
Cantor. Compositor. Ator. Multi-instrumentista (piano, violão, bandolim, gaita, berimbau, scratch e percussão).
Foi criado no bairro Jabour, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde conviveu com o músico Hermeto Paschoal.
Aos seis anos de idade ganhou uma flauta de seu pai. Apesar de autodidata, chegou a frequentar a Escola de Música Villa-Lobos.
Influenciado pela música gospel, cogitou a possibilidade de se tornar padre.
A partir de 2000 integrou, como vocalista, o grupo Funk’n’Lata, até ser convidado para integrar o grupo Farofa Carioca no ano de 2004, substituindo o cantor e compositor Seu Jorge, banda também integrada por Carlos Moura (trombone), Sérgio Granha (baixo), Wellington Coelho (percussão), Valmir Ribeiro (cavaquinho) e Sandro Márcio (percussão).
No ano de 2006 interpretou o papel do sambista Wilson Batista no filme “Noel-Poeta da Vila”, de Ricardo van Steen. Dois anos depois, em 2008, integrando como cantor o grupo Farofa Carioca, lançou o CD “Tudo de ensaio”. No disco, com sete das 11 faixas compostas por Gabriel Moura, foram incluídas “Samba rock”; “Rio batucada”; “Pare e pense”; “Rap do negão”; “Trem de mais um dia”; “Pra que vou recordar o que chorei” (Carlos Dafé) e “Feira de Acari”, de MC Batata, entre outras.
Integrou a orquestra de percussão Lascamão, ao lado de Robertinho Silva, Carlos Negreiros, Marcos Esguleba, Pedro Lima, Orlando Costa, Guto Goffi e Analimar Ventapane, com a qual lançou, em 2011, o CD “Lascamão”, cujo show de lançamento foi realizado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.
No ano de 2013, com o grupo Farofa Carioca, lançou o DVD “Ao vivo na Lapa”. Neste mesmo ano, pelo selo Urca Music em parceria com a Warner Music, lançou o seu primeiro CD solo intitulado “Balanço diferente”, com produção musical e arranjos em parceria com Eduardo Chermont, no qual interpretou as composições autorais “Operária brasileira” (c/ Elza Soares), com participação especial de Elza Soares; “Navegar” (c/ Sandro Márcio); “Lateral”; “Protegido por Cosme e Damião” (c/ Eduardo Chermont); “Ei DJ” (c/ Valmir Ribeiro e Sandro Márcio); “Brilhantina”; “Olhares urbanos”; “Pra quem está pensando” (c/ Eduardo Chermont) e “Essa mulher”, em parceria com o poeta Bernardo Vilhena, e ainda, a regravação de “Conselheiro” (Batatinha), além da faixa-título “Balanço diferente”, em parceria com Valmir Ribeiro e Antônio de Paula. No ano posterior, em 2014, no CD “Batukantu”, de Reppolho, interpretou em dueto com o cantor e percussionista a faixa “Céu de Madureira”, de autoria de Reppolho, Jó Reis e Euclides Amaral.
No ano de 2017, ao violão e em dueto com o cavaquinista e cantor Valmir Ribeiro, apresentou o talk-show “Mario Broder & Valmir Ribeiro”, no palco do Centro de Convivência Milton Nascimento, na Casa Com a Música, na Lapa, centro do Rio de Janeiro.
PLAYLIST
participação)
(c/ Farofa Carioca)
(c/ Lascamão)
(c/ Farofa Carioca)
AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: 3ª ed. EAS Editora, 2014.
AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: 3ª ed. EAS Editora, 2014.
AMARAL, Euclides. Poesia Resumida – Poemas & Letras (Antologia Poética). Rio de Janeiro: 2ª ed. EAS Editora, 2014.
REPPOLHO. Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: GJS Editora, 2ª ed, 2014.