0.000
Nome Artístico
Leandro Fortes
Nome verdadeiro
Leandro Rodrigues Fortes
Data de nascimento
7/10/1983
Local de nascimento
Criciúma, SC
Dados biográficos

Compositor. Guitarrista. Violonista. Bandolim. Arranjador.
Transferiu-se para Florianópolis.
Em 2002 atuou como professor de prática de conjunto do Grupo Musical da Fundação Logosófica”. Entre 2002 e 2004 foi professor de guitarra na escola de música Allegro Vivace.
Em 2003 deu a palestra “A História do Rock” na Escola Allegro Vivace. Dois anos depois deu palestra no “Terceiro Colóquio de Educação Musical” no UDESC.
Nos anos de 2004 e 2005 atuou como professor de guitarra e violão na escola de música Compasso Aberto.
Entre 2006 e 2007 foi professor de guitarra e violão na escola Estação das Artes. Neste mesmo ano de 2007 formou-se em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
No ano de 2009 montou o workshops “O uso da ritmica brasileira na improvisação” na Faculdade UNIPAN, em Cascavel e no SESC de Foz de Iguaçu, no Paraná. Neste mesmo ano atuou como professor de guitarra e violão na Escola de Música Biguaçu. Atuou como professor na Camerata Florianópolis.
Em 2010 ministrou cursos sobre “Harmonia” e “Improvisação” no “Festival Cuca Fresca”, na cidade de Cascavel.

Dados artísticos

Entre os anos de 1999 e 2000 integrou a banda de heavy metal melódico Eclipse, com a qual gravou o CD “Like a Tempest”.
De 2002 a 2003 pertenceu a banda de black music Destilado p/ Cima.
Entre os anos de 2004 e 2005 passou a integrar o grupo Poré Poré, logo depois passou a fazer parte do grupo instrumental Trio Budega.
Em 2007 entrou para o Quarteto All Jazzera e para o Romy Martinez Quarteto. A partir deste mesmo ano, 2007, passou a integrar o grupo instrumental Quarteto Rio Vermelho, ao lado dos músicos Rafael Calegari (Rafael Calegari – baixo), Cristian Faig (Cristian Faig – sopros) e Mauro Borghezan (bateria).
Em 2008, ainda integrando o Quarteto Rio Vermelho, lançou o CD “Dois mundos”, nom qual foram incluídas as suas composições “Trajetória”, “Pra fechar o dia bem”, “Voltando de viagem” (c/ Mauro Borghezan), “Samba pros porés” e “Gota de chuva”. Ainda em 2008 entrou para o grupo Sonido, que executava m´suicas peruana, boliviana, argentina e uruguaia. No ano seguinte o grupo lançou o primeiro DVD ao vivo, intitulado “Quarteto Rio Vermelho & Alegre Corrêa Ao vivo”, no qual contou com a participação do guitarrista e compositor gaúcho. Neste mesmo ano o grupo lançou o CD “Miragem”, em show no Sesc Prainha, em Florianópolis.
Em 2010 integrou o trio Salada de Cordas ao lado de Guinha Ramires e Mauro Albert.
Durante a carreira de músico e arranjador apresentou-se em diversos festivais, entre eles “Floripa Instrumental”, “FEMUCIC – Londrina” e “Cascavel Jazz Festival”, da cidade de Cascavel.
Atuou em shows, jam sessions e gravações com Apóstolos Sideris, Isabela Pavadoni, Gláuco Solter, Ana Lu, Ronaldo Saggiorato, Gabriela Nascimento, Fanta Konate, Hermeto Pascoal, Daniela Guimarães, Carlinhos Antunes, Grupo Sonido, Luiz Barbosa Neto, Flávio Taquara, Les Paul, Gabriel Grossi, Ralph Warren, Debbie Cunningham (EUA), Romy Martinez, Arismar do Espírito Santo, Fernanda Rosa, Sérgio Brandão, Mauro Albert, Guinha Ramires, Márcio Bahia, Billy Newman, Kiko Freitas, Maycon de Souza, Noneto Oré Poré, e Ernesto Simpson, entre muitos outros.

Discografias
2009 Independente CD Miragem (c/ Quarteto Rio Vermelho)
2009 Independente DVD Quarteto Rio Vermelho & Alegre Corrêa Ao vivo (c/ Quarteto Rio Vermelho)
2008 Independente CD Dois mundos (c/ Quarteto Rio Vermelho)
1999 Independente CD Like a Tempest (c/ a bnada Eclipse)
Obras
Gota de chuva
Pra fechar o dia bem
Samba pros porés
Trajetória
Voltando de viagem (c/ Mauro Borghezan)