coração” (2005) de Sandy Cressman, “Jobiniando” (2001) de Ivan Lins, “Inverse Universe” (2001) de Claudia Villela e Ricardo Peixoto.
Teve composições gravadas por artistas como Toninho Horta, Romero Lubambo, Bud Shank, Herbie Mann, New York’s Trio da Paz, Mary Fettig, Duduka da Fonseca, Flora Purim e Airto Moreira.