Cantor. Compositor. Instrumentista.
Antes de ser cantor, trabalhou como inspetor em duas escolas estaduais e em uma montadora de carros em São Bernardo do Campo.
Integrou o grupo Exaltasamba do qual foi um dos fundadores em 1986. Com o grupo acompanhou Jovelina Pérola Negra, tocando nas casas de shows de São Paulo. Gravou ao todo mais de 20 CDs e DVDs, viajando em turnês por todo o Brasil.
Em 2009 participou da gravação do CD/ DVD “O Baile do Simonal”, realizada no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, na qual interpretou a faixa “Na galha do cajueiro” ao lado de Thiaguinho, seu parceiro de grupo.
Em 2010 participou, com o grupo Exaltasamba, do show especial de Natal do cantor e compositor Roberto Carlos, realizado na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Neste show, cantou o samba “O Rei na Beija-Flor” (Erasmo Carlos, Paulo Sérgio e Eduardo Lages) feito em homenagem a Roberto Carlos.
Em 2011 participou, ao lado de seu parceiro Thiaguinho, do evento “São João Carioca” realizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, dividindo o palco com Elba Ramalho, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, entre outros artistas convidados.
A partir de 2012 seguiu carreira solo, com o fim do grupo Exaltasamba, apresentando-se no Credicard Hall, em São Paulo, para a gravação ao vivo de seu primeiro show sem o grupo. O show, produzido por Izaías, ex-integrante do Exaltasamba, contou com a participação de Luan Santana, em “Cuidado cupido” (Pezinho). O registro do show “Sensações” foi lançado em formato CD/ DVD pelo selo Som Livre nesse mesmo ano. O disco incluiu as faixas “Minha razão” (Thiaguinho e Pezinho) e “Dança do bole bole”, que foram respectivamente incluídas na trilha sonora das novelas “Avenida Brasil” e “Salve Jorge”, da Rede Globo. Ainda em 2012 participou da turnê em tributo a João Bosco, promovida pelo empresário José Maurício Machline como desdobramento do 23º “Prêmio da Música Brasileira”. O último dos onze shows da turnê, realizado no Teatro Abril, em São Paulo, foi apresentado pelo ator Murilo Rosa e contou com as participações de Alcione, Banda Mantiqueira, Leila Pinheiro, Mariana Aydar e do próprio João Bosco. O registro do mesmo foi lançado em CD e DVD pelo selo Universal Music.
Em 2013 apresentou-se na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, para a gravação ao vivo do DVD “Nos Arcos da Lapa”, lançado nesse mesmo ano pelo selo Som Livre. Na ocasião, recebeu ao palco os sambistas Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre e Leandro Sapucahy, com os quais cantou os pot-pourris de “Viola bandoleira” (Guará e Renato) e “Sorriso aberto”; “De bem com Deus” (Délcio Luiz, Arlindo Cruz e Acyr Marques), “Seja mais você” (Acyr Marques, Délcio Luiz e Geraldão) e “Volta de vez pra mim” (Arlindo Cruz, Marquinho PQD e Délcio Luiz); “Quem é ela” (Zeca Pagodinho e Dudu Nobre), “Pra São Jorge” (Pece Ribeiro) e “Minha fé” (Murilão). Também recebeu como convidados os artistas Mumuzinho e Daniel San, com os quais interpretou “Baratinado” (Mumuzinho e Claudemir) e “Segura o samba” (Carica), respectivamente.
Em 2014 participou das apresentações gravadas ao vivo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o CD e DVD do “XXV Prêmio da Música Brasileira”, homenageando o Samba. Participou do “Sambabook Zeca Pagodinho”, lançado nos formatos CD duplo, DVD e blu-ray pelo selo Zeca PagoDiscos/ Universal Music, em 2014. Na ocasião, interpretou “Talarico, ladrão de mulher” (Serginho Procópio e Zeca Pagodinho). Em 2014 apresentou-se, ao lado da cantora beninense Angélique Kidjo, na cerimônia da 25ª edição do “Prêmio da Música Brasileira”, homenageando o gênero Samba, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Participou da turnê especial da 25ª edição do “Prêmio da Música Brasileira”, em homenagem ao gênero samba. O registro do show, realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi lançado em CD e DVD pelo selo Universal Music.
Em 2015 participou do filme “Chico – Artista brasileiro”, de Miguel Faria Jr., no qual interpretou “Estação derradeira”, de Chico Buarque.
Em 2017 lançou o CD “Deserto da ilusão”, que contou com a participação de Djavan na faixa título “Deserto da ilusão” (Altay Veloso e Prateado), Chrigor em “Virtude de um ser” (Fernando Resende e Jonathan Alexandre), Wesley Safadão em “Fogo na roupa” (Leandro Fab, JR. Dom e Rafel Delgado), Marília Mendonça em “Vai por mim” (Bruno Cardoso, Brunno Gabryel e Valtinho), Jorge e Mateus em “Trinta graus” (Rodriguinho Gaab Fernando e Matheus Aleixo), MC Livinho em “Já deu” (Nicco Andrade), Marcos e Belutti em “Perturbado” (Bruno Cardoso, Douglas Lacerda e Sérgio Jr.) e o grupo Sorriso Maroto em “Lugar comum” (Bruno Cardoso, Munir Trad e Sérgio Jr.).
Em 2019 lançou, juntamente com os integrantes da atual formação do grupo Demônios da Garoa, o EP “Nos trilhos do samba”, com repertório de músicas do compositor paulista Adoniran Barbosa, em comemoração aos 465 anos da cidade de São Paulo. Apresentou-se na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), para gravação do DVD “Mensageiro do amor”, com direção artística de Lázaro Ramos. O DVD foi lançado em duas partes e contou com nove músicas inéditas e as participações de Tiee, Jorge Vercilo, Jennifer Nascimento e Xanddy.
Em 2020 lançou o EP “Pericão retrô”, com sete regravações de sucessos como “Dom de sonhar” (Péricles e Cello) e “Sorriso aberto” (Guaraci Sant’anna). Ainda em 2020 lançou uma série de cinco EPs que deram origem ao CD “Tô achando que é amor”, com músicas autorais como “Batendo um bolão” (c/ Leandro Fab), “Já tava bom” (c/ Rodrigo Oliveira) e “Outro alguém no seu lugar” (c/ Indinho, Rodrigo Tiago e Vinicius Vian).
Em 2021 realizou uma transmissão ao vivo em seu canal de vídeos na internet intitulada “Minha história: onde tudo começou” – com repertório pautado em sua memória afetiva. A live, que contou com a participação dos cantores Chrigor e Leandro Lehart, gerou um disco homônimo lançado de forma independente pelo artista. Nesse mesmo ano lançou o CD “Céu lilás”, com 18 faixas, dentre as quais o single “Na estrada” (Nando Reis e Carlinhos Brown), em que dividiu os vocais com o compositor da música, Nando Reis. O álbum musical também teve participação de Liniker na faixa “O melhor do mundo”.
Em 2023 apresentou-se no Quintal do Espeto, em São Paulo, para a gravação ao vivo do EP “Pericão Folia – Ano 1”, em que regravou músicas como “Balancê” (Alberto Ribeiro e João de Barro), “Fogo e paixão” (Rose Marie Burcci) e “Baianidade nagô” (Evandro Rodrigues).
Em 2023 lançou o álbum “Calendário”, com oito faixas, dentre as quais “Ainda me iludo” (Cleitinho Persona, Elizeu Henrique, Lucas Nage, Nageta e Jota Reis), “Suspeitei do cara” (Gbz, Lipe Santos e Rhuan André), “Essa não” (Thiaguinho, Índio e Daniel Miranda), além da faixa-título autoral “Calendário” (c/ Clayson Leandro e Lucas Morato).
Em 2024 lançou a primeira parte do álbum “Pagode do Pericão (Ao Vivo em Brasília)”, com onze faixas, dentre as quais “Já é”, “O teu chamego”, e participações especiais de Xanddy Harmonia em “Tempero” e da dupla Israel & Rodolffo em “Meu disfarce”.
Em 2025 lançou a segunda parte do álbum “Pagode do Pericão (Ao Vivo em Brasília)”, com onze faixas, dentre as quais “Inigualável paixão”. O álbum também contou com as participações especiais de Xanddy Harmonia em “Alguém me avisou” e da dupla Israel & Rodolffo em “É problema meu”, e ainda, com a partiapção de Ferrugem em “Mel na boca”.
(c/ Chrigor e Leandro Lehart)
(c/ Demônios da Garoa)
(vários artistas)
(vários artistas)
(vários artistas)
(vários artistas)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)
(vários artistas)
(vários artistas)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)
(c/ grupo Exaltasamba)